quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE JANEIRO DE 2021

 

QUINTA-FEIRA  1A SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

Cor verde

 

1ª. Leitura – Hb 3, 7-14

 

Leitura da Carta aos Hebreus 3,7-14


Irmãos: 7Escutai o que declara o Espírito Santo: 'Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, 9onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova, 10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração
e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 11Assim jurei em minha ira: não entrarão no meu repouso'. 12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós
um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia,
enquanto ainda se disser 'hoje', para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado 14- pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “A voz do Espírito Santo é a Palavra de Deus!

Diante do que foi exposto na leitura podemos refletir sobre a nossa incredulidade e falta de confiança em relação ao plano que Deus tem para a nossa vida. O nosso coração, às vezes, pode ser transviado pela incredulidade fazendo com que nos afastemos do Deus vivo, impedindo que tenhamos uma experiência espiritual concreta com o Seu Amor. O escritor sagrado nos convida a abrir o coração e os ouvidos para escutar a voz de Deus por meio do Espírito Santo que nos adverte: “ Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações!”  A voz do Espírito Santo é a Palavra de Deus que opera como um guia a nos orientar na caminhada em busca do repouso junto ao Senhor. A leitura nos motiva com palavras de ânimo, e nos dá garantia: “dia após dia, enquanto se disser, hoje”!   Hoje é todo dia! A incredulidade e a dúvida são armas nocivas que o demônio teima em colocar em nossas mãos com o único fim de nos afastar da graça de Deus e rejeitar o Seu auxílio e orientação. Só conseguiremos nos ajudar mutuamente se nos alimentarmos com a Palavra de Deus porque é ela quem aumenta em nós o dom da Fé. Na medida em que nos apossarmos do alimento espiritual da Palavra nós progrediremos na graça e no conhecimento do Senhor e nos tornaremos fiéis e convictos no seguimento de Jesus. Não podemos mais perder tempo, o dia de hoje é para nós o tempo propício à conversão, o momento em que assumimos o nosso ser cristão, consequentemente, não podemos deixar nada para amanhã. Hoje é o dia da graça, o dia em que o Senhor nos fala. – Você tem o coração aberto para acolher a voz de Deus? – Você é uma pessoa racional, questionadora, que só acredita se tiver provas? – Para você o que é ter fé? – Você tem confiança no projeto de Deus para a sua vida?

 

Salmo 94, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 8)

 

R. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7
Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão.R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
'Não fecheis os corações como em Meriba, *
9
como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras'.R.
10
Quarenta anos desgostou-me aquela raça

e eu disse: 'Eis um povo transviado, *
11
seu coração não conheceu os meus caminhos!'
E por isso lhes jurei na minha ira: *
'Não entrarão no meu repouso prometido!'R.

 

Reflexão - O salmo retrata a caminhada do povo no deserto que, embora visse os prodígios do Senhor, fechava o coração e não queria obedecer à Sua voz. Nós, somos hoje esse povo que caminha no deserto do mundo e que, apesar de dizer que acredita no Senhor, não abre o coração para Seus conselhos. O próprio Deus nos fala através deste salmo. Escute a Sua voz e reflita!

 

 

Evangelho – Mc 1, 40-45

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,40-45


Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou,
como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar
e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais
entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o olhar de Jesus”.

Jesus olhava com compaixão para os doentes e leprosos.  E embora a lepra fosse uma doença incurável e amaldiçoada, Ele não tinha para com os leprosos olhar de reprovação, nem tampouco quando abordado Ele mostrava-se superior. Refletir sobre os gestos e as ações de Jesus, como também sobre a Sua firmeza, far-nos-á também querer adotar as mesmas expressões e ações que Ele usava.   É com este mesmo olhar que Jesus nos olha, acolhe a nossa fraqueza, o nosso pecado e a nossa limitação. Jesus age hoje como agia no tempo em quem andava por aqui. Quando acreditamos, pedimos, suplicamos, de coração, Ele realiza. Precisamos abrir a nossa boca e o nosso coração para manifestar a Ele os nossos desejos. No entanto, precisamos ter consciência da vontade de Deus e nos submeter ao Seu julgamento.   O leproso submeteu o seu desejo à vontade do Senhor quando pediu de joelhos, “Se queres, tens o poder de curar-me!”  Nós percebemos que o leproso colocou como condição o querer de Jesus, por isso, Jesus disse: “Eu quero, fica curado!” Esta é a maneira certa para pedir as coisas a Deus. Deus sempre quer nos curar e na hora certa Ele age. Muitas vezes nós queremos impor a nossa vontade a Deus e não admitimos esperar pelo momento certo para receber a graça que pleiteamos. Precisamos, então, ter confiança, pois só Ele sabe o tempo e a hora. Há o nosso tempo, o tempo de Deus e o tempo perfeito quando se realiza o que o Senhor já determinou.  

- As graças que tem recebido de Deus faz com que você olhe melhor para as outras pessoas? 

- Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão?

 – Você costuma dar testemunho das maravilhas que Deus realiza na sua vida?

 – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que acha que lhe convém?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: