domingo, 18 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

18 DE OUTUBRO DE 2020

 

DOMINGO DA XXIX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Is 45,1.4-6

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 45,1.4-6

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: 'Tomei-o pela mão
para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis,
abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus.
Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe.
Eu sou o Senhor, não há outro. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a missão de “salvar almas”

Do mesmo modo que Deus chamou a Ciro, o rei da Pérsia, que nem O reconhecia como Deus, para, por meio dele comprovar o Seu poder Salvador diante de toda a humanidade, retirando o povo de Israel do exílio da Babilônia, nós também poderemos ser convocados para a missão de “salvar almas”.  O profeta Isaías fala da intervenção do Senhor na vida do rei Ciro e de como ele foi preparado para esta proeza.  O Senhor também nos exercita e nos prepara para esta missão, mesmo que não tenhamos ainda consciência da sua proposta. Hoje, também, o povo de Deus continua no exílio, longe do Seu Amor e da Sua Misericórdia e precisa de nós todos os que nos encontramos sob o Seu senhorio, para abrir as portas àqueles irmãos e irmãs que ainda não tiveram um encontro pessoal com a Salvação de Jesus. Moisés foi ungido para tirar o povo da escravidão do Egito, Ciro, da mesma forma, foi investido com a capacidade de arrancar da expatriação a nação de Judá. Jesus Cristo é o enviado do céu, ungido para nos libertar do pecado e da morte e nós, hoje, somos os continuadores do Seu ministério. No nosso Batismo nós recebemos o selo de seguidores de Jesus Cristo, por isso não viemos aqui, à toa e temos uma missão a cumprir. – Você tem consciência de que tem a missão de abrir as portas àqueles que necessitam de salvação? – O que você tem feito neste sentido? – Você já se apossou da sua unção de batizado em Jesus Cristo? – O que falta para que isto aconteça?

 

Salmo - Sl 95,1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)

 

R. ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
2acantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
3manifestai a sua glória entre as nações,*
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

4Pois Deus é grande e muito digno de louvor,*
é mais terrível e maior que os outros deuses,
5porque um nada sóo os deuses dos pagãos.
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.R.

7Â família das nações, dai ao Senhor,*
ó nações, dai ao Senhor poder e glória,*
8dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
Oferecei um sacrifício nos seus átrios.R.
9Adorai-o no esplendor da santidade, *
terra inteira, estremecei diante dele!
10Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!'*
pois os povos ele julga com justiça.R.

 

Reflexão - Todas as nações da terra devem ao Senhor tributos de louvor pela Sua glória e Seus prodígios. Quando nós reconhecemos o Senhorio de Deus Pai nós ingressamos na Sua família, fazemos parte do Seu rebanho e precisamos dar a glória que é devida ao Seu Nome. Assim fazendo, nós estamos acolhendo a exortação do salmista que nos sugere a oferta de um sacrifício nos átrios do Senhor. O nosso coração é o vestíbulo da casa de Deus e é a partir dele que o Senhor Reina! E lá no mais profundo do nosso espírito nós rendemos a Ele os louvores que nos trazem a paz e a justiça.

 

2ª Leitura - 1Ts 1,1-5b

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5b


1Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo;
e isso, com toda a abundância. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “testemunho de fé, caridade e de esperança

Paulo, Silvano e Timóteo escrevem à Igreja da Tessalônica   desejando a graça e a paz do Senhor por causa da demonstração que eles ofereciam ao mundo, com o testemunho de fé, caridade e de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Por esta razão os tessalonicenses eram considerados do “número dos escolhidos” de Deus. A partir desta realidade nós podemos também fazer uma avaliação se fazemos realmente parte da família dos consagrados por Deus. A demonstração que damos ao mundo, por meio da atuação da nossa fé, do amor e da esperança nos planos de Deus é, pois, uma condição imprescindível para que  também recebamos a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. E isto só pode acontecer quando nós, mediante a força do Espírito Santo, vivenciamos o Evangelho, não somente com palavras, mas com ações. Aí sim, o nosso desempenho na edificação do reino será frutuoso e vivenciaremos a vontade de Deus tornando-nos, homens e mulheres justos. Para tentarmos fazer esta estimativa nós devemos refletir: - Nos momentos de nuvens negras tenho dado demonstração de fé e confiança nos planos de Deus para mim?

 – Como tenho exercido a caridade no meio da minha família, comunidade e amigos? – Sou uma pessoa otimista em relação à vida ou tenho me apegado ao desânimo, passivamente? – Tenho confiado na força e no poder do Espírito Santo agindo em mim?

 

 

Evangelho - Mt 22,15-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21


Naquele tempo: 15Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos,
junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus:
'Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?'
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: 'Hipócritas!
Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!' Trouxeram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse:
'De quem é a figura e a inscrição desta moeda?' 21Eles responderam: 'De César.' Jesus então lhes disse: ‘Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Deus e os homens”

Jesus não se deixava reger por sugestões que advinham da cabeça dos fariseus e dos herodianos que armavam arapucas para apanharem-no em contradição. Assim sendo, sabiamente Ele percebia a maldade dos seus corações e a hipocrisia que orientava os seus questionamentos. Eles costumavam agradar a Jesus com palavras, e, ao mesmo tempo, preparavam-Lhe armadilhas. A figura e a inscrição da moeda que pagava o imposto eram de César, imperador dos romanos e nada tinham a ver com o que Jesus ensinava sobre a revelação de Deus. Jesus sabia distinguir a realidade material da espiritual e o que pertencia a Deus e o que era próprio dos homens. Muitas vezes nós nos confundimos quando tratamos de assuntos financeiros e materiais atrelados às coisas de Deus. Muitos pregam a recompensa da prosperidade e da fartura embaralhada com o serviço ao reino de Deus. A Cezar, isto é, ao mundo material, pertencem as nossas necessidades físicas que são temporais e passageiras. A Deus, no entanto, compete a parte que permanece nos sustentando eternamente. Na vida nós temos as nossas carências e necessidade de sobrevivência material próprias da nossa situação humana. Confiando na providência de Deus nós também supriremos estas realidades, porém o nosso ser espiritual não depende do quanto possuímos materialmente. Por isso, Jesus nos propõe cumprir com as obrigações básicas que são inerentes ao nosso ser material.  Ao mesmo tempo, Ele nos ensina, amparados pela força do Espírito Santo, a     prosseguir na nossa busca da santidade que nunca nos será tirada. 

– Você tem dado a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus?

 – Você tem cumprido com as suas obrigações sociais e espirituais? 

– Como você administra as suas posses materiais e espirituais? 

– Você acha que é merecedor de benesses por trabalhar na vinha do Senhor?

 – Você tem algum interesso no trabalho do reino?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: