domingo, 15 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

15 DE NOVEMBRO DE 2020

 

DOMINGO DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Pr 31,10-13.19-20.30-31

 

Leitura do Livro dos Provérbios 31,10-13.19-20.30-3110

Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. 11Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. 12Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias de sua vida. 13Procura lã e linho, e com habilidade trabalham as suas mãos. 19Estende a mão para a roca e seus dedos seguram o fuso. 20Abre suas mãos ao necessitado e estende suas mãos ao pobre. 30O encanto é enganador e a beleza é passageira; a mulher que teme ao Senhor, essa sim, merece louvor. 31Proclamem o êxito de suas mãos, e na praça louvem-na as suas obras! Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a mulher forte”

 A mulher forte é aquela que teme o Senhor e a Ele se dispõe a servir colocando os seus dotes a serviço da sua família e do mundo. Nesta leitura o autor sagrado afirma que não se pode mensurar o seu valor pela sua beleza ou por seu encanto que são coisas passageiras e diz que ela vale muito mais do que as joias.  Se todas as mulheres entendessem o zelo e o carinho de Deus Pai pela sua missão aqui na terra o mundo seria outro. A mulher tem a chave para fazer o homem feliz e, assim também, constituir uma família feliz. Dentro de cada mulher há um profundo apelo espiritual que a distingue do homem e faz com que ela seja perspicaz, intuitiva e iluminada. “Seu corpo é todo flexibilidade e ternura. É feito para acolher, para consolar, para dar a vida.” Porém, devemos ter em mente que uma mulher sozinha, sem Deus, pode ser uma inimiga ferrenha da felicidade de um lar. Muitas vezes, é da mulher que dependem o sustento e a estabilização da família. Por isso, não é à toa, que a mulher temente a Deus consegue o equilíbrio em tudo o que realiza e, por isso, obtém a confiança do homem. Maria, mãe de Jesus é o exemplo da “mulher forte”, habilidosa, caridosa, fiel e nela todas as mulheres da terra deveriam espelhar-se. – Como você define o papel da mulher na sociedade, hoje? – Você, como mulher, se acha valorizada?  - E você, como homem tem sabido valorizar a mulher? – Você encontra diferença entre uma mulher temente a Deus e uma mulher que vive alheia a Deus?

 

Salmo - Sl 127,1-2.3.4-5 (R. 1a)

 

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!


1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.


3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida;*
para que vejas prosperar Jerusalém.R.

 

Reflexão - Os que temem o Senhor são todos os que trilham os seus caminhos e andam conforme a sua justiça. O salmista põe a família que teme o Senhor em evidência e revela as consequências das suas ações. Será feliz, terá filhos sadios, terá trabalho, será abençoada e tudo para ela irá bem. Que nós possamos cantar também este salmo de todo o coração proclamando a felicidade que reina nas nossas famílias.

 

2ª Leitura - 1Ts 5,1-6

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,1-6

1Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: 'Paz e segurança!', então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios. Palavra do Senhor.

Reflexão - “filhos da luz, filhos do dia”

São Paulo nos convida a caminhar na luz e não nas trevas. Viver nas trevas é viver na ignorância, sem tomar conhecimento da Palavra de Deus, das suas exortações, da sua lei. As coisas do mundo não nos oferecem paz nem segurança, pelo contrário, apenas nos anestesiam e nos tiram a visão do que é valioso aos olhos de Deus. A Palavra de Deus está sempre nos alertando e abrindo os olhos. Os filhos da luz são filhos do dia e porque não dormem na ignorância não serão pegos de surpresa. Se, dormimos, é porque a Ela não damos crédito. Não sabemos qual o tempo nem a hora em que o Senhor virá, porém temos a certeza de que Ele um dia voltará para nos levar para a Terra que o Pai nos prometeu. É tempo de esperança e de vigilância. - O que você espera como consequência da vida que tem levado? - O fato de meditar a Palavra de Deus tem lhe feito recuar em fazer alguma coisa errada?- Você se considera  filho (a) da luz ou das trevas?

 

Evangelho - Mt 25,14-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,14-30

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
14Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos,
a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: `Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei'. 21O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: `Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei'. 23O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: `Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence'. 26O patrão lhe respondeu: `Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.' 28Em seguida, o patrão ordenou: `Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até  o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o dom da vida”

Esta parábola contém um ensinamento valioso para a nossa vida espiritual e humana. Nós sabemos que temos dons e que Deus nos premiou com talentos e virtudes. Muitas vezes, porém, nós desprezamos os carismas que temos e deixamos de lado a capacidade que possuímos, por preguiça ou desleixo, porque não valorizamos e desconhecemos o nosso potencial. O dom da vida é o primeiro talento que nós recebemos das mãos de Deus!  É o talento mais simples e ao mesmo tempo o talento mais importante. Às vezes queremos que a nossa vida seja perfeita em todos os sentidos e nos sentimos fracassados quando não conseguimos algo que os outros já possuem, mas o Senhor só quer de nós que vivamos a vida com alegria e confiança Nele. Na parábola, o homem que recebeu apenas um talento, escondeu-o porque teve medo do patrão. Isto também acontece conosco: o medo, a insegurança, a falta de confiança em Deus nos levam a destruir a nossa capacidade de viver feliz conforme o Seu plano para nós. A justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida e justo é que todos nós usemos e desfrutemos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade. No entanto, nós queremos muito mais do que recebemos e não aproveitamos o que está nas nossas mãos para fazer render mais. Perdemos um tempo precioso da nossa vida e enterrarmos as pequenas oportunidades que temos de viver bem. Para ser fiéis no muito precisamos primeiro ser fiéis no pouco. Não podemos perder tempo e ainda podemos reverter esse quadro aproveitando o tempo que nos resta depositando no Banco da vida tudo o que recebemos das mãos do Criador. 

– Você tem consciência dos dons que possui?  

- O que você tem feito com eles?

 – E com o dom da sua vida, você tem cuidado dela? 

- Você já parou para pensar na grandeza que é a sua simples vida?

- Você aprecia a sua vida ou acha que a vida do outro é melhor que a sua?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: