quinta-feira, 26 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE NOVEMBRO DE 2020

 

QUINTA-FEIRA DA TRIGÉSIMA QUARTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ap 18,1-2.21-23;19,1-3.9a

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 18,1-2.21-23;19,1-3.9a


Eu, João, 1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder,
e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: 'Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: 'Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá;
23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus  comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: 'Aleluia!
A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição,
e vingou nela o sangue dos seus servos'. 3E repetiram: 'Aleluia!
A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!' 9aE um anjo me disse: 'Escreve: Felizes são os convidados para o banquete
das núpcias do Cordeiro.' Palavra do Senhor.

 

“Caiu! Caiu a grande Babilônia: “Esta linguagem é a maneira profética de mostrar que Deus tiraria do poder aqueles que dominavam e abusavam dos outros. No Antigo Testamento, há várias profecias sobre a queda da Babilônia. Estas profecias foram cumpridas na queda do domínio babilônico e até na destruição da cidade, mas não literalmente de uma forma imediata e desastrosa.   A cidade “caiu” ao líder persa, Ciro o Grande, em 539 a.C., data que geralmente marca o fim do império babilônico, mas as batalhas desta conquista ocorreram em outros lugares, fora da cidade.”

Para nós, hoje, o mais importante é que confiemos nas promessas de Deus que se cumprem e se cumprirão no momento oportuno. O pecado e a morte já foram vencidos e com Jesus seremos mais que vencedores. Faremos parte desta multidão que no céu canta Aleluia ao Senhor. Sabemos que os julgamentos de Deus são verdadeiros e justos e, enquanto aqui estivermos lutaremos para não nos corromper e não nos prostituir negando o Nome de Jesus. Que suba ao céu, desde já, o aroma das nossas orações a fim de que possamos, um dia, também participar do banquete das núpcias do Cordeiro. No entanto, aqui na terra nós já temos a oportunidade de antecipar este banquete quando nos aproximamos da mesa da Eucaristia e nos unimos ao Aleluia cantado no céu pelos anjos e pelos santos e santas. – Você tem feito a sua parte para não cair na trama do inimigo de Deus? – Você tem lutado contra a “prostituição” espiritual que é a escravidão ao pecado? – Você já tem um vislumbre das Bodas do Cordeiro? – Qual o testemunho que você tem sobre o poder da Eucaristia na sua vida?

 

Salmo 99 (100),2. 3. 4. 5 (R. Ap 19,9a)

R. São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria, *
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
Ele mesmo nos fez, e somos seus, *
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

4Entrai por suas portas dando graças,
e em seus átrios com hinos de louvor;*
dai-lhe graças, seu nome bendizei!R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre, *
seu amor é fiel eternamente!R.

 

Reflexão - O convite é para todos, porém, nem todos o aceitam. Uns, porque não têm entendimento sobre a verdade de Deus, outros, às vezes, por falta de vontade ou mesmo porque não têm tido incentivo. Nós precisamos entender que somos bem-aventurados, isto é, felizes, porque já fomos convidados e não podemos desperdiçar a oportunidade de nos aproximar do local da festa. A prova de que aceitamos o convite é dada quando nós servimos ao Senhor com alegria, quando nós cantamos jubilosos Seus louvores, quando nós acolhemos a sua bondade e a sua misericórdia e confiamos no Seu grande amor que é capaz de nos transformar.

 

Evangelho – Lc 21, 20-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,20-28


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia,
devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas
e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo.
24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.
Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “esperança na nossa libertação” 

Estamos vivendo um tempo de espera e arrependimento. Tempo propicio para que estejamos conscientes das nossas ações e atentos (as) ao que podem significar para nós as coisas que acontecem ao nosso redor. Neste Evangelho Jesus nos adverte acerca dos fenômenos que acontecerão no mundo e com as pessoas antes da Sua vinda gloriosa. Se prestarmos atenção, muitos sinais já   se fazem notar hoje, no mundo.  A maioria das pessoas se apavora quando ouve falar desses prognósticos, porém, os que têm a percepção dos ensinamentos evangélicos, compreendem que as palavras de Jesus vêm nos edificar e nos ajudam a manter a esperança na nossa libertação. O mundo à nossa volta, se angustia e sofre, muitas pessoas passam por dificuldades e se sentem perdidas, no entanto, isto é prenúncio de libertação. Jesus mesmo nos esclarece quando diz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.  Jesus já veio como homem e chegou para nós por meio do seio de Maria, se entregou por nós, foi crucificado, morto e ressuscitado para a nossa Salvação.  Não podemos mudar os profecias de Jesus, pois todos esses fatos já estão acontecendo. Todavia, podemos nos apossar dessa Palavra e acolher mais uma vez o Salvador que veio para nos dar uma vida nova. No Natal nós teremos a oportunidade de reviver o mistério da Encarnação de Jesus e assumir o nosso posto de guardiões da fé sem temor, na certeza de que o tempo da libertação se aproxima e deixando que a manifestação da vida de Jesus ocorra primeiro no nosso coração. 

- Qual é a percepção que você tem das palavras de Jesus? 

-  Você se atemoriza quando ouve falar desses acontecimentos? 

- O que você vê acontecer no mundo, hoje, já confirma isto? 

- Jesus já veio para você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: