quarta-feira, 28 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28 DE OUTUBRO DE 2020

 

4ª. FEIRASÃO SIMÃO E SÃO JUDAS

 

APÓSTOLOS

 

Cor: Vermelho

 

 

1ª Leitura - Ef 2,19-22

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22


Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos pedras vivas do edifício espiritual”

 São Paulo usa a figura da construção de um edifício para explicar de que maneira fomos integrados no mistério do Amor de Deus que se realiza em Jesus Cristo. Deixamos de ser pedregulhos soltos, inúteis e hoje, somos pedras vivas do edifício espiritual que tem como fundamento os apóstolos e profetas e o próprio Jesus como pedra principal. Jesus Cristo veio nos dar a dignidade dos santos, filhos de Deus, que é Santo. Mesmo que ainda estejamos aqui na terra nós fazemos parte desta habitação imaterial e não somos mais considerados estrangeiros nem migrantes no reino de Deus. Portanto, precisamos tomar consciência de que em Cristo nós somos novas criaturas porque estamos integrados (as) neste contexto de santidade. Assim, nós nos tornamos morada de Deus pelo poder do Espírito Santo e, todos juntos, formamos um templo santo no Senhor. O fato de sermos da família de Deus significa que pertencemos à linhagem do céu e o nosso destino é a pátria que nos foi prometida pelo Pai.  – Você tem consciência de que é morada de Deus e templo do Espírito Santo? – Você acha que pode separar a sua vida espiritual da sua vida material, física? – O que o seu corpo material faz é aquilo que o seu espírito aconselha? – Você já se considera cidadão do céu, concidadão dos santos?

 

 

 

 

Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

 

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz. R.

 

Reflexão - A primeira manifestação de Deus acontece através da natureza que proclama a Sua glória. Tudo nos fala de Deus! O universo inteiro com o firmamento, a noite, o dia, a chuva, o sol, as estrelas, a lua são para nós mais que discursos e palavras. São a prova do amor infinito de Deus para com o homem, objeto da Sua atenção. Nem precisamos de muitas evidências, nem de muito falatório: mesmo que nada ouçamos, até mesmo que não possamos ver nem tocar, nós podemos intuir, perceber que em nós mesmos (as) estão a grandeza e o poder de Deus.

 

Evangelho - Lc 6,12-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos
e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André;
Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “eleitos segundo o coração do Pai”

Este quadro, apresentado por São Lucas, serve para nós como modelo a ser seguido em todos os momentos nos quais temos que fazer escolhas e tomar decisões. Jesus escolheu os doze a quem Ele entregaria a Sua Igreja e  seriam os continuadores da Sua obra aqui na terra. Não era uma tarefa fácil, por isso, Ele subiu à montanha orar junto ao Pai e fazer o discernimento.  Quando desceu da montanha Jesus estava seguro de que os Seus escolhidos eram aqueles a quem o Pai havia destinado para pôr em prática o Seu Projeto salvífico, mesmo que dentre eles houvesse um traidor, um covarde e muitos com o interesse de ser os maiores.  A cada instante somos também forçados a fazer opção e discernir o melhor caminho para nós e a nossa família, nossas realizações, nossa missão.  Por isso, também para nós não é uma tarefa fácil. O que devemos então fazer?  Jesus não saiu ouvindo nem querendo saber a opinião de um ou de outro; Jesus não deu ouvidos a fofocas nem insinuações dos discípulos que tinham interesse em ser os primeiros, ou se sentar à Sua direita ou à Sua esquerda no reino. Jesus foi diretamente saber a opinião do Pai. Hoje, diante de todos os falatórios, de todas as manifestações, de todas as notícias fantasiosas, de todos os “disse, me disse” que correm soltos, nós também precisamos conversar com o Pai.   Imitando a Jesus nós precisamos, primeiramente, subir à montanha para orar e, diante do Pai, em Nome de Jesus expor as nossas inquietações deixando que o nosso coração e a nossa consciência estejam atentos à Sua resposta. Depois, nós devemos sondar o nosso coração para saber se aquilo que conseguimos apreender e compreender traz para nós a paz interior. Deus nos dá a paz como sinal para quando fazemos as escolhas na nossa vida.   Quando subirmos à montanha para orar estejamos certos de que lá o Senhor nos dará a orientação segura para que possamos descer e enfrentar a multidão e até os traidores com serenidade e segurança.

 – Você também costuma subir a montanha para rezar ao Pai antes de tomar suas decisões? 

 – Você confia em que o Senhor sempre dá o direcionamento seguro mesmo que em algum momento haja contratempos? 

– Como você tem feito isto?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: