quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27 DE JANEIRO DE 2021

 

QUARTA FEIRA – 3ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Hb 10, 11-18

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,11-18


11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto,
oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 15É isto que também nos atesta o Espírito Santo, porque, depois de ter dito: 16'Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias',
o Senhor declara: 'Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, 17não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades.' 18Ora, onde existe o perdão,
já não se faz oferenda pelo pecado. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “um sacrifício único”

A carta aos Hebreus nos esclarece de uma vez por todas que Jesus Cristo ofereceu um único sacrifício pelos pecados da humanidade. Portanto, podemos ter a certeza de que Ele já alcançou para nós a vitória, está sentado à direita do Pai e espera somente a nossa adesão para que os inimigos sejam postos debaixo dos Seus pés. Os nossos inimigos são os nossos pecados.  Assim sendo, pela Sua entrega, fomos purificados e salvos, e estamos em processo de conversão e santificação que são uma obra do Espírito Santo, o Auxiliador que Jesus já nos enviou.   Compete a nós que já recebemos o Espírito Santo, nos deixar guiar pelas leis que o Pai mesmo escreveu nos nossos corações e na nossa mente. Por meio de Jesus Cristo, Deus fez conosco uma Nova Aliança, que se baseia agora na Sua misericórdia e no esquecimento das nossas iniquidades. Esta, portanto, é a hora de deixar que Jesus Cristo, o nosso Senhor, tome conta da nossa vida e dê o Norte para as nossas ações. O perdão de Deus apaga os nossos pecados e o inimigo já não tem mais poder sobre nós. Porém, a nossa entrega total ao nosso Salvador Jesus Cristo é o que fará com que o Espírito Santo se manifeste na nossa vida e tenhamos comunhão com o Pai. O propósito de Deus é nos dar uma vida de qualidade, compartilhando com Ele as nossas dificuldades, sendo abertos (as) e disponíveis uns para com os outros. Não é um monte de rituais cansativos e uma longa lista de exigências que Deus preparou para a nossa vida, mas a concretização do Seu amor nos nossos relacionamentos.  -  Você se deixa dominar pelos “inimigos” que o rodeiam, ou percebeu que Jesus já conquistou a vitória sobre eles? – Que inimigos o têm perturbado o espírito e tirado a sua paz: o orgulho, o egoísmo, a impaciência, o ciúme, a inveja, a maledicência, os vícios, o julgamento, a libertinagem?  - Entregue-os a Jesus!

 

Salmo 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

 

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 

2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R 

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste;na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 

4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

 

Reflexão - O Salmo nos ensina a reconhecer Jesus como o Sacerdote da Nova Aliança, ordenado por Deus e assentado à direita do Pai com poder para pisar os inimigos. Portanto, a Palavra de Deus se cumpriu e nós devemos também proclamar: “Tu és, Senhor o Eterno Sacerdote e a Ti nós entregamos a nossa causa!”

 

Evangelho – Mc 4, 1-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,1-20


Naquele tempo: 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3'Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno  pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada;
e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um.' 9E Jesus dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'
10
Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse:
'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.' 13E lhes disse: 'Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra
e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição,
por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto;
um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.'Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A semente da Palavra!”

Jesus explicou esta parábola apenas para os seus discípulos, aqueles que estavam mais próximos d’ Ele,  subiram na barca e O escutavam. Quando estamos perto de Jesus temos a chance de apreender melhor. “Para os que estão fora, tudo acontece em parábolas”, foi esta a explicação que Jesus deu a eles!  Assim, portanto, Jesus nos dá a chave do mistério do reino de Deus: estar próximo a Ele, subir na Sua barca que é a Igreja!  Quem está longe das coisas de Deus, longe da Igreja, vê, mas não enxerga, escuta, mas não compreende, por isso não se converte e permanece na escuridão. Na Igreja e em Comunidade nós temos a oportunidade de escutar melhor para entender os ensinamentos de Jesus. A semente é a Palavra de Deus que jogada na terra do nosso coração germinará na medida em que for acolhida, compreendida e em consequência, vivenciada. Refletindo sobre a exposição que Jesus faz dos tipos de terrenos, todos nós temos a chance de sondar a terra do nosso coração para perceber se a Palavra está ou não dando frutos na nossa vida. Se estivermos apenas nos preocupando em ouvir falar das coisas de Deus, mas não estivermos pondo em prática os Seus ensinamentos, a semente se dispersará e não dará fruto.  Assim também, se por causa das preocupações, do trabalho, das ocupações, das tribulações nós nos afastamos e não perseveramos em adubar a terra e regar a semente, esta será sufocada e morrerá sem germinar. O terreno do nosso coração só será uma terra boa quando a Palavra acontecer na nossa vida e, mesmo no meio das provocações, dermos testemunho da nossa fé e confiança nos desígnios de Deus para nós.  

-  Onde você tem buscado o entendimento das coisas de Deus? 

- Quando você “escuta “a Palavra de Deus tem o propósito de vivenciá-la? 

 - Você tem acolhido a Semente da Palavra com o coração aberto?  

- Você procura sempre estar na barca com Jesus?

 – Qual é a barca de Jesus para você? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: