sexta-feira, 9 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

9 DE OUTUBRO DE 2020

 

6ª. FEIRA DA XXVII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

1ª. Leitura – Gl 3, 7-14

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 3,7-14


Irmãos: 7ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: 'em ti serão abençoadas todas as nações'. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: 'Maldito quem não cumprir  perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei'.
11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus, isso é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá.
13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. 14Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o justo vive da fé”

Cristo resgatou-nos da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós”, diz São Paulo aos Gálatas. Portanto, precisamos ter bem consciência de que não é pelo cumprimento restrito da Lei, nem porque cumprimos com as nossas obrigações com a Lei que seremos salvos, mas mediante a Fé que temos em Jesus Cristo. JESUS nos justificou perante o Pai!  Os descendentes de Abraão somos todos nós que temos a Fé como justificativa diante de Deus.   Essa palavra abre na nossa consciência uma clareira de esperança quando, pela nossa fraqueza, não conseguimos cumprir a lei: “Pela lei ninguém se justifica perante Deus.”  “O justo vive da fé.” É pela fé que nos tornamos semelhantes a Cristo, pela força do Espírito Santo que recebemos no Batismo. O Espírito Santo é a Promessa do Pai, portanto, abandonemo-nos a Jesus, confiantes na promessa do Pai! Jesus Cristo nos resgatou da maldição da lei, por isso, nós não devemos nos afligir, pelo contrário devemos nos considerar descendentes de Abraão, o pai da Fé e assim receber a promessa do Espírito Santo que é quem nos fortalece e nos ajuda a caminhar para a santidade. – Você fica triste porque não consegue cumprir todos os mandamentos? – Em quem você confia para suprir as suas deficiências? – Você reconhece a sua incapacidade? – Você crê em Jesus?                           

 

Salmo 110,1-2. 3-4. 5-6 (R. 5b)

 

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Eu agradeço a Deus de todo o coração *
junto com todos os seus justos reunidos!
2Que grandiosas são as obras do Senhor, *
elas merecem todo o amor e admiração!R.

3Que beleza e esplendor são os seus feitos! *
Sua justiça permanece eternamente!
4O Senhor bom e clemente nos deixou *
a lembrança de suas grandes maravilhas.R.

5Ele dá o alimento aos que o temem *
e jamais esquecerá sua Aliança.
6ao seu povo manifesta seu poder, *
dando a ele a herança das nações.R.

 

Reflexão - A herança que Deus dá ao seu povo é o Seu Amor Poderoso. Os feitos do Senhor são todos fundamentados no Amor e na Misericórdia. Essa é a justiça de Deus que permanece eternamente. O Senhor é bom e clemente e só isso deve ocupar o lugar dos nossos sentimentos de culpa. Se, acolhemos a misericórdia de Deus Ele acolherá o nosso louvor e a nossa admiração e fará aliança eterna conosco. A Aliança com o Deus misericordioso nos protege do pecado e da morte.

 

Evangelho – Lc11,15-26c

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,15-26c


Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio: 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros.
22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: 'Vou voltar para minha casa de onde saí'. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada.
26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a quem estamos servindo?

Jesus hoje nos adverte: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”.  Por mais segurança que tenhamos na realização de um projeto, tudo poderá ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles (as) que o executam. Não podemos nos deixar dividir porque assim trabalharemos contra nós mesmos. Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. Nós somos destinados (as) a manter relacionamentos saudáveis uns com os outros e, aquele (a), que está em paz com o seu irmão ou irmã, estará também em paz com Deus e consigo mesmo (a).  Precisamos estar atentos às nossas ações para saber a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus e na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, faremos em função do reino dos céus. Entretanto, aquilo que fizermos em função de nós mesmos (as) ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso, pois corre o risco de que venha alguém mais forte do que nós e apanhe o que possuímos para dividir com outros e assim, o nosso reino estará destruído. O reino de Deus acontece na vida de quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. O homem precisa ter o seu pensamento e a sua mente, ocupados com as coisas de Deus. Não podemos aceitar ficar vagando no nada, porque assim deixaremos a casa arrumada para que o mal se estabeleça.   Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito e não permitir a intrusão de qualquer ideia ou pensamento que venha do inimigo. 

– Em nome de quem você tenta fazer as coisas?

 – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que quer conseguir as coisas? 

 - Existe dentro de si algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? 

– Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Cacmianho



 

Nenhum comentário: