terça-feira, 12 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

12 DE JANEIRO DE 2021

 

 

TERÇA-FEIRA  1a SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

Cor verde

 

1ª. Leitura - Hb 2, 5-12

 

Leitura da Carta aos Hebreus 2,5-12


5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse: 'O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares?  7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés.' Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo: 'Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O destino do homem é a glória eterna”

Jesus veio ao mundo para salvar o homem da escravidão do pecado dando a ele dignidade de filho de Deus. Por isso, a leitura nos conscientiza de que por meio da Encarnação de Jesus Cristo e do Seu sofrimento, Deus concedeu a cada um de nós a oportunidade de também participar da Sua glória. Para isso, Ele foi humilhado, despojado da Sua grandeza e Onipotência e se tornou um como nós, menor do que os anjos. No entanto, hoje, vemos Jesus coroado de glória e honra por ter sofrido a morte em favor de todos nós e pela graça de Deus.  Ao mesmo tempo podemos também refletir que Deus deu ao homem o domínio de todas as coisas do universo e que este homem, assim como aconteceu com Jesus, depois do sofrimento, conquistará a glória do céu. Nesta perspectiva, nós nos enchemos de esperança, porque sabemos que os sofrimentos da nossa vida presente são também como um passaporte para a vida plena, em Cristo, no céu. Que nós tenhamos sempre em mente isto, para que na hora da tribulação e das incertezas permaneçamos de pé, olhando para o alto e percebendo que sobre as nuvens o sol brilha forte.  Jesus veio nos tirar a indignidade do pecado e nos fez participar do reino dos céus começando já aqui na terra. Portanto, se somos filhos e filhas de Deus, urgentemente precisamos nos apossar da Sua herança. – Você sabia que Jesus Cristo lhe conquistou a glória de Deus? -  Você sabia que já é direito seu desfrutar da glória do céu, aqui na terra? – Você sabia que o sofrimento vivido com Cristo tem um significado de glória? – Você sabia que Deus deu a si o domínio de todas as coisas criadas?

 

Salmo 8, 2a.5. 6-7. 8-9 (R.Cf. 7)

 

R. Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.
2a
Ó Senhor nosso Deus,*

5que é o homem, para dele assim vos lembrardes *
e o tratardes com tanto carinho?'R.

6Pouco abaixo de Deus o fizestes, *
coroando-o de glória e esplendor;
7
vós lhe destes poder sobre tudo, *
vossas obras aos pés lhe pusestes:R.

8as ovelhas, os bois, os rebanhos, *
todo o gado e as feras da mata;
9
passarinhos e peixes dos mares, *
todo ser que se move nas águas.R.

 

Reflexão - O homem foi criado por Deus para ter domínio sobre os animais, os vegetais, os minerais. Porém, o próprio homem duvida disso e se pergunta como é que ele tão fraco e pecador pôde ser considerado pelo Criador como alguém útil!  O pecado desarmonizou a nossa humanidade, mas Jesus veio nos restaurar e nos dar dignidade para colaborar com a criação. Por isso, nós podemos salmodiar ao Senhor e louvá-Lo pela Sua bondade e Seu carinho. Jesus Cristo é o Senhor das nossas vidas.

 

Evangelho – Mc 1, 21b-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1,21b-28


21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:
24
'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão – “Por que os espíritos maus não nos obedecem?”

As Palavras e ações de Jesus provocavam a admiração de todos, pois Nele havia algo diferente dos mestres da lei: “ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem!”  Jesus vivia o que pregava e ensinava e pregava conforme a vontade do Pai, portanto, a Sua autoridade advinha da sua vivência e do seu testemunho. Assim sendo, até os espíritos maus O temiam, pois sabiam que Ele era o Santo de Deus. Jesus veio nos tirar das garras dos espíritos maus que teimam em desafiar os homens, mas não podem enfrentar a Deus. As obras que Jesus realizava naquele tempo, também hoje Ele as realiza, e para isto, nós somos Seus instrumentos. Jesus veio nos restituir a dignidade de filhos de Deus, irmãos Dele; Ele nos deu o Seu Espírito Santo que tem poder de fazer e desfazer. Em Nome de Jesus, nós também poderemos expulsar o mal e calar a boca dos impertinentes. Precisamos, então, refletir: por que também não usamos da autoridade que Ele nos dá para realizar milagres e prodígios? Por que os espíritos maus não nos obedecem? Podemos chegar à conclusão de que talvez não estejamos vivendo em consonância com os ensinamentos de Jesus. Para que os nossos ensinamentos tenham credibilidade eles devem ser acompanhados da nossa ação e do nosso testemunho fiel ao que pregamos. Resta-nos, então, perceber que Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia. A nossa autoridade está condicionada ao nosso testemunho e à nossa firmeza e convicção no falar e no agir.  

 – Qual a diferença entre falar e agir?

 – Você é uma pessoa que tem autoridade ao falar? 

– As pessoas lhe dão crédito? 

– Você tem agido da mesma forma como ensina aos outros a agir? 

 - Quais as obras que Jesus tem realizado em você e na sua família?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: