O Papa Francisco volta ao tema da educação, central em seu ensinamento e no diálogo com o mundo. Na próxima quinta-feira, 15 de outubro às 14h30 (horário europeu) com uma mensagem em vídeo, o Pontífice relançará a campanha do "Pacto Educativo Global", tema que faz parte de seu programa porque, como repetiu várias vezes, "educar é um ato de esperança".
Criar uma aliança educacional
O evento de 15 de outubro próximo retomará o apelo feito pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019: "Há necessidade de unir esforços e de criar uma aliança educacional – afirmava o Papa - é por isso que desejo encontrá-los em Roma", reiterando mais tarde o convite aos embaixadores de todo o mundo, reunidos por ocasião do discurso ao Corpo Diplomático (9 de janeiro de 2020).
A pandemia da Covid-19, como se sabe, obrigou a cancelar o evento no Vaticano, mas sem interromper o projeto. Assim, a “Aldeia Global da Educação”, onde seriam apresentadas as experiências educacionais internacionais, foi transformada em um espaço virtual: nesses meses, de fato, foram realizadas mais de 70 experiências educacionais no mundo inspiradas nos temas do Pacto: dignidade e direitos humanos, paz e cidadania, ecologia integral, fraternidade e desenvolvimento. As experiências foram selecionadas pela Escola Superior Encontro e Solidariedade (EIS), da Universidade LUMSA de Roma, que as apresentará durante uma próxima conferência, compartilhando-as também no site do evento (www.educationglobalcompact.org).
Fonte: Vatican news
Nenhum comentário:
Postar um comentário