quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

24 DE DEZEMBRO DE 2020

 

5. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

 

ADVENTO  

 

Cor Roxo

 

 

 

1ª. Leitura – II Sm 7, 1-5.8b-12.14ª.16

 

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16


1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: 'Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!'  3Natã respondeu ao rei: 'Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo'. 
4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos:  5'Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar?  8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel.  9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra.  10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Senhor nos  dará uma casa”

Diante do questionamento de David, em virtude dele mesmo residir num palácio de cedro enquanto que a Arca da Aliança estava alojada numa tenda, o Senhor lhe fez ver que não competia a ele, Davi, tomar essa providência, pois tinha poder para, no tempo certo,  edificar uma casa para abrigar a Arca. E acrescentou: “concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos”. Fazendo um paralelo com a nossa vida percebemos que isso também acontece conosco: vivemos preocupados (as) e nos atarefamos, entendendo que compete a nós tomar providências para que todas as coisas, inclusive o que pertence a Deus, sejam perfeitas e aconteçam  de acordo com os nossos planos. O Senhor vem em nosso auxílio e nos conscientiza de que o Seu Plano para nós é completo e que não precisamos nos antecipar, pois Ele mesmo providencia o de que necessitamos.  Deus não precisa de casa feita por mãos humanas para morar, mas sim da entrega do nosso coração para que Ele permaneça conosco. Assim como fez com David, Ele deseja nos tranquilizar e dar a certeza de que a Sua casa  já foi edificada no nosso coração e, por isso, não precisaremos mais nos inquietar: assim como fez com Maria, Ele estará conosco em toda a parte por onde andarmos e assim como a David, Ele nos promete: “tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. O nosso reino é o reino do Amor, o reino dos céus que já experimentamos aqui na terra. O Senhor é o construtor da nossa casa. É Ele quem planeja e quem faz acontecer em nós o Seu plano de santidade que consiste na vivência do amor e da justiça nos nossos dias. Deus nos promete salvação, casa e o pão da tranquilidade durante todos os dias da nossa vida, inclusive na eternidade.  – Você tem tentado se antecipar e tomar as providências que só compete a Deus? – Você acha que tem capacidade para resolver todas as coisas? – Com auxílio de quem você conta para enfrentar as suas necessidades? 

 

Salmo 88 (89), 2-3. 4-5. 27.29 (R.2a)

 

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,*
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
3Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!'*
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.R.

4'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,*
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,*
de geração em geração garantirei o teu reinado!'R.

27Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois
meu Deus,* sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`
29Guardarei eternamente para ele a minha graça*
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.R.

 

Reflexão - O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecer isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.

 

Evangelho – Lc 1, 67-79

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,67-79


Naquele tempo: 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68'Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas,
71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. 72Ele usou de misericórdia para com nossos pais,
recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. 76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação,
pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará,
79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte,
e dirigir nossos passos no caminho da paz.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “profetas do sol nascente”

Todas as profecias da Bíblia se referem ao projeto de salvação de Deus Pai para libertar os homens do pecado e da morte.  Cheio do Espírito Santo, Zacarias, abriu os lábios e profetizou reconhecendo a grande obra que o Senhor realizaria para a salvação da humanidade por meio do seu filho João Batista.  

Ele seria o “profeta do Altíssimo, aquele que iria adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando a salvação pelo perdão dos pecados”.   Por isso, baseados na oração de Zacarias nós também podemos nos colocar no mesmo contexto que ele para exaltar a Deus pela vinda do Salvador.  Também podemos assumir as promessas de salvação do Senhor para nós e para a nossa família proferindo este louvor em nome de cada membro da nossa casa nos apossando da força que vem do céu a fim de nos livrar do mal e da ação dos inimigos. Somos da mesma forma, chamados a ser profetas anunciadores da chegada do Sol nascente que nos visita neste Natal. Jesus é o Sol que nasce do alto e vem para iluminar os nossos relacionamentos familiares e dirige os nossos passos no caminho da paz. A Sua Palavra é um mapa que nos direciona e nos motiva a dar passos firmes para enfrentar todas as situações pelas quais passamos. Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também, como Zacarias, somos movidos a louvar ao Senhor pelas nossas conquistas.    

– Você tem louvado a Deus pela sua família? 

– Você tem pedido para ela a salvação de Jesus?

 – De que a sua família mais necessita? 

– Na sua família reina a paz?

 – Peça a Jesus hoje, paz para os seus relacionamentos familiares e comece você mesmo (a) a ser portador (a) desta graça. 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Camianho

 

Nenhum comentário: