terça-feira, 20 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE OUTUBRO DE 2020

 

TERÇA-FEIRA DA XXIX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª Leitura – Ef 2, 12-22

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,12-22

Irmãos: 12Naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas agora, em Jesus Cristo,
vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz.
16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito,
temos acesso junto ao Pai. 19Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Pelo Espírito, somos morada de Deus”

Em Jesus, todos nós fomos chamados à santidade, não importando qual a nossa raça e a nossa origem. Nele, nós nos tornamos um só homem novo para viver a unidade do Espírito Santo, estabelecendo a paz, pois, Ele destruiu em si mesmo a inimizade que existia entre nós e Deus. Jesus veio anunciar a paz que é o vínculo que nos une ao Pai e a todos os irmãos, não somente a nós que somos seguidores do Seu Evangelho, mas também àqueles que ainda não O conhecem e nem praticam os Seus ensinamentos. Assim como o sol nasceu para todos, em Jesus, todos têm direito ao acesso junto de Deus Pai.  Desse modo, já não somos mais estrangeiros nem migrantes aqui na terra, fomos integrados no edifício em que o próprio Jesus Cristo é a pedra principal. Somos da família de Deus, participantes de um só corpo, recebemos a mesma graça do Espírito Santo, e estamos integrados na construção da morada de Deus entre nós. Logo, não podemos ficar somente na esfera do racional, do que “entendemos” com a nossa cabeça. O Espírito Santo é quem nos move para perceber a obra que o Senhor se propõe a realizar em nós, que é de reconstrução dos nossos relacionamentos conosco, com os homens e com Ele mesmo.  – Você já se considera concidadão dos santos? – Como você vê aquele (a) irmão (ã), batizado (a) quem você nem aprecia muito? – As suas atitudes demonstram que você vive a unidade do Espírito Santo aqui na terra? -  As pessoas notam alguma diferença no seu comportamento? – Você ainda se considera um estrangeiro (a) no meio dos santos?

 

Salmo - 84,9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Cf 9)

 

R. O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*
9bé a paz que ele vai anunciar;
10Está perto a salvação dos que o temem, *
e a glória habitará em nossa terra.R.

11A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus.R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus.R.

 

Reflexão - O salmista anuncia aos quatro cantos do mundo que a paz habita em quem abraça a Salvação do nosso Deus. A grande colheita que Deus espera de nós é a justiça e a paz. Quando a verdade e o amor se encontram, a justiça e a paz se abraçam. Não será difícil para nós vermos a glória do Senhor habitando a nossa terra se estivermos atentos (as) em ouvir o que o Senhor nos fala. 

 

Evangelho – Lc 12, 35-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento,
para lhe abrir em, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Palavra da Salvação.


Reflexão – “rins cingidos e lâmpadas acesas”

Aqui na terra somos passageiros em busca da pátria definitiva, por isso, podemos perfeitamente nos colocar dentro da perspectiva deste Evangelho quando Jesus diz: “Rins cingidos e lâmpadas acesas”! Isto significa o estado de alerta e de prontidão no qual devemos permanecer enquanto aqui vivermos.  Estamos na terra, no entanto, precisamos manter os nossos olhos voltados para o alto, à espera Daquele que há de vir, nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, precisamos ter em mente que o estado de alerta e de prontidão a que somos chamados a viver está condicionado à qualidade dos nossos pensamentos, palavras e ações. Jesus também afirma que “felizes serão os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar”.   Com efeito, temos de entender que, mesmo   estando firmes na oração tendo o pensamento permanentemente ligado a Jesus, à espera da Sua vinda, o que irá nos manter “acordados” será a nossa vivência de acordo com os critérios do Evangelho. Logo, ter os rins cingidos e as lâmpadas acesas significa viver segundo a vontade de Deus seguindo os Seus mandamentos. O mandamento de Deus é o amor e na medida em que exercitamos atos concretos de amor o nosso espírito se mantém aceso para esperar o Senhor que volta de uma festa de casamento.   A festa de casamento são as Bodas do Cordeiro que se realiza no céu e para a qual todos somos convidados. Um dia, Jesus virá nos levar definitivamente para participar desse Banquete e seremos felizes, pois seremos servidos pelo próprio Deus. Espiritualmente, Jesus está chegando à nossa vida a todo o momento e, por isso, não podemos relaxar na nossa vigilância. Aqui mesmo na terra já podemos nos sentar à mesa com Jesus, quando participamos da Eucaristia, da reflexão da Palavra que é o verdadeiro maná da nossa alma. Seremos felizes se nos mantivermos acordados a fim de recebermos a cada instante as graças que nos são destinadas. Abrir a porta é dar espaço no nosso coração para que Cristo reine e realize em nós uma obra nova.

– Como você tem se mantido: em estado de alerta ou relaxado (a) como cristão?

 – Você tem vivido segundo o mandamento de Deus? 

- Você já tem experimentado desde já a comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração?

- Você se sente feliz por isso? 

- Você tem medo de ser chamado por Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: