quarta-feira, 5 de agosto de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DO DIA

5 DE AGOSTO DE 2020

 

4ª. FEIRA DA XVIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

 

Cor Verde

1ª. Leitura

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,1-7

1Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo. 2Isto diz o Senhor: Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso.' 3O Senhor apareceu-me de longe: 'Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia.
4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel;
de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria;
os cultivadores hão de plantar e também colher. 6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: 'Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus`. 7Isto diz o Senhor:
Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações;
tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “palavras de esperança”
O amor Deus por nós é eterno!   A Sua misericórdia é infinita e nos atrai para Ele! O Seu perdão nos faz reviver! Ele mesmo nos declara  isso quando nos dirige palavras de esperança e de ânimo e demonstra o Seu grande amor por cada um de nós dizendo: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia” ! Se compreendêssemos isso a nossa vida seria diferente!  Saber que contamos com a Misericórdia de Deus e que Ele mesmo nos promete dias melhores faz com que nós tenhamos ânimo e coragem para semear mais, trabalhar e produzir mais, e assim, depois colher os frutos que nos farão vivenciar uma existência cheia de graças, gozando da alegria eterna com o Senhor. Ele nos promete também que de novo nos edificará para que sejamos Seus instrumentos de movimentação no Seu reino. Por isso, também gritam para nós “os guardas do monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos ao Senhor, nosso Deus!”  Todos nós que temos Fé porque, cremos no Senhor, Nele confiamos e Dele dependemos, não podemos mais desanimar nem ficar tristes por causa do desamor dos homens. Deus nos ama com amor eterno, e isso, não depende do nosso esforço nem das nossas boas ações, pois Ele é gratuito, incondicional, misericordioso, apaixonado, infinito, pessoal, compassivo e muito mais. A maior prova disso é que apesar das nossas misérias, desacertos e infidelidades Ele nos acolhe de novo a cada hoje da nossa vida.  – O que passou é passado – pense nisto!

Salmo - Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R. Cf. 10d)

 

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10Ouvi, nações, a palavra do Senhor *
e anunciai-a nas ilhas mais distantes:
'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *
e o guardará qual pastor a seu rebanho!'R.

11Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *
e o libertou do poder do prepotente.
12aVoltarão para o monte de Sião,
entre brados e cantos de alegria *
12bafluirão para as bênçãos do Senhor:R.

13Então a virgem dançará alegremente, *
também o jovem e o velho exultarão;
mudarei em alegria o seu luto, *
serei consolo e conforto após a guerra.R.

 

Reflexão – Apesar do exílio em que vivemos nós nunca poderemos esquecer de que Jesus é o Bom Pastor, e só Ele mudará em alegria o nosso luto e será consolo e conforto para nós após a guerra. Reze hoje este salmo com alegria colocando-se no contexto, assumindo o lugar de Israel, de Sião, de Jacó, da virgem, do jovem e do velho! Ele foi feito para você.                                   

 

Evangelho – Mt 15, 21-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 15,21-28

Naquele tempo: 21Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia.
22Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: 'Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!' 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: 'Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós.' 24Jesus respondeu: 'Eu fui enviado somente
às ovelhas perdidas da casa de Israel.' 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: 'Senhor, socorre-me!' 26Jesus lhe disse: 'Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.' 27A mulher insistiu: 'É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem
as migalhas que caem da mesa de seus donos!' 28Diante disso, Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada.Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Basta somente ter fé”

Jesus veio para todos os homens e mulheres do mundo e a única condição que nos é imposta é a de que tenhamos Fé e O aceitemos como nosso Senhor e Salvador. Nesta passagem do Evangelho nós aprendemos com o exemplo de uma mãe que alcançou a graça da libertação de sua filha, porque insistiu e se humilhou diante de Jesus, pois acreditava e confiava em que o poder de Deus é muito maior do que as conveniências dos homens. Embora não fizesse parte do povo de Israel aquela mulher Cananéia não se intimidou e se apresentou diante de Jesus e, gritando, implorou a Sua piedade. Mesmo diante das sugestões dos Seus discípulos para que despedisse aquela mulher que os incomodava Jesus lhe deu atenção e escutou os seus argumentos.  Por isso, Jesus elogiou a sua fé!  Nós também não pertencíamos à casa de Israel, mas por Sua Morte e Ressurreição Jesus também nos acolhe como acolheu aquela mulher. Somos pecadores e por nós mesmos não temos merecimentos e não podemos cobrar nem exigir direitos.  Entretanto, “grande é a nossa fé” e isto basta para que Jesus venha também alimentar a nós e a todos os que são humildes para implorar, gritando: “Senhor, socorre-me!"   Jesus às vezes não costuma nos responder palavra alguma, mas nem por isso nós podemos afirmar que Ele nos abandonou porque assim dizendo, estaríamos dando provas de que não temos fé e a fé é o argumento que mantêm a nossa esperança na hora do desespero!  Muitas vezes nos acomodamos nas nossas mazelas porque não nos achamos dignos ou estamos afastados do convívio da Igreja. Nesses momentos nos isolamos e nos recolhemos na prisão que nós mesmos (as) construímos. Não vemos saída para os nossos problemas e não buscamos no Senhor o refúgio de que precisamos. Afastados (as) da Sua graça perdemos um tempo precioso da nossa vida. No entanto, sem perda de tempo Jesus espera que também nos aproximemos Dele, pois o Seu desejo é nos tirar da prisão. 

- A sua fé também é grande como a da mulher cananéia?

 – O que   tem atraído você para Deus?  

  - Você se acha merecedor (a) da Salvação que Jesus veio trazer ao mundo? 

- Alguma vez você relutou em pedir a Deus alguma coisa por se achar indigno (a)?

- Você tem alguma coisa bem difícil para pedir hoje?

- Aproveita a graça dessa Palavra e faça o seu pedido.

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 


Nenhum comentário: