sábado, 9 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

09 DE JANEIRO DE 2021 

 

SÁBADO – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

1ª Leitura - 1Jo 5,14-21

 

Leitura da Primeira Carta de São João 5,14-21

Caríssimos: 14Esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos,
sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniqüidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.
18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca;
aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.
21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “vigilantes na oração”

A confiança de que a vontade de Deus é o melhor para a nossa vida, nos garante convicção para pedir a Ele tudo o que almejamos e aceitemos tudo o que Ele nos conceder. Se sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que possuímos o que havíamos rogado, nos diz São João. Portanto, podemos fazer os nossos pedidos com a mais absoluta certeza de que Deus nos dará muito mais do que realmente queremos alcançar. São João nos aconselha tanto a fazer os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir. Por isso, precisamos estar vigilantes em oração pedindo ao Senhor para que não caiamos em tentação como também, nós somos chamados (as) a rezar pelos pecadores confiando na misericórdia do Senhor. O pecado nos conduz à morte, porém, Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência para conhecer a verdade e nos preservar do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim São João nos aconselha a guardar-nos dos ídolos, isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que Deus quer nos dar. - Você tem confiança de pedir a Deus tudo o que você almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?

 

Salmo - Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)

 

R. O Senhor ama seu povo, de verdade.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
2Alegre-se Israel em Quem o fez, *
e Sião se rejubile no seu Rei!R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, *
toquem harpa e tambor em sua honra!
4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *
e coroa com vitória os seus humildes.R.

5Exultem os fiéis por sua glória, *
e cantando se levantem de seus leitos,
6acom louvores do Senhor em sua boca *
9bEis a glória para todos os seus santos.R.

 

Reflexão - Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando é libertada da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as nossas angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolavam. Desse modo nós podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem de nós como os santos e os anjos do céu que louvam o Senhor dia e noite com cânticos e danças.

 

 

Evangelho - Jo 3,22-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,22-30

Naquele tempo: 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judéia. Permaneceu aí com eles e batizava.23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.24João ainda não tinha sido posto no cárcere.25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação.
26Foram a João e disseram: 'Rabi, aquele que estava contigo além do Jordãoe do qual tu deste testemunho, agora está batizando
e todos vão a ele.' 27João respondeu: 'Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmo sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele`. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “O noivo é Jesus e a noiva é a Sua Igreja”

O verdadeiro seguidor de Jesus reconhece qual é a sua posição em relação a Jesus. João Batista nos dá exemplo disso, pois, não confundia os seus discípulos atraindo elogios para a sua pessoa, mas, pelo contrário, sentia-se feliz em anunciar a pessoa de Jesus a quem ele dizia ser o noivo que vem para receber a noiva. O noivo é Jesus e a noiva é a Sua Igreja, é a nossa alma que, muitas vezes, ainda espera por aquele que a fará feliz. São João se considerava amigo do noivo, isto é, amigo de Jesus, pois, sua alma já havia sido desposada por Ele. Da mesma forma nós que já acolhemos a Jesus como esposo da nossa alma, nos tornamos também seus amigos (as) e, aqui na terra, damos testemunho da Sua glória para atrair a Ele todas as pessoas que ainda não encontraram sentido para o seu viver. Jesus é o noivo que vem do céu para nos desposar e nós nos relacionamos com Ele na Palavra, na Eucaristia, na oração, na contemplação, na Adoração ao Seu Corpo Sagrado. É necessário que Jesus cresça e que nós nos conservemos pequeninos (as) e necessitados (as) do Seu amor de esposo, pois somente assim nós seremos saciados (as) e felizes. 

Você já se sente desposado (a) por Jesus? 

– Você tem pregado em nome de Jesus? 

- Você tem tentado aparecer mais do que Ele? 

– Você gosta de atrair elogios para o seu trabalho no reino?

 – Você se sente enciumado (a) quando alguém aparece mais do que você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: