quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

10 DE FEVEREIRO DE 2021

 

4ª. FEIRA - 5ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 2, 4b-9.15-17

 

Leitura do Livro do Gênesis 2,4b-9.15-17


4b No dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra, e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e nem existia homem para cultivar o solo. 6Mas uma fonte brotava da terra, e lhe regava toda a superfície. 7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente.
8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo:
'Podes comer de todas as árvores do jardim,
17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “vontade de Deus é o paraíso do homem!”

Refletindo sobre a narrativa do Livro do Gênesis nós percebemos que ao criar o homem e a mulher e colocá-los no paraíso, Deus deu a eles a liberdade para escolher entre seguir às suas ordens ou seguir a sua própria vontade.  Colocando esta reflexão na nossa vida apreendemos que as ordens de Deus para o homem são como uma fonte inesgotável de bênção que gera proteção, auxílio e assistência. A árvore do conhecimento do bem e do mal é justamente esse limite que nós temos para optar em fazer ou não as coisas conforme a vontade de Deus. Todos nós temos o desejo de ser dono da nossa própria vida e o Senhor nos dá opção de assim proceder, porém, as consequências que advêm da nossa livre decisão são uma prova real da qualidade da nossa escolha. Quando escolhemos fazer a vontade de Deus nós estamos elegendo viver de acordo com os Seus ensinamentos e a Sua Palavra é a bússola que nos dá o norte para tudo o que formos empreender. Somente Deus que nos criou sabe precisamente do que precisamos para ser felizes. Quando escolhemos viver de acordo com a nossa própria vontade, nós estamos assumindo total responsabilidade sobre as nossas ações e corremos o risco de trabalhar em vão. Esta opção é um atestado de que o pecado, que é o afastamento de Deus, é o guia para os nossos empreendimentos. Esta opção que nos leva a pecar leva-nos também à morte da alma. - Você tem a Palavra de Deus como luz para os seus passos?  - Você acha que pode decidir livremente em todos os aspectos da vida? – Qual é o parâmetro que você segue para decidir nas suas escolhas? – As suas escolhas o têm levado para a vida ou para a morte  

 

Salmo - Sl 103,1-2a. 27-28. 29bc-30 (R. 1a)

 

R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor!*
Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
De majestade e esplendor vos revestis
e de luz vos envolveis como num manto.R.

27Todos eles, ó Senhor, de vós esperam*
que a seu tempo vós lhes deis o alimento;
28vós lhes dais o que comer e eles recolhem,*
vós abris a vossa mão e eles se fartam.R.

29ª Se tirais o seu respiro, eles perecem*
29b e voltam para o pó de onde vieram;
30enviais o vosso espírito e renascem*
e da terra toda a face renovais.R.

 

Reflexão - Ser dependente de Deus é o anseio da nossa alma! Nós nos preocupamos tanto com a nossa sobrevivência, com a qualidade da nossa vida e não percebemos que o Senhor está a postos para nos dar o alimento e tudo o de que precisamos. Fomos criados para a liberdade, porém só somos livres quando nos abandonamos nas mãos do Senhor! Sem o auxílio do Senhor nós perecemos, porém, o seu Espírito renova-nos e nos faz renascer.

 

Evangelho – Mc 7, 14-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 14-23


Naquele tempo: 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei:  15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'  17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: 'Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para fossa?' Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: 'O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 
23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “onde está a raiz do mal?”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a discernir onde encontrar a raiz do mal que tenta nos afastar de Deus levando-nos ao pecado e à morte.  Muitas vezes nós enxergamos o que o mundo nos apresenta como proposta, os apelos ao sexo, ao poder, ao consumismo, aos prazeres, às desordens, violência e, erradamente, supomos que é isto que nos motiva a viver uma vida longe de Deus. Achamos que as concupiscências veem de fora para nos desvirtuar. No entanto, Jesus nos dá conhecimento de que “é de dentro do coração humano que saem as impurezas!” e não o que vem de fora. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e o nosso coração foi feito pleno do Seu amor, para que com este mesmo amor nós pudéssemos amá-Lo e amar aos nossos semelhantes e com eles manter relacionamentos saudáveis. Contudo, nós temos em nós a semente do pecado original que descaracteriza a nossa imagem e semelhança com Deus e, por isto, nós também cultivamos no nosso coração o desamor e a soberba. É por orgulho e vaidade que o homem se torna mal! Tudo o que cultivarmos dentro de nós será o que irá motivar as nossas ações. ~ç;O mal não entra pela boca, mas sai do coração do homem. A fonte do mal é o pensamento do homem.  Se não cuidarmos em cultivar pensamentos sadios e agradáveis a Deus iremos carimbar as nossas ações com a marca do inferno e já não nos pareceremos com Jesus que veio ao mundo para nos configurar a Ele. Cabe a cada um de nós fazer uma reflexão de como está o nosso interior para que possamos perceber se estamos sendo banhados (as) pela água fonte que traz vida em abundância, isto é, o Espírito Santo, ou pela sujeira do esgoto interior do qual só sai devassidão. Precisamos também sondar se a nossa oração está nos ajudando a exalar o perfume do céu ou a podridão do inferno?

– Você tem feito um exame de consciência do seu interior?

 -  Em qual fonte você tem se banhado?

 – O que tem direcionado os seus pensamentos: coisas boas ou coisas más?

 – Você guarda rancor dentro de si? 

– Você costuma desabafar com alguém quando tem algum ressentimento ou apenas rumina no seu pensamento? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: