quinta-feira, 3 de setembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

3 DE SETEMBRO DE 2020

 

5ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – I Cor 3, 18-23

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,18-23

Irmãos: 18Ninguém se iluda:  Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: 'Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia', 20e ainda: 'O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos'. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo,
e Cristo é de Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o homem não nasceu para a glória”

São Paulo descreve os sábios conforme a mentalidade que o mundo prega: sucesso, fama, fortuna, prazer, poder, ter.  Por isso, ele nos apresenta uma regra: “se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade, pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus”. Essa regra vale, tanto para nós, como para as pessoas a quem idolatramos por sua sabedoria, nos encantamos com sua beleza e aplaudimos pelos seus dons. Diante de Deus a nossa existência humana está sujeita a contradições que muitas vezes nos perturbam. Para Deus a nossa inteligência, a nossa capacidade para criar, para realizar, para fazer fortuna, os dons artísticos, o nosso conhecimento, sucesso, coisas que são aplaudidas pelos homens não têm o menor significado se entendemos que tudo isso nos pertence e podemos usufruir do jeito que nos apraz. Para que possamos ser distinguidos como sábios diante de Deus, temos que colocar tudo o que temos em Suas Mãos e nos reconhecer insensatos perante o que o mundo pede de nós.  Não podemos nos arvorar da nossa sabedoria humana, porque assim poderemos ser apanhados por Deus em nossa própria esperteza. Na realidade, precisamos entender que existe a sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus e que, diante de Deus, os pensamentos dos sábios do mundo, são vãos. Consequentemente, devemos fazer uma reflexão acerca do nosso entendimento sobre as pessoas a quem consideramos importantes, sábias, instruídas e a quem valorizamos mais do que as outras.   Na verdade Deus deu ao homem inteligência para que ele possa desenvolver o mundo por Ele criado, no entanto, o homem extrapola e quer ser outro deus. Quando isto acontece sua mentalidade fica obscurecida levando-o a insensatez. “Que ninguém ponha a sua glória em homem algum!”  Tudo é nosso, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro, mas nós somos de Cristo e Cristo é de Deus. Por isso, precisamos aprender a dar o seu ao seu dono e a glória a quem pertence.    – Qual é a mentalidade de Deus? – Qual a palavra chave para decifrar todos os mistérios de Deus? - Qual é o papel do homem na criação de Deus? – O que você tem percebido nas pessoas que adquirem fama e poder?

 

Salmo - 23,1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 1)

 

R. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.


3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.

 

Reflexão - A primeira manifestação do poder de Deus nos é dada quando olhamos a natureza e tudo o que Ele criou. Precisamos estar atentos: estamos aqui de passagem e enquanto aqui nos encontramos usufruímos de tudo quanto Deus colocou a nossa disposição. Porém, a nossa alma tem sede do infinito. Desejamos subir até a morada de Deus e para isso importa mais termos desde já, coração, mente e mãos puras.

 

Evangelho – Lc 5, 1-11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11

Naquele tempo: 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago.
Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão:
'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. 5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira
e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los.
Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!' 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão:
'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.' 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “sempre continuar lançando as redes”

Primeiramente, Jesus avistou as “duas barcas paradas na margem do lago” , depois se aproximou de Simão e de André seu irmão e notou que aqueles homens estavam desalentados e precisavam de ajuda, mas não os subestimou. Pelo contrário, pediu-lhes ajuda para entrar na sua barca e dali falar para a multidão. Somente depois, foi que Jesus os instruiu para avançar e ir até o lugar aonde encontrariam muitos peixes. Hoje também, Jesus se manifesta na nossa vida de uma maneira muito coerente com o que Ele deseja realizar em nós e por nosso intermédio. Por isso, Ele vem a nós quando estamos no posto do nosso trabalho ou na lida da nossa casa, passando por algum sofrimento ou enfrentando situações difíceis. Para cada um de nós Ele usa uma metodologia diferente. O importante, é que Ele precisa de nós do jeito que somos e do modo como vivemos.  Ele se manifesta nas situações da nossa vida, aproveita as oportunidades quando estamos de coração aberto, acrisolado, age em nós, transforma as nossas situações de pesar, providencia o que está nos faltando e depois também diz: “Vem”! “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens!” Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens e providencia o peixe para nós, porém, necessita das nossas redes a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação.  Para isso, Ele está atento aos nossos movimentos, conhece as nossas necessidades e aproveita os momentos em que estamos parados (as), isto é, desanimados (as) por causa da pesca que não foi boa e entra na nossa barca. Devemos, portanto, estar atentos (as) para nunca nos revoltar em momentos de penúria, pensando que para nós não há mais esperança, pois Jesus está esperando a hora de poder nos instruir, dizendo: “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.” A Palavra de Jesus se cumpriu e aqueles pescadores reconheceram o Seu poder.  A nossa garantia também é a Sua Palavra que se cumpre, conforme o nosso acolhimento. Por isso, a mensagem desse Evangelho nos motiva a nunca desistir e sempre tentar novamente sabendo que Jesus está perto e pode orientar a pesca da nossa vida. Ele nos ilumina com o Seu Espírito e nos dar a segurança para que nunca percamos a esperança. Mesmo que também já tenhamos trabalhado a noite inteira e nada tenhamos conseguido pescar, mesmo que já tenha se esgotado a nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa de que necessitamos, “em atenção à Palavra de Jesus”, devemos prosseguir lançando as redes. Avançar para águas mais profundas significa para nós, buscar mais conhecimento de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. Quanto mais nós mergulharmos no Evangelho mais iremos encontrar respostas para os nossos questionamentos, para as nossas angústias. Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor e a Sua Palavra. 

– Jesus já realizou algum milagre na sua vida? 

- Pois comece desde já: conte para os seus amigos, suas amigas a experiência que você tem com Ele com a Sua Palavra.    Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus.

- Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? 

-  Mesmo que não tenha muita vontade você atende ao chamado de Jesus em atenção à Sua Palavra?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: