segunda-feira, 19 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 DE OUTUBRO DE 2020

 

2ª. FEIRA DA XXIX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Ef 2, 1-10

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,1-10


Irmãos: 1Vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados,
2nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo,
o príncipe que reina entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes. 3Nós éramos deste número, todos nós.
Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos por natureza, como os demais, filhos da ira. 4Mas Deus é rico em misericórdia.
Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo.
É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo
e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus!
9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “a graça da salvação é um presente de Deus”

A morte eterna é a nossa separação da fonte de vida que é o Amor do próprio Deus, Pai e Criador. O príncipe deste mundo, o demônio, tenta nos prender à mentalidade do mundo, nos acenando e atraindo para as paixões da carne. Jesus veio ao mundo justamente para nos libertar desta situação, entretanto, quase todos nós continuamos vivendo esta realidade de sujeição às armadilhas do príncipe deste mundo. Em nós existem as duas realidades, vida e morte, tanto o apelo para as boas obras como para as obras do mal. Depende, portanto, de nós a opção de dar passos para frente ou continuar recuando no caminho da escuridão. São Paulo abre os nossos olhos e é bem claro quando afirma: “é por graça que vós sois salvos”! Jesus nos deixou a graça da Salvação! Ela está à nossa disposição, no entanto, se não nos abrirmos a esta graça, com certeza continuaremos mortos, mesmo sem ter passado pela morte física.  A graça da salvação é um presente de Deus Pai mediante a fé em Jesus para que, crendo Nele possamos praticar toda espécie de obra boa. - Você já conseguiu sair da escuridão, da ignorância, do tempo em que a carne imperava na sua vida? – O Espírito é quem o (a) conduz? – Você tem praticado boas obras segundo a graça que Deus lhe concede? – Você já abraçou a Salvação de Jesus?

ou levando uma bagagem difcarga pesada que nosvrisiona, que nos

Salmo - 99,2. 3. 4. 5 (R. 3b)

 

R. O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria, *
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
Ele mesmo nos fez, e somos seus, *
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

4Entrai por suas portas dando graças,
e em seus átrios com hinos de louvor;*
dai-lhe graças, seu nome bendizei!R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre, *
seu amor é fiel eternamente!R.

 

Reflexão - O salmo nos ensina a gritar que somos de Deus! Ele mesmo foi quem nos fez, somos seu povo e seu rebanho, portanto, temos acesso à Sua graça. Precisamos proclamar isto à terra inteira a partir da nossa voz e do nosso serviço. Dizer e provar para todos que Deus é bom e que seu amor é fiel eternamente.

 

Evangelho – Lc 12, 13-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,13-21


Naquele tempo: 13Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: 'Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.'
14Jesus respondeu: 'Homem, quem me encarregou de julgar
ou de dividir vossos bens?' 15E disse-lhes: 'Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.' 16E contou-lhes uma parábola: 'A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. 18Então resolveu: 'Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: - Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!' 20Mas Deus lhe disse: 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?' 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - "felicidade interior x ambição"


Neste Evangelho Jesus vem nos exortar contra a ambição ou ganância, armas que disparam contra nós mesmos. O homem e a mulher gananciosos têm o coração conduzido pelo desejo de ter mais, de amealhar, de juntar egoisticamente e nunca está satisfeito com o que possui. Quanto mais bens materiais eles alcançam mais se dispõem a lutar para adquirir. Acham que a sua vida tem o mesmo valor quanto forem os seus bens e não conseguem distinguir a diferença entre prosperidade e ambição. “A vida do homem não consiste na abundância de bens”, é o que nos afirma Jesus. Nós temos a tendência de confundir o anseio de felicidade que existe dentro de nós com a concupiscência do ter e do possuir mais. As coisas que amealhamos neste mundo contribuem para alimentar em nós esta deformação da nossa alma. Desejamos a Deus e investimos nas coisas do inimigo de Deus. O homem da parábola foi chamado de “Louco” porque quis dispor da sua vida e preparar a sua alma para receber as benesses da sua provisão material. Ledo engano, loucura pura! Jesus nos adverte: "Cuidado com todo tipo de ganância!" Porém, a ganância e a ambição não estão ligadas somente ao material. Tudo quanto nós perseguimos com cobiça e queremos nos apropriar como atributo nosso se constitui empecilho para não sermos ricos diante de Deus. Deus deseja que o nosso coração seja livre de toda preocupação exagerada com o ter, com o possuir, com o poder. Ele sabe que a nossa alma não descansará em paz se o nosso ideal de vida estiver voltado para a nossa satisfação pessoal. Não sabemos quanto tempo de vida ainda teremos aqui. A nossa alma poderá ser pedida de volta, ainda hoje, e de quem serão os bens que acumulamos? Portanto, sejamos ávidos do amor de Deus que é a maior riqueza que podemos possuir, para amar a nós mesmos e ao nosso próximo. Quem ama com o amor que vem do céu é rico diante de Deus e está pronto (a) para retornar à casa do Pai.  

- Onde você está guardando o "tesouro" que  tem acumulado? 

Ele é agradável ao Senhor?

 - O que você tem feito com o Amor de Deus que está no seu coração?  

-  Peça ao Espírito Santo para iluminar a sua mente e perceba qual a mensagem para a sua situação de vida atual.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: