domingo, 20 de setembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE SETEMBRO DE 2020

 

DOMINGO DA XXV SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Is 55, 6-9

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,6-9


6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinaçðes; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “A vontade de Deus é o caminho por excelência!

Por meio dos profetas o Senhor sempre enviou recados para o Seu povo com o intuito de  animá-lo, exortá-lo,  esclarecer as coisas e também consolá-lo. Desse modo, nesta leitura o profeta Isaías, nos exorta a procurar a Deus enquanto Ele pode ser achado. Com efeito, enquanto aqui vivemos, a todo o momento temos chances de nos voltar para Deus e de provar da Sua misericórdia e do Seu Amor. Ele nos chama à conversão mesmo quando somos os maiores pecadores e transgressores. Muitas vezes nos achamos tão miseráveis que imaginamos não ser possível receber o perdão de Deus, porque O comparamos conosco e cremos que Ele age da mesma forma que nós. Entretanto, o Senhor mesmo nos explica nessa leitura: os “meus pensamentos não são como os vossos pensamentos”. A maneira de Deus julgar é muito diferente da nossa, por isso, enquanto vivemos temos chance e oportunidade de mudar de vida. Os caminhos do Senhor estão acima das nossas pretensões e Ele deseja para nós muito mais do que nós mesmos (as) aspiramos. A vontade de Deus é o caminho por excelência! Deixemo-nos, pois, buscar o Senhor e que Ele cumpra em nós tudo o que já estabeleceu para a nossa vida. -  Você confia que Deus procede assim com o pecador?  - Como é a sua experiência em relação a acolher a pessoa que procede mal? - Você dá alguma chance ou prefere “cortar o mal pela raiz?  - Como você se sente quando comete conscientemente um pecado e sabe que agiu mal? - Você gostaria de voltar no tempo para agir diferente do que fez ou acha que valeu a experiência?

 

Salmo 144,2-3.8-9.17-18 (R. 18a)

 

R. O Senhor está perto da pessoa que o invoca!

2Todos os dias haverei de bendizer-vos,*
hei de louvar o vosso nome para sempre.
3Grande é o Senhor e muito digno de louvores,*
e ninguém pode medir sua grandeza.R.

8Misericórdia e piedade é o Senhor,*
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9O Senhor é muito bom para com todos,*
sua ternura abraça toda criatura.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos,*
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca,*
de todo aquele que o invoca lealmente.R.

 

Reflexão - O Senhor está atento às nossas súplicas e aberto para nos perdoar dos nossos pecados. Por isso, o salmista diz que Ele está perto de quem o invoca. Ninguém pode medir a grandeza do Senhor nem mensurar o Seu poder misericordioso, porém é preciso que nós tenhamos um coração sincero quando invocamos o Seu Nome. Ele é justo e Santo em toda obra que realiza em nós e atende aos nossos apelos sem tardar.

 

2ª. Leitura – Fl 1, 20c-24.27a

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,20c-24.27a


Irmãos: 20cCristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo - o que para mim seria de longe o melhor - 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “fazer do nosso serviço ao Senhor um estandarte”

São Paulo dá uma verdadeira demonstração de que a sua vida está nas mãos de Deus e as suas palavras ecoam dentro do nosso coração e nos motivam a também nos entregar a Jesus para viver ou para morrer. Se nós também pudéssemos dizer de todo coração que “o viver é Cristo e que o morrer é lucro”, nós não nos importaríamos com nada que pudesse nos suceder aqui na terra. Só uma coisa nos importaria: “viver à altura do Evangelho de Cristo”. Viver o Evangelho é seguir a trilha que a nossa alma anseia e ter todas as respostas que o nosso coração pede. A grande motivação da nossa vida de cristão é a glória futura e a ressurreição dos mortos, porém, devemos fazer do nosso serviço ao Senhor um estandarte para peregrinar aqui na terra ainda por algum tempo. A nossa vida deve ser posta em função do reino de Deus e o nosso caminhar uma busca perene da Sua vontade para nós. Todos nós podemos nos exercitar e, a partir de hoje, numa profissão de fé, proclamar a todos que vivemos para Cristo e que nada neste mundo nos abalará o ânimo de servi-Lo até morrer. – Leia muitas vezes este trecho de São Paulo e exercite o seu coração para que os seus lábios possam também proclamar esta declaração de amor: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!”

 

Evangelho – Mt 20, 1-16a

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 20,1-16a


Naquele tempo: Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
1'O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.
2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por
dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados,
4e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo'. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: `Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' 7Eles responderam: `Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse: `Ide vós também para a minha vinha'. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador:
`Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos,
começando pelos últimos até os primeiros!' 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12`Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós,
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. 13Então o patrão disse a um deles: `Amigo, eu não fui injusto contigo.
Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último
o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' 16aAssim, os últimos serão os primeiros,
e os primeiros serão os últimos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “trabalhadores de última hora

Na administração das coisas do mundo existem critérios já estabelecidos em relação a quem faz mais e a quem faz menos. Para Deus, no entanto, o que importa é a nossa decisão do momento. Quem começa mais cedo tem a mesma paga de quem começou mais tarde. A salvação é para hoje, agora, e se destina a todo homem e a toda mulher que aceita o chamado de Deus para crer no Seu Filho Jesus. Os que abraçam a salvação mais cedo têm a recompensa de conhecer o reino dos céus primeiro. E quando fazemos a experiência de salvação percebemos que nenhum dinheiro do mundo paga o que alcançamos. Portanto, não precisamos questionar a recompensa que Deus dá àqueles “pecadores” que nós julgamos os piores do mundo, pelo contrário, devemos também sair pelo mundo a fora em busca dos “trabalhadores de última hora” a fim de que encontrem a Jesus e recebam a salvação para as suas almas. Jesus contou esta parábola para nos esclarecer como o pensamento de Deus difere da nossa mentalidade humana. 

- Você conhece alguém que ainda não foi contratado para trabalhar na vinha do Senhor? 

- Por que não o chamar? 

- Você já se sente contratado (a) e recompensado (a)? 

- O que falta para isto acontecer?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: