terça-feira, 22 de dezembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

22 DE DEZEMBRO DE 2020

 

3ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

 

ADVENTO  

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – I Sm 1, 24-28

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 1,24-28


Naqueles dias: 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos,
três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: 'Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi,
e o Senhor ouviu a minha súplica 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida'. E adoraram o Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a alegria da maternidade”

Reconhecendo o poder de Deus que se manifestou nela a partir da sua oração, Ana foi até à casa do Senhor e ofereceu a Ele o pequeno Samuel, a dádiva que havia recebido das Suas mãos. Antes, Ana era estéril, mas milagrosamente o Senhor lhe concedeu a alegria da maternidade.  Ao longo de toda a nossa vida e de acordo com as diversas situações nós também temos feito pedidos ao Senhor e Ele tem nos atendido. No entanto, recebemos os favores e, muitas vezes, esquecemos até de agradecer ou mesmo de reconhecer a Sua providência para nós. Colocando-nos, hoje, diante do exemplo de Ana, nós também podemos refletir nas coisas impossíveis que pedimos ao Senhor e que mesmo sem esperança, finalmente se cumpriram. A mãe de Samuel demonstrou sua gratidão ao Senhor que retirou dela o opróbrio da infecundidade. Que o seu exemplo nos ajude  a não somente agradecer ao Senhor, mas também ofertar a Ele o fruto das conquistas que obtivemos pelas Suas mãos prodigiosas. No final de mais um ano nós temos a oportunidade de louvar a Deus pela Sua providência, pela Sua proteção, pelo Seu consolo e, principalmente, pela Sua misericórdia.  – Durante o ano que está findando você fez muitos pedidos a Deus? – Você já reconheceu os favores que Ele lhe concedeu? - Você já agradeceu e ofereceu a Deus o que Dele recebeu? – Aproveite este momento único e faça isto, agora!

 

Salmo - 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (R. 1a)

 

R. Meu coração exultou no meu Senhor salvador

'Meu coração exulta de júbilo no Senhor,*
e minha fronte se eleva por meu Deus.
Minha boca desafia meus adversários,*
porque me alegro na vossa salvação.R.

4O arco dos fortes quebrou-se,*
enquanto os fracos são revigorados.
5Os saciados empregam-se pelo pão,*
enquanto aos famintos não falta alimento.
A mulher estéril dá à luz sete vezes*
enquanto a mãe fecunda fenece.R.

6O Senhor é quem dá a morte e a vida,*
faz descer à morada dos mortos e de lá voltar.
7É o Senhor que torna pobre ou rico,*
é ele que humilha e exalta.R.

8aLevanta do pó o necessitado*
8be do lixo ergue o indigente,
8ce o faz assentar entre os príncipes,*
8ddestinando-lhe um trono de glória.R.

 

Reflexão - O Cântico de Ana é para nós um modelo de oração e de reconhecimento ao Senhor que vem em nosso socorro e nos sacia na hora da necessidade. Ela nos ensina a exultar com o coração e elevar a Deus o nosso rosto alegre pela Sua intervenção. Reconhecer a nossa pequenez e aclamar a Deus pela Sua onipotência é uma necessidade da nossa alma. Quando assim fazemos, nós nos sentimos fortes e nos tornamos pessoas nobres que ocupam um lugar de honra e distinção no coração do Pai.

 

Evangelho – Lc 1, 46-56

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56


Naquele tempo: 46Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,
50e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.' 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Magnificat”

Foi no cântico de Ana que Maria se inspirou para exaltar a Deus pelos Seus grandes feitos na sua vida. Reconheceu a sua humildade e exaltou o poder do Deus Salvador. Assim, ela expressou a alegria da alma e do espírito, assumindo a Palavra de Deus por meio dos profetas, se denominando a Bem Aventurada! A humildade é a expressão da verdade e quando nós reconhecemos o poderio do Senhor e a nossa limitação, nós estamos assumindo o ser verdadeiro e, também, podemos nos proclamar, humildes e bem aventurados (as). “A misericórdia do Senhor se estende de geração em geração a todos os que o temem”! Portanto, todos (as) que temem o Senhor, isto é, que respeitam e obedecem à Sua Palavra, que têm horror ao pecado, que experimentam o Seu amor, confiam na sua misericórdia, mesmo que muitas vezes estejam, aparentemente, subordinados ao “poder” dos homens. Que o Magnificat seja para nós, todos os dias, o hino que os nossos lábios entoem para que assim, nós também, possamos como Ana, como Maria, e tantos homens e mulheres da Bíblia exultar de alegria, no corpo, na alma e no espírito. 

Faça hoje a oração do Magnificat assumindo o lugar de Maria e você sentir-se-á também bem aventurado (a)


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

  

Nenhum comentário: