sábado, 20 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

20 DE FEVEREIRO DE 2021

 

SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS

 

TEMPO DA QUARESMA

 

Cor Roxo

1ª. Leitura – Is 58. 9b-14

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14

Assim fala o Senhor: bSe destruíres teus instrumentos de opressão,
e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações,
14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “é tempo de conversão!”

Todos os “ses” que o profeta Isaías nos apresenta são inerentes a ações que nos levam a uma conversão verdadeira e, consequentemente, a uma vida frutuosa colaborando na construção de um mundo melhor. Se destruíres os instrumentos de opressão, os hábitos autoritários e a linguagem maldosa”; “se acolheres de coração”. Assim, ele expõe as condições para que possamos desfrutar da herança dos justos. Todas as coisas boas podem acontecer dependendo também de que as nossas ações sejam boas. Depende de cada um de nós e das nossas intenções o avanço da nossa existência para que se realize o Plano de Deus. Sempre existirá um “se”, como condição para que haja o bem e não o mal. A leitura nos exorta a que saibamos dar ao Senhor o lugar que é d’Ele deixando de lado os negócios, as atividades e as conversações, quando for o dia a Ele consagrado. Portanto, é dando a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo que poderemos ser homens e mulheres ajustados (as) ao plano do Pai.  – Como têm sido as suas ações nos seus relacionamentos familiares e sociais? – Você tem falado “mal” de alguém? – Você se sente no direito de humilhar as pessoas mais simples, mais pobres? – Você acha que melhorando o mundo também irá melhorar?

 

Salmo 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)

 

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
2Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!R.

3Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!R.

 

Reflexão - Precisamos estar sempre suplicando ao Senhor que a Sua verdade oriente a nossa caminhada. Mesmo que estejamos bem de saúde, de dinheiro, de amizade nunca poderemos prosseguir sozinhos (as) no nosso dia a dia. Sempre seremos seres dependentes do auxílio e da proteção do Senhor que nos fez e nos criou. Confiando na bondade de Deus, devemos a todo o momento invocar o Seu nome porque sem Ele seremos sempre além de pobres, infelizes.

 

Evangelho – Lc 5, 27-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32

Naquele tempo: 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'
31Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico,
mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos,
mas sim os pecadores para a conversão.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Jesus chama os pecadores”

Levi era um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e considerado ladrão, mas foi dele que Jesus se agradou a ponto de chamá-lo para que O seguisse. Quando nós caminhamos aqui na terra seguindo as percepções do mundo, isto é, de como a maioria pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde porque fala justamente o contrário do que todos apregoam. Ao inverso do que todos nós imaginamos, Jesus nos adverte que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura. Portanto, precisamos nos reconhecer pecador para que Jesus também nos diga: “segue-me” Assim, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Mesmo que sejamos os maiores pecadores ou pecadoras, Jesus olha para nós e nos chama. Levi atendeu prontamente ao chamado de Jesus e O seguiu. De repente, por causa da sua atitude de acolhimento à salvação, ele recebeu Jesus para um grande banquete na sua casa e convidou justamente os que precisavam de ajuda não procurando outras pessoas, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitavam de cura. Quanto mais doente estiver uma pessoa maior será a sua cura, por isso Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!”  A nossa necessidade de conversão é perene e nós nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura do nosso coração.

- Você também se considera doente, necessitado (a) de salvação e de cura?

 – Você já experimentou levar Jesus para sua casa e apresentá-Lo à sua família e aos seus amigos? 

– Os seus amigos são também doentes como você? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: