terça-feira, 26 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE JANEIRO DE 2021

 

TERÇA FEIRA – SÃO TIMÓTEO E

 

SÃO TITO, BISPOS

 

Cor branco

 

1ª Leitura - 2Tm 1,1-8

 

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-8

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai
e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus, - a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados -, quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua.
6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus
que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor
nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho,
fortificado pelo poder de Deus. Palavra do Senhor!

 

Reflexão – “Reavivar a chama do dom de Deus”

Escrevendo a Timóteo São Paulo o exorta a não relaxar na fé e a reavivar a fogo do Espírito recebido no Batismo. O dom de Deus é o Espírito Santo! Nós também precisamos reavivar a chama do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. A fé se manifesta em nós a partir do que ouvimos, apreendemos e vivenciamos, porém o motivador da nossa fé é o Espírito de Deus.   Se nos deixarmos levar pela voz do mundo, das nossas ocupações e preocupações, com certeza o fogo do Amor de Deus em nós irá sendo apagado aos poucos e já não conseguiremos mais experimentá-Lo como antes. Portanto, ouçamos e estejamos atentos: “Deus não nos deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade”. Não podemos desperdiçar as oportunidades que temos na oração, na meditação da Palavra e no serviço em comunidade para dar testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo, sempre e em todo o lugar.  As dificuldades na missão ocorrem justamente para provar a nossa fidelidade e o poder do Espírito Santo agindo em nós. De fracos (as), que somos, com o Espírito Santo seremos transformados (as) em pessoas ousadas, decididas, corajosas e fortes para sofrer pelo evangelho de Jesus Cristo, fortificados pelo poder de Deus.  – Como você tem reavivado a chama do dom de Deus? -  Você tem sido assíduo (a), à reflexão da Palavra, à participação da Eucaristia, ao seu Grupo de Oração? – Você sente o fogo do Amor de Deus no seu coração? – Você tem um espírito decidido?

 

Salmo - Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3)

 

R. Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, +
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvaçóo, +
3manifestai a sua glória entre as naçðes, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

7Â família das naçðes, dai ao Senhor, +
ó naçðes, dai ao Senhor poder e glória, *
8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!R.

10Publicai entre as naçðes: "Reina o Senhor! +
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.R.

 

Reflexão - Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!

 

 

Evangelho - Lc 10,1-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9


Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'". 
Palavra da Salvação.


Reflexão - “mensageiros da paz de Jesus”

O reino de Deus é o próprio Jesus que está muito próximo de cada um de nós e nos manda ir à Sua frente preparar o caminho para que Ele também se achegue àqueles que ainda não O perceberam na sua vida. Todos nós somos enviados a abrir o caminho para o Senhor que deseja levar a paz ao mundo. A paz de Deus excede a todo o conhecimento humano. Jesus é a paz e e por nosso intermédio Ele deseja entrar em toda casa, em todo o coração. Cada um de nós é chamado a ser mensageiro da paz de Jesus deixando de lado tudo o que pesa e complica a nossa vida. Deus providencia a paz para quem anuncia que o reino está próximo, porque o trabalhador é digno do seu salário Quem encontrou o reino de Deus, não precisa “preocupar-se” em levar bolsa, sandália, sacola, quando sair em Nome Dele, mas somente deve apossar-se da paz que é fruto da justiça de Deus para com o homem. Bolsa, sacola, sandálias é tudo o que acumulamos e prejudica o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, riquezas, bens materiais, apegos etc.  A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho.  É por meio do nosso testemunho de vida com o irmão (ã) que anunciamos a proximidade do reino, por isso, Jesus nos mandar ir dois a dois. Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que vivenciamos as nossas diferenças, darão testemunho ao mundo de que já vivemos o reino, aqui, desde já.  

Você já sente no seu coração a paz dos que vivem o reino de Deus?

 – Você tem dificuldades de relacionamento?

 – Você precisa do irmão, da irmã de comunidade para viver, ou pode passar sem eles? 

– Será que não existe aí perto de você alguém que precisa conhecer a Salvação e a cura? 

  Para você é difícil falar de Jesus para alguém?

 -  Você tem medo de evangelizar as pessoas?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: