terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

2 DE FEVEREIRO DE 2021

 

TERÇA FEIRA – Apresentação do Senhor 

 

Cor branco

1ª. Leitura – Ml 3, 1-4

 

Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4


Assim diz o Senhor: Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “coração purificado”

O profeta Malaquias nos fala no anjo do Senhor que vem ao templo como um  fogo purificador para preparar os homens a fim de que possam fazer oferendas justas ao Senhor. O Templo significa um lugar de purificação, de sacrifício, de renovação do espírito. O fogo e a água são sinais do poder e da misericórdia de Deus. O templo também é o coração do homem onde reside a Santíssima Trindade que dá ao homem a capacidade de purificar-se da escravidão do pecado e viver uma nova vida. Precisamos, portanto, ter o nosso coração purificado de todo resquício de pecado para que as nossas ofertas a Deus se tornem justas. Muitas vezes nós rezamos, cantamos, louvamos ao Senhor com os lábios, a Ele ofertamos a nossa vida apenas com palavras e, no entanto, dentro do nosso coração nós conservamos a guerra, a ira, a maledicência, o rancor, a falta de caridade! Estas reações nos impedem de experimentar a bondade infinita de Deus e nos levam a agir injustamente com os nossos irmãos e irmãs. Por isso, enquanto cantamos glórias a Deus desprezamos os Seus filhos amados e nossos irmãos. Jesus veio ao mundo para manifestar a glória e a misericórdia do Pai revelando o Seu projeto de salvação por meio da Sua humanidade plenificada com o poder do Espírito Santo. Ele é o maior exemplo para nós.  - Como está o seu coração? Purificado ou sujo? Quais são atualmente os seus sentimentos?  Há alguém que você despreza, menospreza, rejeita?  - Peça a Santíssima Trindade que aí habita a purificação do seu coração p/que a sua oferta seja agradável a Deus.

 

Salmo 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)

 

R. "O Rei da glória é o Senhor onipotente!" 

7Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, * a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R. 
8Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o onipotente, * o Senhor, o poderoso nas batalhas!" R. 

9Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, * a fim de que o Rei da glória possa entrar!" R. 
10Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?" "O Rei da glória é o Senhor onipotente, * o Rei da glória é o Senhor Deus do universo R.

 

Reflexão - Como poderá o Rei da glória entrar no nosso coração? Somente nós, pessoalmente, poderemos levantar as nossas portas para deixar entrar o Rei da glória que é o Espírito Santo, Santificador. O Rei da glória é Jesus, o Salvador. O Rei da glória é Deus Pai, o Criador!  A Santíssima Trindade quer permanecer dentro de nós numa harmonia perfeita, para vencer conosco as batalhas da nossa vida.

 

2ª. Leitura – Hb 2, 14-18

 

Leitura da Carta aos Hebreus 2,14-18


14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 
15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão.  17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 
18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “salvação, só em Jesus”

Ao se encarnar no seio de uma mulher, Jesus assumiu a nossa humanidade com um único objetivo de nos libertar do poder do inimigo que tinha a chave da morte eterna. Jesus vestiu a nossa roupa e veio lutar por nós, como qualquer um de nós, no entanto, era revestido da graça e do poder do Espírito Santo. Vencendo as tentações e as torturas, Jesus veio nos mostrar que, confiando Nele nós também poderemos ser vitoriosos. Somente a Fé em Jesus Cristo nos arrancará das mãos do inimigo que tenta nos sujeitar à escravidão. Somente um Deus feito homem poderia realizar a obra de salvação da humanidade. Morrendo na Cruz e ressuscitando para sempre, Jesus deu provas de que o Plano de Deus para a humanidade foi perfeito. Ele fez-se sacerdote e vítima de expiação para a remissão dos nossos pecados e nos conceder a vida eterna. Em razão disso, precisamos sempre tomar cuidado com aqueles que dizem que todos os caminhos são bons e nos levam a Deus. Jesus é o único Senhor do céu e da terra e fora dele não há salvação. – Você tem plena consciência de que somente a fé em Jesus poderá salvá-lo (a)? – Você entende o mistério da encarnação de Jesus? – Por que foi preciso que Ele viesse? – Qual a influência que Jesus tem na sua vida? – Em que Ele o tem ajudado?

 

Evangelho – Lc 2, 22-40

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-40


22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.  23Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor." 24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor.  25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 
26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.  27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação,  31que preparaste diante de todos os povos: 
32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel."  33pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele.  34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição.  35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma."  36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 40menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o encontro com Simeão e Ana”

Mesmo tendo sido escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus e tendo conhecimento de que Ele era o Salvador da humanidade, Maria, juntamente com José foram obedientes e cumpriram o que a lei de Moisés decretava. Deus, então, lhes preparou um cenário especial no encontro que tiveram com Simeão e Ana, dois personagens que testemunhariam e confirmariam para os dois, o grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Simeão, homem justo e piedoso esperava o dia em que iria ter um encontro com Jesus. Cheio do Espírito Santo ele foi ao templo tomou Jesus nos braços e bendisse a Deus porque os seus olhos viam a salvação que Ele havia preparado para todos os povos. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente.  Diante da manifestação dos dois, Maria soube silenciar e acolher a profecia de Simeão quando prognosticou o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Ela não mostrou inquietação nem tampouco rebateu as palavras de Simeão porque confiava plenamente que a vida daquele menino e a deles, estava nas mãos do Todo Poderoso. A lição que podemos tirar para a nossa vida é que nós também somos chamados (as) a obedecer e cumprir fielmente os preceitos que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana nos orienta com serenidade, sem questionamentos. Abraçando o lema de que, quem obedece não erra, nós também percebemos os sinais e as manifestações do Senhor que nos conduz com firmeza para uma vida coerente com a fé e a missão.    

- Você tem dificuldade em cumprir com as regras da Igreja?

 – Você acha que o homem pode caminhar sozinho, por conta própria?

 – Você percebe os sinais de Deus que lhe fala por meio dos acontecimentos? 

– Você tem confiança nos planos de Deus para a sua vida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: