domingo, 10 de janeiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 10 DE JANEIRO DE 2021

 

DOMINGO - BATISMO DO SENHOR 

 

Cor branco

 1ª. Leitura – Is 42, 1-4.6-7

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 42,1-4.6-7


Assim fala o Senhor: 1'Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh' alma; pus meu espírito sobre ele,
ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra;
os países distantes esperam seus ensinamentos.' 6'Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7
para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O servo fiel”

Jesus é o Servo, eleito, escolhido, no qual o Pai pôs toda a Sua alegria, e que possui a plenitude do Espírito Santo. Nele se cumpriu a profecia de Isaías. No entanto, nós que fomos batizados (as) no Seu Sangue, e Dele, recebemos o Espírito que nos santifica e nos ensina a seguir os Seus passos, conforme os Seus ensinamentos, também podemos ser servos e servas fiéis. O servo fiel não clama, isto é, não brada nem esbraveja pelas ruas, não escandaliza as pessoas, mas usa de sabedoria e mansidão para não apagar a chama da fé que ainda existe no meio do povo. Da mesma forma, o servo que imita a Jesus Cristo tem o cuidado para não “quebrar uma cana rachada”, isto é, não romper relacionamentos nem decepcionar os que estão marcados e feridos pela vida. Pelo contrário, o servo ou a serva, eleitos, promovem a paz e a justiça e lutam pela concretização do Plano de Deus para os homens. Somos chamados (as) a ser fiéis à nossa condição de filhos e filhas de Deus constituídos (as) como aliança do povo e luz das nações para abrir os olhos dos cegos e tirar os cativos da prisão. Onde nós nos encontrarmos, na família, no trabalho, na sociedade, na comunidade teremos a mesma missão de Jesus Cristo, o Servo perfeito que tudo fazia por amor. – Você já assumiu a missão de servo eleito do Senhor? – Como você tem cumprido esta incumbência? -  Você tem sabedoria quando fala das coisas de Deus para alguém? – Você tem ajudado a outras pessoas a encontrar o caminho de Deus? – Assuma, esta é a sua missão! 

 

 

Salmo 28,1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R.11b)

 

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1aFilhos de Deus, tributai ao Senhor,*
tributai-lhe a glória e o poder!
2
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;*
adorai-o com santo ornamento! R.

3aEis a voz do Senhor sobre as águas,*
3c
sua voz sobre as águas imensas!
4
Eis a voz do Senhor com poder!*
Eis a voz do Senhor majestosa. R.

3bSua voz no trovão reboando!*
9b
No seu templo os fiéis bradam: 'Glória!'
10
É o Senhor que domina os dilúvios,*
o Senhor reinará para sempre! R.

 

Reflexão - Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.

 

2ª. Leitura – At 10, 34-38

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,34-38


Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: 'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35
Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Espírito Santo é quem nos motiva a viver a paz!”

Todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo.   O livro dos Atos dos Apóstolos nos afirma que Jesus apesar de ser o Senhor de todos, também como nós recebeu o Batismo e foi ungido com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo é quem nos motiva a viver a justiça e a paz de Deus e, mesmo que sejamos os maiores pecadores nós poderemos seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os necessitados e hoje nos convoca a participar da Sua vida, ministrando em Seu Nome e dando amparo a todos os que professam o Seu Nome. O nosso julgamento humano é vão e imperfeito e, pessoas que não acreditamos possam ser salvas conseguirão a salvação porque temem a Deus e praticam a justiça.  Mas a justiça de Deus não faz distinção de pessoas. – Você aceita todas as pessoas como elas são ou faz alguma acepção entre elas? - Você já acolheu a Boa Nova da Salvação de Jesus mesmo sendo um grande pecador? – Você acha que Deus está em si?

Evangelho - Mt 3, 13-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 3,13-17

Naquele tempo,13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. Palavra da Salvação

 

Reflexão - “Somos herdeiros (as) das promessas de Deus”

Em Jesus não havia pecado algum e Ele não precisaria ter sido batizado. No entanto, Ele mesmo fez questão de ser batizado por João para que se cumprisse toda a justiça de que falam as Escrituras. Logo após ter sido imerso nas águas do rio Jordão, a voz do Pai se fez ouvir e o Espírito Santo se manifestou em forma de pomba, e assim se confirmou a filiação divina de Jesus: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.  Meditando sobre o Batismo de Jesus nós também podemos refletir sobre o nosso próprio Batismo, quando o Espírito Santo veio plenificar o nosso ser e a voz do Pai do céu também confirmou que, em Jesus, somos filhos e filhas amados. Fará toda diferença na nossa vida, a certeza de que a nossa adoção como filhos e filhas do Pai foi assinada com o sangue do Seu próprio Filho. Na hora do nosso Batismo, nós somos inseridos no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e recebemos a vida nova do Espírito Santo, que também manifesta a Sua ação e nos revela o Seu grande amor. Podemos imaginar o que aconteceu dentro da nossa alma, no mais profundo do nosso ser no momento em que fomos imersos (as) nas águas do Batismo. A voz do Pai se declarou a nosso favor e o sinal da Cruz de Jesus foi gravado no nosso coração. Nunca poderemos esquecer de que somos filhos e filhas amados de Deus Pai, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, por isso, temos direito à herança do reino dos céus. Em nós se encontram as riquezas do Espírito Santo, que são dons, virtudes, armas preciosas para vencer a luta do nosso dia a dia aqui na terra. Somos herdeiros (as) das promessas de Deus e o Seu Amor Eterno também jorra como fonte no nosso coração. Por mais que o mundo queira nos desestabilizar e confundir, sempre teremos uma chance de restauração e, mesmo passando pelo sofrimento da cruz temos em nós as marcas da Ressurreição de Jesus. No Batismo nós recebemos um diamante que precisa sempre ser polido e esmerado para que não se suje nas artimanhas do inimigo.

 - Você já se apossou da herança que tem direito por justiça?

 – Imagine como terá sido o momento do seu Batismo e ouça a voz acolhedora do Pai.

 – Como você tem polido esse diamante que recebeu do Pai?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: