quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

24 DE FEVEREIRO DE 2021

 

4ª. FEIRA – I SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Jn 3, 1-10

 

Leitura da Profecia de Jonas 3,1-10

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
2'Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive
e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar'. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: 'Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída.' 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.
6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: 'Homens e animais bovinos e ovinos
não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer.' 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “voltar atrás”

Jonas pela segunda vez foi intimado por Deus a ir até a cidade de Nínive para chamar seu povo à conversão. Ainda hoje o Senhor conta com os Jonas que são enviados por Ele para nos abrir os olhos, ligar os nossos ouvidos e tocar o nosso coração por meio da pregação da Sua Palavra. Algumas vezes, porém, somos nós os próprios Jonas, enviados por Deus para exortar as pessoas na “grande cidade de Nínive”. Nínive é o local para onde o Senhor nos manda ir e pode ser a nossa casa, o   nosso trabalho ou mesmo dentro da nossa comunidade. Na leitura vemos que o povo escutou e acreditou nas admoestações de Jonas, inclusive o próprio rei. Quando o rei, isto é, aquele que está à frente de um povo, atende e vive a Palavra de Deus, os seus seguidores são salvos. De certa forma somos “reis” diante de alguém, isto é, responsáveis pelo crescimento de alguma pessoa e, muita coisa para poder melhorar dependendo do nosso testemunho e da nossa decisão de mudar e de voltar atrás nas nossas concepções.   A leitura também nos revela que Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.  Será que Deus volta atrás? Voltar atrás é tão difícil para nós! Quando dizemos uma coisa, temos a pretensão de sustentar até o fim, mesmo que o mundo mude e as coisas se transformem. Nós sempre temos a razão! Como Deus age diferentemente de nós! Ele quer apenas a conversão do pecador: o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. Ele é objetivo nos Seus planos e realizações: quer nos salvar!  Nós, hoje, podemos ser Jonas, ou um dos ninivitas. Somos mensageiros de Deus para salvar o mundo e estamos no mundo para sermos salvos através dos mensageiros de Deus. É tempo de conversão, tempo de mudanças e o Senhor nos diz: “enquanto há vida, há esperança”, portanto, ainda há tempo! – Como você tem recebido a exortação do Senhor por meio dos “Jonas” que o vêm advertir? – Qual é o seu propósito de conversão nesta quaresma? – Em que você precisa mudar?

 

 Salmo 50, 3-4, 12-13. 18-19 (R. 19b)

 

R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R.

12Criai em mim um coração que seja puro,*
dai-me de novo um espírito decidido.
13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R.

18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,*
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19Meu sacrifício é minha alma penitente,*
não desprezeis um coração arrependido!R.

 

Reflexão - O amor de Deus nos purifica do nosso pecado e apaga completamente a nossa culpa. Clamar por misericórdia é apossar-se do amor infinito do Pai que nos criou para uma vida plena. O salmista pede a Deus que crie nele um coração que seja puro e que lhe dê de novo um espírito decidido. É disso que também nós precisamos: de um coração puro, um espírito decidido e de uma alma penitente. E é isso também que agrada ao Senhor.

 

Evangelho – Lc 11, 29-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32

Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado,
a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas
foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração,
e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante
para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas.
E aqui está quem é maior do que Jonas.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “O Filho do homem é o grande sinal do Pai”

Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade e  é a manifestação do Amor do Pai por nós. Ele é maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu reis pela sua sabedoria. Nós fazemos parte desta geração que tem Jesus como sinal e mesmo assim muitas vezes necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Jesus nos abre os olhos:  os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós?   A quem devemos ouvir para não fazer parte dessa geração que caminha para o mal? A Sua Palavra é a bússola de Deus para nós. A geração má é aquela que é constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os Seus ensinamentos esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque. É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar, e não enxergam o que está um pouco além da sua vida. São os que têm como único objetivo o ter, o prazer, o poder, o se divertir, o amealhar

– Você faz parte da geração boa ou má?

Faça uma reflexão da sua vida e pense se esta mensagem do Evangelho é para você.  

- Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? 

– A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa querendo uma vida nova?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: