sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE FEVEREIRO DE 2021

 

6ª. FEIRA – I SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Ez 18, 21-28

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 18,21-28

Assim fala o Senhor: 21Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? - oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo se desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: 'A conduta do Senhor não é correta`. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida.
28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá;
não morrerá. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “HOJE é o dia da salvação”

Todos nós temos chance e oportunidade para mudar de vida em qualquer idade que estejamos ou em qualquer situação e estágio de vida que atravessamos. O profeta é bem claro quando manifesta o oráculo do Senhor: “o pecador que se arrepender de seus pecados, e começar a praticar o direito e a justiça, viverá; porém o justo que se desviar da justiça e praticar o mal, morrerá”. Essa é a justiça de Deus: vale o tempo de agora! Aquele ou aquela que de coração se arrepende dos males cometidos recebe de Deus o perdão e poderá perfeitamente viver uma nova vida. Mas, em compensação, aquela pessoa que cansou de ser bondosa  e resolve mudar de atitude, desviando-se do caminho da justiça, tem como consequência, o esquecimento de todo bem feito anteriormente. Nós achamos que o mal ou o bem que abandonamos vai valer por toda a vida. Não, o Senhor nos ensina a viver a justiça, agora. Viver a justiça e o direito no agora da nossa vida é a garantia que a viveremos sempre. Deus é presente: Ele olha o nosso hoje. O que fizemos errado e já pedimos perdão Ele já nos perdoou. O bem que fizemos também já foi acolhido no coração de Deus para aquele momento da nossa vida. Hoje é outro dia, o que vale é o AGORA. Por isso, estejamos atentos (as) às ações que praticamos, HOJE! A cada dia Deus nos dá a graça de caminhar para a santidade e, parar, é mesmo que andar para trás. Que possamos sempre perseguir o melhor e a justiça de Deus nos levará para frente.  - Como você considera o bem que você já fez no passado?  - E as coisas ruins que você fez, influenciam no seu presente? - Vale a pena começar tudo agora? – O que você ainda não conseguiu esquecer mesmo que já tenha se arrependido? – Deus é justo e conhece o seu coração, portanto não perca tempo e caminhe pra diante, olhe pro céu!

 

 

 

Salmo 129, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R. 3)

 

R. Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,*
2escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos*
ao clamor da minha prece!R.

3Se levardes em conta nossas faltas,*
quem haverá de subsistir?
4Mas em vós se encontra o perdão,*
eu vos temo e em vós espero.R.

5No Senhor ponho a minha esperança,*
espero em sua palavra.
6A minh'alma espera no Senhor*
mais que o vigia pela aurora.R.

7Espere Israel pelo Senhor,*
pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
8Ele vem libertar a Israel*
de toda a sua culpa.R.

 

Reflexão - Se Deus levasse em conta as nossas faltas e se elas marcassem a nossa alma para sempre, com certeza, não haveria salvação para nós. Porém, diz o salmista: “mas em vós se encontra o perdão”. É no Senhor que está a nossa esperança e é por Ele que a nossa alma e espera mais que o vigia pelo amanhecer do dia. Por isso, também, neste tempo de misericórdia que o nosso clamor se faça ser ouvido pelo Senhor que está atento às preces dos nossos lábios. Clame ao Senhor pelo perdão, faça a sua renúncia ao pecado e experimente a graça da conversão, HOJE.

 

Evangelho – Mt 5, 20-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!  Quem matar será condenado pelo tribunal'.  22Eu, porém, vos digo:  todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!'  será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.  23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,  24deixa a tua oferta ali diante do altar,  e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  Só então vai apresentar a tua oferta.  25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal.  Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 
26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.  Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “quem é réu de juízo?”

 Os mestres da lei e os fariseus viviam na rigidez da lei: não matar! Jesus, porém, vai mais além: “todo aquele que se encoleriza com o seu irmão será réu de juízo”. Jesus veio para nos ensinar a viver em plenitude a Lei de Deus e o que mais Ele pregou foi o bom relacionamento entre as pessoas. A justiça de Deus é o Amor, é o perdão, é a reconciliação. O amor é o termômetro do nosso julgamento. Seremos julgados pela justiça que praticamos.  Muitas vezes nós nos apegamos à Lei e aos mandamentos exclusivamente naquelas faltas que para nós são as mais graves como, matar, roubar, adulterar, ter maus pensamentos, etc.. Porém, na Sua essência, a Palavra de Deus que Jesus veio interpretar para nós, vai muito mais além das coisas que praticamos. Ela alcança o nosso coração e as nossas intenções. O amor implica em acolhimento, ternura, compaixão e compreensão. Na hora do nosso julgamento, a ira, a raiva, a impaciência com o irmão serão medidas contra nós. Portanto, não podemos chamar os nossos irmãos e irmãs nem mesmo de tolos ou idiotas. A oferta que fazemos ao Senhor será desnecessária, se, primeiro não oferecermos a nossa compreensão e perdão às pessoas com as quais nos relacionamos. Podemos, então, refletir:

- Como é a nossa justiça?

- O que é justo para Deus? 

-  E a nossa oferta?

- Fazemos as nossas ofertas no Altar do Senhor, mas como está o nosso coração? 

- Você já pensou que enquanto você faz a oferta do seu coração na hora da Missa, ele pode estar sujo com a injustiça da falta de perdão, da ofensa feita, do ódio por alguém? 

– Como você trata as pessoas com quem convive? 

– Você tem costume de falar mal dos seus amigos, suas amigas?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Misssionária Um Novo Caminho

 

 

27 DE FEVEREIRO DE 2021

 

SÁBADO – I SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Dt 26, 16-19

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 26, 16-19

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos.
Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus,
para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz.
18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele
um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse'.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Para Deus somos um povo particular”

Neste trecho  do Livro do Deuteronômio, por três vezes a palavra HOJE aparece em evidencia, nos levando a refletir sobre a importância de acolhermos a proposta de Deus a cada dia em que se disser, HOJE!  Há uma correspondência mútua nesta proposta de Deus: “Tu escolhes, hoje, o Senhor para ser o teu Deus e o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular.”  No entanto, há também uma condição indispensável para que tudo seja real: “guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma”.  Tudo depende de nós e da nossa adesão aos Seus apelos. Ao mesmo tempo em que Ele nos manda cumprir com Seus preceitos e decretos observando-os de todo coração e com toda a nossa alma, o Senhor também proclama a nossa escolha  e eleição para que sejamos seu “povo particular”.  Somos o povo eleito de Deus e mesmo que já tenhamos vivido alguns anos longe dos Seus mandamentos, ainda é tempo de usufruir das Suas bênçãos e da Sua promessa de vida nova. O Senhor nos convoca a viver o tempo atual da nossa vida de um modo diferente, como se fosse o começo da nossa história e estivéssemos nascendo, HOJE! A cada dia o Senhor Deus nos dá oportunidade e condições para assumirmos a nossa qualidade de parceiros do Seu projeto de Salvação abraçando de verdade a nossa filiação divina, aptos a “cumprir os seus preceitos e decretos”.  A cada instante também somos chamados (as) a fazer parte do Seu povo particular, eleito e escolhido vivendo de acordo com a sua Lei e os Seus decretos e obedecendo à Sua voz.   Na sua paciência, Deus nos atrai e nos forma para que a cada dia possamos viver a realidade do Seu amor de uma maneira abrangente e nova. Não adianta apenas nos encantarmos com as palavras aqui escritas, mas guardá-las e vivê-las de todo o coração e com toda a nossa alma. – Você se considera parte do povo santo de Deus? – Você já abriu o seu coração para, de verdade viver de acordo os “ preceitos e decretos” do Senhor?   – Onde estão gravados os pensamentos de Deus para você? – Você acha que Deus pode, HOJE, lhe dar uma qualidade de vida melhor?  - Você se considera “ ilustre entre todas as nações e superior em honra e glória”? – Como isto pode acontecer?

 

Salmo 118, 1-2. 4-5. 7-8 (R. 1b)

 

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
2Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!R.

4Os vossos mandamentos vós nos destes, *
para serem fielmente observados.
5Oxalá seja bem firme a minha vida *
em cumprir vossa vontade e vossa lei!R.

7Quero louvar-vos com sincero coração, *
pois aprendi as vossas justas decisões.
8Quero guardar vossa vontade e vossa lei;*
Senhor, não me deixeis desamparado!R.

 

Reflexão - O critério de felicidade, às vezes, é muito distorcido por nós, pois, colocamos a nossa busca nas coisas que saciam somente a nossa fome material. O salmista, no entanto, nos aponta qual é a verdadeira condição para que possamos avaliar se somos ou não bem-aventurados: “progredir na lei do Senhor Deus!” O pecado é tudo o que nos afasta do amor de Deus, portanto, é a causa da nossa desdita. Quando caminhamos progressivamente na Lei de Deus e no que Ele deixou como regra de vida, a maldade vai também se afastando do nosso ser e nós conseguimos cumprir com as justas decisões de Deus. Assim sendo, nunca nos sentiremos desamparados, mas estaremos firmes no caminho da felicidade.

 

Evangelho – Mt 5, 43-48

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “A perfeição é a vivência do amor de Deus

Jesus vem nos conscientizar de que os ensinamentos que o mundo nos ofereceu outrora, não deve mais fazer parte do nosso padrão de vida de cristãos comprometidos com o Evangelho. Aquilo  que nos instruíram antes, as regras que delimitaram as nossas ações no tempo da ignorância, estão completamente obsoletas para a nossa vivência de seguidores de Cristo. Já percebemos que a metodologia do Pai é completamente diferente daquela que o mundo quis nos formatar. Por isso, é que Ele nos manda amar os inimigos e rezar pelos que nos perseguem!  Ele quer ser o nosso referencial e o nosso modelo e nos convoca a agir com o nosso próximo da mesma maneira como Ele age conosco. Tornar-nos-emos filhos do Pai que está nos céus na medida em que formos perfeitos como Ele é perfeito.  Muitas vezes, porém, confundimos perfeição com perfeccionismo. Acreditamos que ser perfeito é fazer tudo muito certo para não dar margem a que outras pessoas nos julguem. Jesus nos ensina que ser perfeito é saber viver de acordo com a condição de filhos do Pai que nos criou e conformados à sua imagem e semelhança. “Assim como o Pai faz nascer o sol sobre maus e bons, sobre justos e injustos” somos chamados (as), a imitá-Lo e, por conseguinte, aprender com Ele a perdoar, amar, acolher e aceitar o nosso próximo, do jeito que ele é, mesmo que esteja ele fora dos nossos padrões.  A perfeição, portanto, é a vivência do amor de Deus em todas as situações da nossa vida e com todas as pessoas e não somente, com aqueles a quem nos é apreciável e fácil fazê-lo.  Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor em todos os nossos relacionamentos, pois Deus ama incondicionalmente ao maior pecador. Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem”, é o que Jesus nos ordena.  Aos olhos humanos o que Jesus nos ensina neste Evangelho é um verdadeiro contrassenso, pois, na maioria das vezes, damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos por aqueles (as) nossos (as) mais queridos (as); só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas são como ilustres desconhecidos, porque estão fora do nosso convívio. Conscientes de que a graça e o poder do Pai nos bastam para que possamos cumprir com a ordem que Jesus nos deu, a partir de hoje, nós podemos começar a “ser perfeitos como o Pai”, obedecendo a Sua voz, rezando pelos nossos inimigos como se estes fossem “as pessoas melhores do mundo”. - O que você acha da proposta de Jesus? – Você tem dificuldade em aceitá-la? - Quem são os seus inimigos? – Você os ama e ora por eles? - Qual é a sua atitude para com aqueles que o (a) perseguem – Você quer ser perfeito (a) como o Pai?

 

Nenhum comentário: