quinta-feira, 19 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

19 DE NOVEMBRO DE 2020

 

QUINTA FEIRA DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

 

1ª. Leitura – Ap 5, 1-10

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 5,1-10


Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: 'Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?'
3Ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: 'Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro'. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos.
Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro,
os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: 'Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra.'Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “só Jesus pode abrir o Livro da nossa vida”

Esta leitura nos mostra a nossa realidade antes de Jesus: estávamos condenados à morte eterna e ninguém era digno de abrir o Livro da nossa Salvação. Jesus é o Cordeiro Redentor que foi imolado por nós e nos deu condições de reatar a nossa amizade com o Pai. Só Jesus pôde romper os sete selos e abrir o livro que continha o decreto de misericórdia do Pai que nos recebe e nos ama apesar de todas as nossas faltas. A visualização de São João, portanto, é a nossa mentalidade, ainda hoje, quando não acolhemos a salvação de Jesus. Não nos auto conhecemos porque não conhecemos Jesus e o Livro da nossa história pessoal permanece como que selado, consequentemente, também choramos e lamentamos. Não experimentamos a Salvação que Ele veio nos dar e não saboreamos o Amor de Deus nem a manifestação do Espírito Santo e, desanimados, não vemos saída para os nossos problemas entendendo que não há ninguém no mundo que possa nos ajudar. Mas o anjo do Senhor vem hoje também animar a todos nós que choramos sem entender a vida: “Não chores!  Eis que o Leão da tribo de Judá, o rebento de Davi, saiu vencedor!” Jesus é o vencedor, foi Ele quem conquistou para nós o direito a uma nova vida. Precisamos apregoar isto por onde andarmos para que todos saibam.  – Você ainda continua chorando por causa das suas dificuldades? – Você conhece Jesus? – E a si mesmo? – Jesus já abriu o Livro da sua vida? – Você sente a misericórdia do Pai? - Você sabe que Jesus já conquistou a vitória para todos nós? 

 

Salmo 149,1-2. 3-4. 5-6a.9b (R. Ap 5,10)

 

R. Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
2Alegre-se Israel em Quem o fez, *
e Sião se rejubile no seu Rei!R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, *
toquem harpa e tambor em sua honra!
4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *
e coroa com vitória os seus humildes.R.

5Exultem os fiéis por sua glória, *
e cantando se levantem de seus leitos,
6acom louvores do Senhor em sua boca *
9bEis a glória para todos os seus santos.R.

 

Reflexão - Há realmente um canto novo que brota nos nossos lábios quando experimentamos o amor de Deus vivendo em nós. Israel, somos cada um de nós que se alegra pela Salvação de Jesus que é real no nosso dia a dia. Não esperemos por algo que ainda virá: Ele já nos salvou, e essa salvação é para ser vivida desde já, por isso levantemo-nos dos nossos leitos de desânimo e exultemos de alegria pelo dia de hoje.

 

Evangelho – Lc 19, 41-44

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,41-44


Naquele tempo: 41Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos
farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “ o que poderá nos trazer a paz?”

Jesus chorou por causa da rejeição do povo de Jerusalém e já prevendo o que lhe aconteceria desabafou e lamentou com estas palavras: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz”!  O desabafo de Jesus pode ser para nós uma fonte de reflexão no hoje da nossa vida. Se nos pusermos a meditar e analisar com sinceridade a maneira como estamos vivendo, quais são as nossas escolhas, as nossas preferências e onde nós estamos colocando o sentido para a nossa vida, também podemos constatar que Jesus chora por nós e lamenta a nossa situação. Dizemos que somos de Deus, mas recusamos o Senhorio de Jesus. A Sua Palavra continua sendo apenas uma história bonita que aconteceu há muito tempo e não é para nós, agora. Estamos fracos e não conseguimos entender por que nos falta a paz.  O medo hoje nos tira do sério, somos ansiosos e temos dúvidas quanto ao nosso amanhã.  Jesus continua a nos acenar, HOJE, e a nos propor dias de paz. Por que esperar para amanhã? É tempo de questionar a nossa vida a fim de que perceber se estamos aproveitando bem o tempo que temos. O tempo é hoje, não devemos ficar à espera de um tempo que virá, porque o tempo da paz é o tempo presente. Não devemos continuar passivamente acomodados na nossa vidinha medíocre quando Deus tem projetos para nós que nos farão produzir frutos em abundância.  Nós nunca fazemos ideia do quanto magoamos o coração de Deus com a nossa recusa, quando nós nos achamos incapazes e sem importância. Somos a Jerusalém de hoje e precisamos assumir as Palavras de Jesus. Reflita com os versículos abaixo:

1 – O que você ainda espera para poder aderir ao projeto de paz que Deus tem para si?

2 – Você reconhece o tempo em que Jesus o (a) visitou?

3 – Quem são os seus inimigos?

4 – Será que Jesus também chora por não ter o seu amor?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

Nenhum comentário: