quarta-feira, 21 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

21 DE OUTUBRO DE 2020

 

QUARTA-FEIRA DA XXIX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Ef 3, 2-12

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-12


Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu
para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente.
Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito,
aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu
no exercício do seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza
o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo.
10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “o mistério da esperança”

Sempre atento ao que Deus lhe revelava São Paulo, pôde perceber o grande plano do Senhor em relação aos pagãos, isto é, aqueles que não eram judeus, e, por essa razão, não tinham acesso à herança da salvação em Jesus Cristo. Este mistério Deus lhe deu a conhecer e essa foi também a sua grande missão: anunciar o Evangelho àqueles que não tinham esperança. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a todos. Pela Fé, nós temos em Cristo, o direito e a liberdade de nos aproximar de Deus com toda a confiança. Com efeito, nunca poderemos desanimar nem afirmar que alguém não pode ser salvo. Jesus Cristo é a nossa garantia, pois fomos justificados pelo Seu Sangue. Todo aquele que crê e professa que Jesus Cristo é o Senhor, será salvo. Como São Paulo, nós também temos a graça de anunciar ao mundo a insondável riqueza de Cristo que nos é revelada a cada dia quando refletimos a Sua Palavra e nos aprofundamos no conhecimento do Seu amor. O Senhor também nos revela os Seus mistérios de amor que nos dão esperança de que somos participantes da Sua graça para anunciar o Evangelho a toda criatura.  – Você tem dúvidas quanto a sua salvação? – O que falta para que você abrace a Salvação que Jesus conquistou para si e todos os da sua família? – Você tem percebido os mistérios que lhe são revelados na sua oração pessoal? – Você se sente participante do conhecimento do Amor de Deus?Em que se baseia a sua esperança?                        

                     

Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. Cf. 3)

 

R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;*
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3Com alegria bebereis do manancial da salvação.R.

4be direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
4cinvocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,*
4dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublimeR.

5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,*
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'R.

 

Reflexão - Todos nós que nos encontramos salvos podemos proclamar com alegria esta verdade e assumi-la com louvores ao Senhor. O Deus Santo de Israel é o Deus Forte que nos sustenta e faz prodígios na nossa vida. Ele se faz conhecer a cada dia, nos mínimos detalhes e é por isso, que nós experimentamos do manancial da salvação.

 

Evangelho – Lc 12, 39-48

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,39-48


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes'. 41Então Pedro disse: 'Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?' 42E o Senhor respondeu: 'Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?
43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio
e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes.
48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes.
A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Viver com sabedoria”

Deus almeja dar a todos nós, Seus filhos e filhas, uma melhor qualidade de vida e fazer com que participemos aqui na terra de uma vida abundante.  Somos cooperadores do reino de Deus aqui na terra e estamos a serviço da casa do Senhor. Ele nos chamou para sermos Seus operários, cuidando do povo que ainda não provou da comida e da bebida que Ele oferece ao mundo. Todos nós que, pela Fé assumimos a salvação de Jesus e perseguimos continuamente a conversão, somos administradores do reino do céu que deseja se instalar na terra.   Seremos considerados Seus fiéis e prudentes administradores, se permanecermos no lugar exato onde Ele deseja que estejamos. Porém, se nos desviarmos do caminho e, por qualquer motivo, deixar para depois o que precisamos fazer hoje, seremos pegos de surpresa pelo Senhor que chegará num dia inesperado, e, assim, sofreremos as consequências. A prudência nas nossas atitudes, a coerência de vida, o tomar consciência do nosso dever e da nossa missão são condições para que possamos viver com inteligência a nossa condição de administradores fiéis do reino de Deus.  Vivemos com sabedoria quando trabalhamos para aumentar os nossos dons. Para nós será terrível o desperdício, a acomodação, a passividade diante dos fatos que nos impõem uma ação concreta de amor. Quanto mais conhecimento tivermos dos mistérios de Deus mais receberemos condições para experimentar uma vida abundante de graças e bençãos conscientes do que fizemos ou deixamos de fazer. Estejamos, portanto, entregues à sabedoria de Deus para bem administrar o Seu reino. 

– Você se sente um (a) administrador (a)  fiel dos talentos que Deus lhe deu? 

– Como você tem tratado aqueles (as) que o Senhor coloca sob a sua condução? 

– Você tem conhecimento da vontade de Deus para si?

 – Você está no posto que o Senhor deseja que permaneça ou tem deixado para depois a sua missão?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: