terça-feira, 27 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE OUTUBRO DE 2020

 

TERÇA-FEIRA DA XXX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ef 5, 21-33

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 5,21-33


Irmãos: 21Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.
26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher,
como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne.
Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher,
e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo;
e a mulher deve respeitar o seu marido. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “uma via de mão dupla”

São Paulo coloca como tema central desta carta, a solicitude uns para com os outros. Como cenário para a sua exposição ele apresenta o quadro do amor solícito entre marido e mulher comparando-o ao amor entre Cristo e a Sua Igreja. Daí, podemos apreender que a solicitude é a base que sustenta os relacionamentos cristãos, a partir da relação entre marido e mulher que formam o alicerce de uma família. É uma via de mão dupla! A missão do marido é amar a sua mulher, do mesmo modo que Cristo amou a Sua Igreja e a missão da mulher é acolher o amor do seu marido assim como a Igreja se submete ao amor de Cristo. Com efeito, o marido zela pela sua mulher da mesma forma que faz com o seu próprio corpo, pois está escrito: “Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne.”   É um grande mistério de amor e se todos o alcançassem, talvez não existisse a situação de agonia porque passa o casamento atualmente. O amor implica em solicitude, fraternidade, amizade e respeito mútuo. A submissão é uma entrega à missão do outro. A mulher é submissa ao amor do marido como a Igreja é submissa ao Amor de Jesus Cristo que se entregou por ela.  Se o marido ama a sua mulher e ela é submissa a esse amor, com certeza, os dois viverão na terra o projeto que Deus tem para as famílias da terra. – Você compreende bem a mensagem que São Paulo dá para o homem e a mulher? – O que você acha de a mulher ser submissa ao amor do seu marido? – Será que os casais, hoje, estão entendendo bem essa palavra? – É nosso dever anunciá-la.

 

Salmo - 127 (128),1-2. 3. 4-5 (R. 1a)

 

R. Felizes todos que respeitam o Senhor!

1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

 

Reflexão - Este salmo, muito cantado nas celebrações de matrimônio, retrata o desejo de Deus para que o homem e a mulher sejam felizes e tenham uma vida profícua e fecunda. Temer o Senhor significa estar atento a Sua Palavra e aos Seus ensinamentos, estar acessível à Sua vontade no dia a dia da vida e por isso, receber a bênção para o trabalho, para o lar e para filhos.

 

Evangelho – Lc 13, 18-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,18-21


Naquele tempo: 18Jesus dizia: 'A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.' 20Jesus disse ainda: 'Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a semente do amor”

A semente do amor de Deus foi plantada no jardim do nosso coração e, na medida em que nos damos conta da sua presença em nós ele vai se tornando grandioso a ponto de extravasar  para abrigar e alimentar a todos os que dele  são carentes. Em muitos momentos da nossa vida nós temos a oportunidade de fazer a experiência do amor de Deus, principalmente naqueles em que somos afligidos pelas provações e tribulações. Nessas horas o terreno do nosso coração parece ser regado pelo amor infinito de Deus que nos cumula de graças. E, aí então, o amor de Deus no nosso coração nos faz amar, perdoar, compreender e acolher a todos os que estão necessitados.  Jesus compara também o seu reino de amor a um fermento que faz aumentar a massa sem que percebamos. O coração que está aberto e disponível é um terreno fértil para que o reino de Deus possa ocorrer. Para que isso seja possível, a primeira coisa que precisamos fazer é tomar consciência de que esta semente foi plantada no coração de todos e não somente de alguns privilegiados. Deus não economiza o Seu amor! Ele é infinito e abundante, portanto, o amor de Deus quando é amado, gera muito mais amor para se amar.

– Você tem consciência de que a semente do amor de Deus foi plantada em seu coração? 

– Você tem usufruído dessa bênção?

 – Você tem usado o amor de Deus para amar as pessoas?

 – Você se sente amado (a) pelas pessoas com o amor que vem de Deus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: