sábado, 26 de setembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE SETEMBRO DE 2020

 

SÁBADO DA XXV SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ecl 11, 9-12,8

 

Leitura do Livro do Eclesiastes 11,9-12,8


9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém,
que de tudo isso Deus te pedirá contas 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: 'Não sinto prazer neles'; 2- antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua;
quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho,
enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta
e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas;
6- antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço,
7- antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o tempo da juventude é o tempo de semear

Alegria, anseios, prudência e temor a Deus, são os conselhos que o Autor Sagrado dá aos jovens de todas as gerações.  O tempo da juventude é a estação propicia para que os sonhos se realizem a partir do desígnio do Senhor. Por essa razão, a semente do bem plantada na juventude germinará e dará bons frutos que serão colhidos na velhice, tempo em que o ânimo já não é tão intenso. No entanto, a Palavra também abre os olhos dos jovens para que estes regulem as consequências dos seus anseios: “Segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas.”   Todas as nossas ações trazem decorrências, boas ou más, de acordo com o impulso que as gerou. Muitas vezes, pelo fato de podermos hoje, ter força, coragem, determinação, vigor e energia, esquecemos de que estamos plantando “sementes” que poderão germinar em nós, um veneno mortal que atingirá o nosso amanhã. Por isso, é que o autor também retrata figurativamente a velhice, tempo em que o corpo humano vai perdendo suas capacidades de ver, de ouvir, de andar e até de alimentar-se. A alegria da juventude quando bem vivenciada será um germe saudável para o tempo da desolação pela incapacidade física. Portanto, que os jovens e as jovens aproveitem o tempo da semeadura que é o período da alegria, da perseverança, da vivência da caridade, do serviço, do lazer sadio, da fraternidade e do Amor.  – Você tem aproveitado o tempo da sua juventude para viver a alegria dos filhos de Deus? – Você tem perdido o seu precioso tempo com discórdias, ressentimentos e inimizades? Como estão sendo os seus divertimentos? – O que você terá que prestar contas com Deus quando chegar o momento? – Você reflete sobre isso?

 

Salmo 89 (90),3-4. 5-6. 12-13. 14.17 (R.1)

 

R. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

3Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,*
quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'
4Pois mil anos para vós são como ontem,*
qual vigília de uma noite que passou.R.

5Eles passam como o sono da manhã,
6são iguais à erva verde pelos campos:
De manhã ela floresce vicejante,
mas à tarde é cortada e logo seca.R.

12Ensinai-nos a contar os nossos dias,*
e dai ao nosso coração sabedoria!
13Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?
Tende piedade e compaixão de vossos servos!R.

14Saciai-nos de manhã com vosso amor,
e exultaremos de alegria todo o dia!
17Que a bondade do Senhor e nosso Deus
repouse sobre nós e nos conduza!
Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.R.

 

Reflexão - Os nossos anos passam como o sono da manhã e são iguais a erva que de manhã floresce, mas à tarde é cortada e logo seca. Esta é a comparação que o salmista faz da brevidade da nossa vida. Com a ajuda de Deus, porém nós poderemos aproveitar bem os nossos dias recebendo Dele graças e bênçãos de fidelidade e amor.

 

Evangelho – Lc 9,43b-45

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,43b-45


Naquele tempo: 43bTodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44'Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.' 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido,
de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “desejo de imortalidade

Jesus procurava abrir os olhos dos Seus discípulos antecipando o que Lhe iria acontecer em breve, porém eles não queriam escuta-Lo. Porque tinham medo de padecer eles fugiam e não se aprofundavam no assunto nem faziam perguntas. Não admitiam o sofrimento e desviavam-se de qualquer conversa que lhes acenasse com dor e aflição. Eles não queriam encarar a realidade dos fatos,  mesmo assim, Jesus quis preparar os seus corações para os acontecimentos vindouros, dando-lhes ciência da verdade, embora que não compreendessem nada do que Ele lhes dizia. Nós também somos assim: nunca admitimos falar em sofrimento e, muito menos na morte. Queremos desconhecer o fato de que um dia também teremos que enfrentar o fim da nossa vida. Temos em nós um desejo de imortalidade e não entendemos também o sentido das coisas espirituais que ultrapassam a nossa razão. Ainda não nos conscientizamos de que a fé na vida eterna é o que nos dá a segurança para que possamos confiar sem precisar tocar e provar as realidades que o Evangelho nos propõe. Não obstante, Jesus também nos fala hoje: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens.”  Isso significa, que assim como Jesus sofreu e padeceu nas mãos dos homens nós também poderemos suportar as tribulações próprias da nossa existência, com fé e esperança de que tudo um dia passará.  Se as pessoas no mundo estivessem mais conscientes da brevidade da sua vida e que um dia tudo irá passar, com certeza, usufruiriam mais do momento presente e não desperdiçariam tempo, oportunidade, juventude, saúde, fortuna e felicidade.

-Isso diz alguma coisa para você na sua vida?  

– Você admite conversar sobre a morte? 

-  Como você encara esta realidade da vida humana? 

- Em que você tem evitado se aprofundar com medo de sofrer? 

- Há alguma coisa que você terá que enfrentar que não quer nem pensar nem admitir?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: