domingo, 25 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE OUTUBRO DE 2020

 

XXX DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – Ex 22, 20-26

 

Leitura do Livro do Êxodo 22,20-26


Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol.
26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso. Palavra do Senhor.

 

Reflexão “o estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre”

O Plano de Deus para a humanidade em todos os tempos é a conquista da sua Salvação. Por isso, o povo que caminha para a Terra Prometida, hoje, somos nós que buscamos viver a santidade na avenida que nos leva para a salvação, isto é, a nossa vida terrena. Nesta leitura o Senhor nos ensina a administrar situações bem presentes na nossa vida diária e que fazem parte da nossa trajetória a procura da santidade. Frequentemente nós nos deparamos com circunstâncias em que temos de exercitar a clemência e a misericórdia. O estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre, são, muitas vezes, as pessoas com quem lidamos no nosso dia a dia e que, de alguma forma, estão em estado de penúria, de dependência, necessitados (as) de ajuda. São as pessoas que nos procuram em busca do material, do financeiro, mas, principalmente, do conselho, do carinho, do nosso ouvido, da nossa atenção. Elas são enviadas por Deus para exercitar em nós a justiça, mediante a paciência, a mansidão, a compreensão, etc. Somos tão ocupados (as), temos tantos afazeres e estas pessoas nos tiram do sério, porém o Senhor é claro: “Se os maltratardes, gritarão por mim e  Eu ouvirei o seu clamor” Portanto, se quisermos realmente chegar à Terra Prometida vivendo desde já o reino de Deus, precisaremos praticar as “normas de misericórdia” que nos ensina o Livro do Êxodus. – Há pessoas na sua vida que dependem de você? – Você acha que as pessoas que o (a) procuram pedindo ajuda são instrumentos de Deus para sua santificação? – Como você tem tratado os “pobres”, as “viúvas”, os “órfãos” e os “estrangeiros” da sua vida?

 

Salmo 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab (R. 2)

 

R. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

2Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,*
3aminha rocha, meu refúgio e Salvador!
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,*
minha força e poderosa salvação.R.

3bcÓ meu Deus, sois o rochedo que me abriga*
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
4Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!*
e dos meus perseguidores serei salvo!R.

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo!*
E louvado seja Deus, meu Salvador!
51aConcedeis ao vosso rei grandes vitórias*
51be mostrais misericórdia ao vosso Ungido.R.

 

Reflexão - O Salmista nos ensina a reconhecer a Deus como o único em quem podemos confiar para nos conduzir a uma vida de santidade. Ele é rochedo que nos abriga, é o escudo que nos protege e somente Nele nós devemos esperar. Apenas com a ajuda do Senhor e por meio do Seu auxílio divino nós podemos conquistar a Terra Prometida. Mesmo os reis e os grandes do universo precisam do Senhor para obter a vitória. O triunfo que nós queremos alcançar é a vivência da santidade desde já.

 

2ª. Leitura – I Tes 1, 5c-10

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,5c-10


Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “palavras e ações”

São Paulo se congratula com os tessalonicenses pelo testemunho de fé que davam no meio das pessoas fazendo com que a Palavra fosse difundida no meio das nações. Isto acontecia em vista da abertura que eles davam ao Espírito Santo de Deus que os conduzia e os fazia viver o Evangelho com alegria, apesar de tantas tribulações. Da mesma forma também nós podemos ser parabenizados quando nos dispomos a servir ao Evangelho de Jesus Cristo com o júbilo e o contentamento do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus é o agente das nossas palavras e ações e é, a partir da nossa abertura e da nossa entrega à sua manifestação, que  podemos também ultrapassar todas as barreiras que se surgem na nossa missão evangelizadora. Muitas vezes nós queremos esperar por um tempo bom para dar testemunho do amor de Deus e, no entanto, é no momento da dificuldade e da tribulação que o nosso testemunho de fé tem mais eficácia. Louvar ao Senhor e falar das Suas maravilhas quando a vida nos sorri quase não é muito atrativo, porém a nossa pregação se torna eficaz quando conseguimos amar e servir ao Senhor, mesmo na dor. – Você tem conseguido louvar e amar na hora da dor? – Como você tem demonstrado a qualidade da sua fé ao mundo? – As suas palavras têm coerência com as suas ações? -

 

Evangelho – Mt 22, 34-40

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40


Naquele tempo: 34Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' 37Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' 38Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois

mandamentos. Palavra da Salvação

 

Reflexão - “O amor é tudo” 

Santa Terezinha nos ajuda a refletir sobre o ensinamento de Jesus Cristo a propósito do primeiro e do segundo mandamento do amor. “ Para Santa Teresinha a perspectiva da santidade não era situada como um desafio a ser vencido a qualquer custo ou uma temerária obstinação, mas em estreita conexão com a possibilidade de amar intensamente e, mediante o amor, engrandecer e revestir todo gesto pessoal, com a própria vida para glorificar o Senhor. Só o amor pode tornar agradável a Deus a ação do homem: “Compreendo tão bem, que somente o amor pode nos tornar agradáveis ao Senhor, que isso constitui minha única ambição. O amor “é tudo.” O homem poderia fazer coisas grandiosas, mas sem o amor, permaneceriam vazias, completamente desvitalizadas como um corpo sem alma. Seu valor não depende da grandiosidade, mas do amor com o qual foram idealizadas e realizadas. O amor é o único elemento que pode plasmar e dar finalidade dignamente a todo o agir humano. “Com amor, não caminho apenas, ponho-me a voar.”

- Você já compreendeu que só vivendo o amor será agradável a Deus?

- Como você tem vivido o amor com o próximo?

- Você sabia que ser santo é amar? Reflita sobre isso.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: