quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23 DE DEZEMBRO DE 2020

 

4ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

 

ADVENTO  

 

Cor Roxo

 

1ª Leitura - Ml 3,1-4.23-24

 

Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4.23-24

Assim fala o Senhor Deus: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja 
e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim
fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor
a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,
antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível;

24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “desejo de libertação

Dando sequência ao tempo do Advento a liturgia de hoje continua nos acenando com as profecias sobre a vinda do Salvador. Este é, portanto, um período favorável para que mais uma vez nos apossemos das promessas de Deus para saciar a nossa fome de felicidade. O homem em todos os tempos sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. É próprio do ser humano o desejo de libertação!   Nesta leitura o Senhor nos sinaliza com a chegada do Seu Anjo que vem preparar em nós o caminho para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista.  Jesus Cristo já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Ele vem para cada homem de boa vontade!  Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertados da escravidão do mal. Vem para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus.   Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado nos impõe, poderemos ofertar ao Senhor os frutos da nossa vida, das nossas lutas e conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e nos torna homens e mulheres puros, capazes de Lhe fazer oferendas justas. -  Você já acolheu a chegada do Messias, do libertador do seu coração? – Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? –  De que você ainda precisa ser libertado (a)?

                                    

Salmo - Sl 24 (25), 4-5ab. 8-9. 10.14 (R. Lc 21,28)

 

R. Levantai vossa cabeça e olhai,
pois, a vossa redenção se aproxima!


4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
5aVossa verdade me oriente e me conduza,
5bporque sois o Deus da minha salvação!R. 

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R. 

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor*
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo aos que o temem 
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

 

Reflexão - Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós o coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

 

Evangelho - Lc 1,57-66

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.' 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “no nome a missão”

João Batista veio ao mundo com a missão de abrir caminhos para a chegada da Salvação de Jesus. O seu nascimento revela que Deus é o Senhor do tempo e da história quando interveio diretamente na vida de Zacarias e Izabel. Por isso, fatos extraordinários aconteceram com eles, os quais, já idosos experimentaram a grande manifestação do poder do alto.  O Espírito Santo agiu poderosamente e até na escolha do nome percebia-se entre Isabel e Zacarias uma unidade perfeita. O Senhor também age de modo poderoso na nossa vida e pensa em todos os detalhes para que o Seu plano de Salvação se realize em nós, e o primeiro passo é que possamos acolher o Messias, que veio para nos salvar e dar vida plena. Assim como designou um nome para João Batista, Deus também pensou no nosso nome que pode designar a nossa missão a que somos chamados a desempenhar.  O plano de Deus para nós também pode se revelar no significado do nosso nome e mesmo que não tenhamos conhecimento o Senhor nos motiva, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito.    No dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, no entanto, somente Deus poderia saber qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos evocados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus. 

 – Você sabe por que escolheram o seu nome?

-  Sabe qual o significado? 

– Converse com o Senhor para saber qual a sua parte no plano Dele?  

- Será que você já está vivendo dentro deste plano? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: