terça-feira, 19 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 DE JANEIRO DE 2021

TERÇA FEIRA – 2ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Heb 6, 10-20

 

Leitura da Carta aos Hebreus 6,10-20


Irmãos: 10Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que demostrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos. 11Mas desejamos que cada um de vós mostre até ao fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, 12para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança, se tornam herdeiros das promessas. 13Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, não havendo alguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14dizendo: 'Eu te cumularei de bênçãos e te multiplicarei em grande número'. 15E assim, Abraão foi perseverante e alcançou a promessa. 16Os homens juram, de fato, por alguém mais importante, e a garantia do juramento põe fim a qualquer contestação. 17Por isso, querendo Deus mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa, o caráter irrevogável da sua decisão, interveio com um juramento. 18Assim, por meio de dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de Deus, encontramos profunda consolação, nós que tudo deixamos
para conseguir a esperança proposta. 19A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, 20aonde Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de Melquisedec.Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a esperança é a âncora da nossa vida!”

 “Abraão foi perseverante e alcançou a promessa” tornando-se herdeiro da promessa de Deus pela fé e perseverança.  Há no coração de Deus, um segredo que vai se revelando enquanto caminhamos firmados (as) nas Suas promessas. Tudo acontece no devido tempo e conforme os desígnios do Senhor. Por isso, a leitura nos exorta a prosseguir com perseverança, apoiados (as) na esperança de que Deus não é injusto e nos cumulará de bênçãos na medida em que NELE esperarmos.  Normalmente, no mundo, os homens não põem em dúvida o juramento das pessoas que são muito importantes e poderosas. Fazendo uma avaliação, portanto, consideramos o juramento de Deus ainda mais confiável, pois é irrevogável e muito mais valioso e poderoso do que qualquer palavra de um ser humano. Podemos, pois, manter firme a esperança, que é a âncora da nossa vida, isto é, o sustento para as nossas aspirações.  Ter esperança é esperar com confiança em Deus e nele buscar alento e auxílio para as necessidades do tempo presente vislumbrando um futuro promissor. A esperança nos leva mais além das nossas previsões e dos nossos cálculos e nos garante tudo o que não conseguimos ainda enxergar ou tocar. – Você é uma pessoa esperançosa? -  Você vive o presente como um presente de Deus ou fica olhando para o passado que já foi presente, mas não volta mais? – Como você tem projetado a sua vida?

 

Salmo 110, 1-2. 4-5. 9.10c (R. 5b)

 

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Eu agradeço a Deus de todo o coração *
junto com todos os seus justos reunidos!
2
Que grandiosas são as obras do Senhor, *
elas merecem todo o amor e admiração!R.

4O Senhor bom e clemente nos deixou *
a lembrança de suas grandes maravilhas.
5
Ele dá o alimento aos que o temem *
e jamais esquecerá sua Aliança.R.

9Enviou libertação para o seu povo,
confirmou sua Aliança para sempre. *
Seu nome é santo e é digno de respeito;*
10c
Permaneça eternamente o seu louvor.R.

 

Reflexão - Precisamos estar firmes nesta verdade: as obras do Senhor merecem todo o amor e admiração. Esse salmo nos leva a ser agradecidos (as) a Deus pela Sua providência na nossa vida. A aliança que Deus fez conosco é eterna, como eterno é o Seu amor, portanto, ela não se desfaz apesar da nossa crueldade. Deus sempre nos dará a chance, para, reconhecendo a nossa limitação, colocá-Lo como centro da nossa vida. Aí então estaremos libertos da impiedade e alcançaremos o prêmio da bem-aventurança, isto

é, da felicidade.

 

 

Evangelho – Mc 2, 23-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2,23-28


23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido
comer esses pães.' 27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão“a caridade consigo mesmo”

Sabiamente Jesus permitiu aos seus discípulos que arrancassem “espigas” em dia de sábado e infringissem a lei a fim de matar a fome que eles tinham. Assim fazendo, Ele nos ensina a colocar a caridade como a primeira lei nas ações da nossa vida. Às vezes nos bitolamos aos preceitos, às regras e não percebemos que estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus. Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos (as) estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para o homem, muitas vezes se voltam contra ele próprio. Precisamos nos abastecer se queremos ter algo para dar, pois como podemos amar ao nosso próximo se não amamos a nós mesmos (as)? Como podemos alimentar o próximo se não tivermos o alimento para dar?   Não poderemos dar força aos nossos irmãos e irmãs se nós mesmos (as) estivermos fracos (as). Que a nossa caridade não seja fingida e comece a partir de nós mesmos. 

-  Você também é como os fariseus que punham as regras acima da caridade?

 – Você se admira quando vê alguém quebrando o protocolo para ajudar a si mesmo ou a alguém? 

– O que você aprendeu mais com este Evangelho?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: