quarta-feira, 11 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE NOVEMBRO DE 2020

 

QUARTA- FEIRA DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Tt 3, 1-7

 

Leitura da Carta de São Paulo a Tito 3,1-7


Caríssimo: 1Admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens.
3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados,
escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça
que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo,
6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça,
nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “todos nós temos a quem obedecer

Por graça e misericórdia do Pai, é que nós fomos justificados em virtude da entrega de Jesus Cristo na Cruz. Jesus veio nos salvar de toda perversão a que estávamos sujeitos por causa do pecado dos nossos primeiros pais. No entanto, precisamos ter consciência de que não foi apenas para depois da nossa morte que Jesus nos salvou, mas para que tivéssemos uma vida plena e abundante, desde já. É o Espírito Santo quem nos dá condições para isso. Portanto, todos aqueles (as), que conscientemente se apossam do Espírito Santo que lhes foi derramado no Batismo, são homens e mulheres novos, obedientes às suas autoridades e, a rebeldia, insensatez e toda espécie de paixão desordenada, tornam-se coisas do passado. É o Espírito Santo quem nos dá a capacidade para que, apesar de pecadores, não caiamos na teia que nos arrasta para a desobediência e a insolência.    Por isso, São Paulo nos exorta a que vivamos “prontos para qualquer boa obra”, visto que é o Espírito Santo quem nos concede meios para realizar em nós e por nosso intermédio os atos de santidade para os quais somos chamados. Todos nós temos a quem obedecer e a quem nos submeter e Deus constituiu autoridades que têm a missão de nos guiar no caminho do bem.  Por meio da nossa obediência aos nossos superiores aqui da terra, nós nos tornamos aptos a fazer as coisas boas que Deus nos preparou como missão.   -   Você é uma pessoa rebelde, zangado (a), revoltado (a)? – Você acha que o Espírito Santo já está conseguindo fazer obra nova em si? Você tem dificuldade em obedecer aos seus (as) superiores (as)? Você se considera uma pessoa livre?

 

Salmo  22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

 

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz;*
não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes*
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,*
3ae restaura as minhas forças.R.

3bEle me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.
4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,*
eles me dão a segurança!R.

5Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,*
e o meu cálice transborda.R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,*
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei*
pelos tempos infinitos.R.

 

Reflexão - Assim como o pastor cuida das suas ovelhas e as conduz pelo melhor caminho, também o Senhor nos toma pela mão e providencia tudo de que precisamos para a nossa caminhada. Somos como um rebanho conduzido pelo Seu Pastor. Jesus é o Bom Pastor e sabe por onde nos conduzir e para onde nos levar. Por isso podemos afirmar: “felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida.”

 

Evangelho – Lc 17, 11-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19


11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
14Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra,
e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?' 19E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “lições de vida”

Podemos tirar deste Evangelho mensagens para o nosso crescimento espiritual. Primeiramente, precisamos entender que não nos basta somente reconhecer nossa miséria e o ter consciência de que somos pecadores e necessitados da misericórdia de Deus. Precisamos, de coração, também suplicar e confessar ao Senhor as nossas faltas demonstrando o nosso desejo de conversão, com humildade e contrição: "Jesus, mestre, tem compaixão de nós!"  Em segundo lugar necessitamos nos pôr de prontidão para obedecer ao que o Senhor nos propõe.  As coisas acontecem quando obedecemos e damos o primeiro passo. Quando Jesus avistou os dez leprosos que gritavam em sua direção, Ele apenas deu-lhes uma ordem: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes” para que fossem reintegrados no meio da sociedade. Os leprosos não duvidaram e obedeceram e “enquanto caminhavam, foram curados”.  É também muito importante expressar a nossa gratidão com gestos e atitudes concretos e não somente com palavras ou intenções. Um coração agradecido é reconhecido por Deus. O leproso agradecido era um estrangeiro, mesmo assim, ele foi mais autêntico do que os outros e voltou, glorificando a Deus em voz alta a fim de agradecer a sua cura. Assim, ele atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e prostrou-se diante numa atitude concreta de profunda reverência e reconhecimento. Por isso, Jesus elogiou o seu gesto e o exaltou, admirando-se dos outros nove leprosos que não haviam voltado.  

-  Qual teria sido a sua atitude se você fosse algum dos leprosos? 

– Você teria voltado para agradecer ou teria ido logo cumprir com o que Jesus pedia?

 – Como você costuma agir no seu dia a dia? Você é uma pessoa agradecida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: