quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

PAPA FRANCISCO NOMEIA PADRE CEARENSE BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

 


 O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 23 de dezembro, o padre Júlio César Gomes Moreira como bispo titular de Tisiduo e auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Até então o padre atuava como presbítero na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Sobradinho (DF). Também exercia a função de coordenador da Comissão do Clero e membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Brasília (DF).

Biografia e trajetória religiosa

Filho de Luís Gonzaga Moreira e Maria Janete Gomes Moreira, padre Júlio nasceu em Fortaleza (CE), em 18 de março de 1972. Bacharelou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1997 e em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima, em 2003. Especializou-se em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl (2011-2012).

Foi ordenado padre da arquidiocese de Brasília em 6 de dezembro de 2003.  Atuou como pároco da paróquia São José, em Brazlândia (DF) de 2004 a 2005. Também foi formador no seminário maior Nossa Senhora de Fátima da arquidiocese de Brasília de 2006 a 2007 e no seminário propedêutico São José, de Brasília, de 2008 a 2010. De 2011 a 2015, foi reitor do seminário maior Interdiocesano São João Maria Vianney e do Seminário Propedêutico Santa Cruz, em Goiânia.

Também colaborou no Santuário do Santíssimo Sacramento, em Brasília, em 2016, e foi vigário episcopal do vicariato Centro de Brasília, no mesmo ano. Até então, vem exercendo as funções de coordenador da Comissão do Clero de Brasília (2019-2020), membro do Colégio dos Consultores e pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho-DF (2017-2020).

Saudação a Dom Júlio César Gomes Moreira

Brasília-DF, 23 de dezembro de 2020

Estimado Monsenhor Júlio César Gomes Moreira,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo titular de Tisiduo e auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB.

Transmitimos nossos votos de boas-vindas ao episcopado recordando trechos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) sobre a realidade do “mundo urbano atual, cuja mentalidade está presente no campo e na cidade” (Cfr. n. 10).

A realidade urbana, fragmentada, carregada de luz e de sombras, mas também cheia de potencialidades, é muito mais do que um lugar social geográfico. Trata-se de uma mentalidade e cultura. Nesta realidade, seu ministério como membro do episcopado, é chamado a ser presença e a buscar uma Igreja como casa e comunidade eclesial missionária sempre em saída.

Desejamos que como bispo auxiliar possa contribuir, assim como vem contribuindo na Igreja em Brasília e no regional Centro-Oeste da CNBB, com o arcebispo dom Walmor  Oliveira de Azevedo no governo pastoral da arquidiocese de Belo Horizonte.

Em Cristo,

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: