segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

15 DE FEVEREIRO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA SEXTA SEMANA

 

 DO TEMPO COMUM 

Cor verde

 

 

 

1ª. Leitura – Gn 4, 1-15.25

 

Leitura do Livro do Gênesis 4,1-15.25

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: 'Gerei um homem com a ajuda do Senhor'.
2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: 'Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido?  7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo'.
8Caim disse a seu irmão Abel: 'Vamos ao campo'. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: 'Onde está o teu irmão Abel?' Ele respondeu: 'Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?'
10O Senhor lhe disse: 'Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão
está clamando por mim, da terra.
11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares,
ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra'.
13Caim disse ao Senhor: 'Meu castigo é grande demais
para que eu o possa suportar.
14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar, me matará'.
15E o Senhor lhe disse: 'Não! mas aquele que matar Caim,
será punido sete vezes!' O Senhor pôs, então, um sinal em Caim,
para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse.
25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: 'O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a oferta que agrada a Deus!”

Nesta narrativa nós temos a oportunidade para refletir sobre as ofertas que fazemos a Deus. Caim ofereceu a Deus os frutos que a terra produziu e, por isso, para ele não tinham nenhum significado de sacrifício, visto que não lhe custara dor nem sofrimento.  No entanto, Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, isto é, coisas que faziam parte dele e cuja oblação gerava dor e sacrifício. Às vezes, nós somos também como Caim, oferecemos ao Senhor somente o que nos sobra e não nos custa sacrifício. Não somos capazes de nos despojar do que é mais importante na nossa vida, e por isso, também o Senhor não acolhe as nossas ofertas superficiais, mas aceita o sacrifício que outros nossos irmãos O oferecem. Quando isto nos acontece, também como Caim, nós nos revoltamos contra Deus e queremos nos vingar nos nossos irmãos, queremos vê-los longe dos nossos olhos e fazemos justiça com as nossas próprias mãos. Mesmo assim, Deus não nos permite morrer nos nossos pecados e nos dá chance e oportunidade para que possamos nos arrepender e mudar de vida, a fim de fazer ofertas que Lhe sejam agradáveis. A oferta que agrada ao Senhor é aquela que fazemos de coração contrito e humilhado porque nos pesa e tira de nós o que possuímos de mais valioso. Esta oferta é, então, a oferenda que purifica o nosso coração e tem efeito na nossa caminhada para a santidade. Sentimo-nos mais felizes quando ofertamos a Deus as coisas que tiramos de nós mesmos e que para nós denotam sacrifício e dor. – O que você tem oferecido ao Senhor: coisas que são tiradas da terra ou coisas que são tiradas de si próprio (a)? – Você já experimentou oferecer ao Senhor a renúncia de coisas que pratica e que estão entranhadas em si mesmo(a), como vícios, costumes, atitudes incoerentes?

 

Salmo - Sl 49, 1.8. 16bc-17. 20-21 (R. 14a)

 

R. Imola a Deus um sacrifício de louvor!

1Falou o Senhor Deus, chamou a terra, * do sol nascente ao sol poente a convocou. 8Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos;R. 1

 

6b'Como ousas repetir os meus preceitos * 16ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

 

20Assentado, difamavas teu irmão, * e ao filho de tua mãe injuriavas. 21Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

 

Reflexão - O sacrifício que agrada a Deus é aquele que nos faz amar e  viver em paz com os nossos irmãos. Não nos basta repetir com os lábios o mandamento do Senhor e deixar de aplicá-lo nos nossos relacionamentos. O preceito do Senhor é o amor e amar como Jesus amou requer de nós um coração acrisolado, submisso e acolhedor.

 

Evangelho – Mc 8, 11-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,11-13

Naquele tempo: 11Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: 'Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal.' 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus Cristo é o grande sinal de Deus para nós.”

Como nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações! Isso é prova da nossa pouca confiança em Deus e na sua Palavra. Apesar de que o Senhor esteja sempre nos dando sinais concretos na nossa vida, nós esperamos por coisas extraordinárias. Porque não sabemos distinguir o tempo em que vivemos e as manifestações do Espírito Santo agindo em nós, desejamos segurança, certeza de sucesso e não consideramos o fato de que Jesus Cristo já adquiriu para nós a vitória final. Jesus veio definitivamente cortar em nós o costume do “só acreditar se tiver algum sinal ou querer um sinal para poder acreditar.” Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Só a Sua Palavra já é motivo para que permaneçamos firmes na fé. Nós tentamos a Deus quando pedimos a Ele sinais e não percebemos que as marcas deixados por  Ele para nós, são sinais de Fé. A Cruz é um sinal, a Palavra de Deus é prova fiel do Seu amor por nós e o Espírito Santo é o grande motivador da nossa fé! Por isso, Jesus também depois de dar um suspiro profundo nos diz: “Por que você pede um sinal? O grande sinal de Deus para todos nós é Jesus Cristo que veio como enviado do Pai para nos dar vida e santidade e para nos revelar a Sua face amorosa. 

-  Você confia sem que precise de algum sinal? 

Qual é o grande sinal do amor de Deus por você? 

- Qual foi o grande sinal que Deus já lhe deu? Pense agora e responda pra Jesus.  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: