terça-feira, 17 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE NOVEMBRO DE 2020

 

TERÇA-FEIRA DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ap 3, 1-6.14-22

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 3,1-6.14-22


Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: 'Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: - Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta,
e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.' 14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: 'Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. 17Tu dizes: 'Sou rico e abastado
e não careço de nada', em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho:
compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico,
e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos,
para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo.
Esforça-te, pois, e converte-te. 20Eis que estou à porta, e bato;
se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz às Igrejas'.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Em Cristo somos mais que vencedores”

A Palavra de Deus é eterna, não tem limite de tempo. A mesma mensagem que foi anunciada no passado precisa ser apregoada hoje, no presente e, amanhã, no futuro para que os homens  se convertam. No Livro do Apocalipse é o próprio Jesus que se apresenta a São João e revela, por meio de símbolos, os mistérios do Pai para a humanidade. Jesus se dirige às Igrejas para exortar, encorajar e motivá-las à conversão fazendo-lhes promessas de uma vida nova. Essas Igrejas representam hoje cada um de nós que desejamos caminhar para a santidade, no entanto, nos afastamos das coisas de Deus e nos envolvemos com os nossos projetos humanos. Assim sendo, algumas vezes entendemos que estamos vivos, entretanto, aos poucos, vamos deixando morrer em nós o homem espiritual, ofuscados pelos apelos do mundo. Porém,   como na Igreja de Sardes, Jesus encontra em nós ainda um pouquinho de vida que  Ele deseja restaurar. Outras vezes paramos na mediocridade do nosso dia a dia e nos tornamos “mornos”, tíbios, insensíveis aos apelos de Deus. Apesar de ricos e abastados das riquezas materiais temos o coração entorpecido e sem apetite para acumular as riquezas espirituais. O Senhor nos adverte e nos ameaça: “estou para vomitar-te da minha boca”! No entanto, na ânsia de nos salvar, Ele também nos aconselha: “compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires... compra também um colírio para curar os teus olhos”. E acrescenta: “Eu repreendo e educo os que eu amo”. Precisamos levar a sério as palavras deste Livro das Revelações de Jesus. Jesus bate à nossa porta e nos convida a cear com Ele, a assentar-se com Ele no Seu trono. Enquanto caminhamos aqui o trono de Cristo é a Cruz que nos liberta e nos exercita para a luta.   Em Cristo somos mais que vencedores, por isso, estejamos certos de que os nossos nomes não foram apagados do livro da vida e que a roupa branca está sendo modelada em nós a cada dia quando damos passos de conversão para Deus. – Como você está se sentindo atualmente: morto (a) ou vivo (a)? – Como está o seu coração: frio, morno ou quente? – Você está muito preso (a) aos seus projetos pessoais? – Será que Jesus vai “vomitar” você?

 

 

 

 

Salmo 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R.Ap 3,21))

 

R. Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

2É aquele que caminha sem pecado*
e pratica a justiça fielmente;
3aque pensa a verdade no seu íntimo *
3be não solta em calúnias sua língua.R.

3cQue em nada prejudica o seu irmão,*
3dnem cobre de insultos seu vizinho;
4aque não dá valor algum ao homem ímpio,*
4bmas honra os que respeitam o Senhor.R.

5não empresta o seu dinheiro com usura,
nem se deixa subornar contra o inocente.*
Jamais vacilará quem vive assim!R.

 

Reflexão - Apesar de não termos consciência disso, enquanto estamos aqui na terra o nosso maior desejo é um dia habitar na casa do Pai. Voltar para a sua casa é o anseio da nossa alma, porém, precisamos ter em mente os conselhos do salmista: “Morará na casa do Senhor aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente”. Somos pecadores, porém podemos viver sem praticar o pecado. Basta que sigamos a Jesus e ao Seu Evangelho que prega o amor a Deus e ao próximo como primeiro mandamento.

 

Evangelho – Lc 19, 1-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,1-10


Naquele tempo: 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente
e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.' 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!' 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.' 9Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - "misericórdia e generosidade" 

O homem vive buscando Aquele que pode lhe dar a paz e serenidade, no entanto, muitas vezes não consegue encontrá-Lo por causa da vida que leva com ocupações e preocupações, com afazeres e tantas coisas lícitas e ilícitas que  pratica! Todavia,  aquele (a) que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e verá, aqui na terra dos viventes, o supremo bem de uma vida transformada. A experiência de Zaqueu ao ter um encontro pessoal com Jesus levou-o ao arrependimento e, por conseguinte, a ter um gesto concreto de penitência. Embora, fosse ele um pecador público, pela narrativa nós percebemos que ele mesmo provocou aquele encontro com Jesus quando subiu na árvore e chamou a atenção de Jesus apesar da multidão.  Nós também precisamos fazer todo esforço para nos reconciliar com Deus, apesar das dificuldades, das nossas ocupações e de tudo que nos atrapalha e tenta nos impedir de fazê-lo. Precisamos fazer a experiência de subir na árvore, que poderá ser uma pessoa amiga que nos convida para um grupo de oração, para um momento de Adoração ou  algum lugar onde  nós podemos conhecer Jesus.  Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Ele, porém, não quer que permaneçamos encostados em cima da árvore, dependendo das pessoas. Como fez com Zaqueu Jesus nos manda também descer da árvore, pois Ele quer ser levado para a nossa casa. Ele também nos diz, “Hoje eu devo ficar na tua casa. Quando recebemos Jesus Cristo na nossa casa encontramos a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia e nos leva ao arrependimento sincero e nos toca ao ponto de devolvermos ao próximo aquilo que dele usurparmos. Todos nós, podemos não fazer o mesmo que Zaqueu, no entanto, devemos a nós mesmos o amor que podíamos ter usufruído antes para distribuir com o nosso próximo   

- Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? 

-  Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus?

 -  Você já desceu da árvore?

 - Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo?  

- O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração? 

– Você tem sido generoso com o próximo assim como Deus o é consigo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: