quarta-feira, 2 de setembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

2 DE SETEMBRO DE 2020

 

4ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – I Cor 3, 1-9

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,1-9

1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido,
pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais.
As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais? 4Quando um declara: 'Eu sou de Paulo',
e outro: 'Eu sou de Apolo', não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois, o que é Apolo? O que é Paulo?
- Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus.
6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.
8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus,
e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Deus é quem faz crescer”

São Paulo faz a diferença entre o homem espiritual e o homem carnal que está começando a ter conhecimento das coisas de Deus. Podemos também abranger esta diferença quando avaliamos as nossas ações e intuímos se estamos sendo guiados pelo Espírito Santo ou dirigidos pela nossa natureza humana.  O nosso crescimento espiritual não depende da nossa idade cronológica, mas da crescente entrega do nosso entendimento e do nosso raciocínio lógico ao Espírito Santo que trabalha em nós e nos faz amadurecer. A pouca maturidade espiritual traz como consequência, as rixas, as rivalidades, as fofocas, os partidos, os ciúmes, as preferências, situações que vemos acontecer a cada dia, até dentro da Igreja. Quantas vezes vemos pessoas já idosas agindo como se fossem crianças, tomando partido, fazendo questão por coisas supérfluas, que não lhe são necessárias! Porque continuamos infantis é que estes fatos ocorrem e não suportamos um alimento mais sólido e mais consistente. O alimento sólido tem como substância os nossos atos de renúncia, de despojamento, de perdão, de partilha, de compreensão. Damos prova de maturidade espiritual quando aprendemos a ceder o lugar, a fazer as coisas por amor deixando os nossos interesses de lado. O homem alimentado pelo Espírito Santo consegue fazer proezas que na sua humanidade, naturalmente não conseguiria. Cada um de nós tem uma função no reino de Deus e a importância relativa. Nenhum de nós é maior do que o outro na edificação da Igreja de Jesus Cristo. Como diz São Paulo, um é o que planta, outro é quem rega, mas Deus é quem faz crescer a obra. As pessoas passam! Elas são apenas como placas que indicam o Caminho que nos leva ao encontro de Deus. O Caminho é Jesus, portanto, não devemos nunca nos indispor com ninguém, tomando partido ou posição a favor ou contra alguém, – Como anda o seu relacionamento com as pessoas? – Você costuma valorizar mais a uns do que os outros? – Existe alguém com quem você não fala, e nem cumprimenta?  - Saiba que se assim for você é um homem ou mulher que ainda não  cresceu, continua infantil, sem compromisso com Deus.

 

 

Salmo - 32,12-13. 14-15. 20-21 (R. 12b)

 

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!
13Dos altos céus o Senhor olha e observa;*
ele se inclina para olhar todos os homens.R.

14Ele contempla do lugar onde reside *
e vê a todos os que habitam sobre a terra.
15Ele formou o coração de cada um *
e por todos os seus atos se interessa.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *
porque ele é nosso auxílio e proteção!
21Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança.R.

 

Reflexão - Precisamos sempre ter em mente de que somos a herança de Deus e de que Ele está sempre muito perto de nós conhece os nossos anseios, nossas fraquezas e, também, as nossas forças.  Ele nos escolheu e, por isso, se interessa por nós. Assim sendo, podemos crescer e prosperar, ter esperança e sonhar, porque o Senhor nos olha dos altos céus e observa todas as nossas boas intenções. Nada que fizermos será em vão e todas as nossas boas ações terão uma recompensa. Podemos esperar confiantes no Senhor, pois Ele é o nosso auxílio e proteção.                                        

 

Evangelho – Lc 4, 3844

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,38-44

Naquele tempo: 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus.
Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava.
41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus.' Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele,
tentavam impedi-lo que os deixasse. 43Mas Jesus disse:
'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.' 44E pregava nas sinagogas da Judéia. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o toque do Amor de Jesus”

 Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los”! Baseados neste episódio da cura da sogra de Pedro, nós também nos conscientizamos de que em qualquer estágio da nossa existência ou situação que enfrentamos o Senhor nos dá condições de ter uma vida nova, de sair de situações de pecado, de penúria, de enfermidade e de morte.  A sogra de Pedro é para nós um exemplo de que não há limite de idade para que possamos  servir a Deus e à Igreja de Cristo. Jesus Cristo foi enviado pelo Pai, justamente para salvar a todos os que se encontram inseridos nesta situação. A fé daquelas pessoas que pediram a Jesus que orasse por aquela mulher já idosa, foi, com certeza, o instrumento para que aquele prodígio se realizasse. Com efeito, não podemos duvidar de que Jesus possa nos curar das nossas enfermidades, nos libertar do mal e nos fazer reviver, mesmo que estejamos à beira da morte.  As doenças e os males que sofremos, hoje, são na maioria das vezes, lamentos da nossa alma necessitada do toque de Jesus, da sua Palavra e da Sua orientação. Uma vez tocados (as) pelo Senhor, banhados (as) pela Sua Misericórdia nós também poderemos nos levantar da nossa “cama”, isto é, da nossa vida sem sentido e buscar a outros (as) que também precisam receber o toque do Amor de Jesus. As multidões procuravam Jesus e não queriam largá-Lo, por isso, Ele não parava, não tinha descanso e só se afastava do povo quando ia orar ao Pai. Jesus não se prendia a lugar nenhum, Ele não tinha predileções, curava todos doentes que encontrava e dava nova vida às pessoas sem esperança. Ele precisa de nós para continuar fazendo milagre e prodígios, pois somos curados, para amar e servir a Deus aqui na terra em favor de todos que são necessitados de salvação. A Boa Nova do Reino que Jesus anunciou aqui na terra é a Boa Notícia que devemos transmitir a todos: “Jesus, o filho de Deus, está muito perto de nós. Mora no nosso coração e nos quer curar de todos os males, hoje, como antes”.  

- Você já teve alguma experiência de cura ou de libertação?

 - Depois que você foi curado (a), você foi também servir a Jesus?

 – Você acha que já fez muito e que precisa de descanso?

 – Você costuma se apegar aos grupos e pessoas?

 – Você é uma pessoa que aceita mudanças ou é uma pessoa acomodada?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

Nenhum comentário: