quinta-feira, 29 de outubro de 2020

CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE FORTALEZA REALIZABALANÇO DAS AÇÕES DURANTE ASSEBMLEIA


Seguindo os protocolos sanitários e orientações da Arquidiocese de Fortaleza, no último sábado, 24 de outubro, aconteceu a assembleia eletiva da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, Organismo da CNBB. No momento foram partilhadas as ações realizadas no ano de 2020, sejam elas planejadas no início do ano ou as que surgiram em decorrência da pandemia de COVID -19, como as ações solidárias emergenciais, além da partilha da campanha "10 Milhões de Estrelas".

 A assembleia realizada com os(as) participantes interagindo de forma online também decidiu de forma unânime através de eleição pela prorrogação do mandato da diretoria atual que segue até o mês de outubro de 2021. O momento virtual contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, Regiões Episcopais, Secretariado de Pastoral, Grupos e Comunidades acompanhadas pela Cáritas.

 A Rede Cáritas utiliza o caminho metodológico do PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização) para uma melhor condução dos seus processos de trabalho, de modo que anualmente constrói o seu POA (Plano Operativo Anual). Em função da pandemia muitas ações previstas para 2020 tiveram que ser adiadas e ou precisaram ser redimensionadas, bem como outras foram incorporadas a exemplo das ações solidárias emergenciais.

 Tendo como referência os ensinamentos de Jesus Cristo, as ações realizadas pela Cáritas de Fortaleza foram um reflexo do “Dom e Compromisso” preconizados pela Campanha da Fraternidade deste ano inspirada pelo evangelho de Lucas (10:33-34) “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Dessa forma a entidade reafirmou sua missão de “Promover e animar o serviço da solidariedade através da visão compartilhada e autonomia de grupos e comunidades na expressão de seu pluralismo cultural em defesa da vida”.

 

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

  

Nenhum comentário: