sábado, 21 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

21 DE NOVEMBRO DE 2020

 

SÁBADO – APRESENTAÇÃO DE

 

NOSSA SENHORA - MEMÓRIA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – Zc 2, 14-17

 

Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17


14`Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Maria, Mãe do Salvador”

Escolhida por Deus para acolher no seu ventre o Salvador da humanidade Maria é a Mãe que abrigou Jesus e O entregou para a salvação da humanidade. Por isso, ela é comparada a uma cidade em dia de festa que abriga nos seus muros um habitante ilustre. “Por isso muitas nações se aproximarão do Senhor; naquele dia, e serão o seu povo”, diz a profecia. Somos também hoje essas nações que, atraídos pela beleza de Maria, nos aproximamos de Jesus e nos tornamos povo de Deus. Jesus, filho de Maria é o nosso Salvador, portanto, por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho.  Muitos, porém, ainda não receberam Jesus porque ainda não aceitaram a Sua Mãe. O Senhor vem para tomar posse da terra do nosso coração, vem habitar no meio de nós, vem nos trazer Salvação e tudo isto podemos experimentar pela intercessão de Sua Mãe que se tornou também Mãe nossa. Como Maria, nós também podemos ser hoje, uma cidade que se alegra porque encontrou em Jesus a sua libertação e abre as portas para que entre o povo que ainda não O conhece e precisa conhecê-Lo por meio de nós. Será preciso que O apresentemos com o nosso testemunho de filhos e filhas parecidos com nossa Mãe, Maria.  – Você se sente um filho, uma filha de Maria? – Você tem consciência de que, como Maria é instrumento de Deus para revelar ao mundo a presença de Jesus? -  Você sente alegria por ser filho (a) de Maria?

 

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

 

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46A minh'alma engrandece ao Senhor, * 
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, R.

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! R.

50Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam.
51Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. R.

52Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou.
53De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos. R.

54Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, 
55como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. R.

 

Reflexão - Este foi o canto que Maria elevou quando Isabel a distinguiu com o título de Mãe do Salvador. Apesar da sua humildade ela reconheceu-se privilegiada e escolhida porque assim fora do agrado de Deus. Isso também pode acontecer conosco: a alegria, de nos sentir escolhidos (as), pessoas excepcionais porque assim Deus quer que sejamos. Maria cantou que o Amor de Deus se estende de geração em geração sobre todos os que O respeitam. Portanto, se tememos o Senhor, nós também fazemos parte da geração dos que acolhem o amor do Pai no seu coração, e, por isso, somos bem-aventurados (as).

 

Evangelho – Mt 12, 46-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50


Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “submissos ao Plano de Deus”

Jesus se dirigiu aos Seus discípulos e hoje olha também para nós nos oferecendo a oportunidade para que possamos ser enquadrados no rol de pessoas dignas de ser chamadas filhas de Deus Pai, tendo Maria como Mãe e a Ele próprio como irmão,  portanto, membros da Sua família e Seus discípulos. A condição é que façamos a vontade do Pai. Motivados, então, pelo poder do Espírito Santo, todos nós, assim como Maria, temos capacidade de fazer a vontade de Deus.  Maria é aquela que soube dizer sim ao Plano do Pai e se entregou completamente a Ele para que se fizesse nela a Sua vontade. O exemplo de Maria nos é dado com o propósito de clarear a nossa mente e o nosso coração para aprender com ela a ser submissa aos planos de Deus. Todos nós somos chamados a fazer parte da família de Jesus e, por isso, podemos dizer que fomos também escolhidos (as) por Jesus Cristo para participar da Sua família, fazendo a vontade do Pai que está no céu. Seremos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs de Jesus, se estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar e segundo à Sua vontade. E a vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida.   

- Você cumpre a Palavra de Deus?

 – Você se considera da família de Jesus Cristo? 

– O que Deus tem insistido para você fazer? 

- O que falta para que você faça?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: