sábado, 22 de agosto de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

22 DE AGOSTO DE 2020

 

SÁBADO  NOSSA SENHORA RAINHA 

 

Cor branca

1ª. Leitura – Is 9,1-6

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 9,1-6


1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “na plenitude dos tempos”

A profecia de Isaías é um prenúncio da salvação prometida por Deus Pai para nós, quando no começo dos tempos, os nossos pais caíram nas malhas do pecado. Deus amaldiçoou a serpente e lhe disse: Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”  (Gênesis 3, 15)  E na plenitude dos tempos Maria veio nos trazer Jesus que surge como uma grande luz para iluminar as trevas da humanidade sob o jugo da iniquidade. Jesus é a LUZ que brilha forte e nos tira da escuridão do abismo, por isso, passou o que era velho e corrompido. Quando experimentamos a salvação de Jesus os apetrechos de guerra usados no tempo de infelicidade interior são devorados pelas chamas do Amor. Jesus assumiu a nosso culpa e tirou de sobre os nossos ombros o jugo do pecado que nos oprimia. Cada um de nós é convidado (a) a encarnar com alegria essa Palavra que nos garante a libertação, “porque nasceu para nós um menino, (Jesus) que traz a marca da realeza, e tem como nome: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz”.  Estas são as denominações pelas quais, Jesus é exaltado, e que retratam Sua Majestade. A cada dia   podemos despertar para esta verdade mesmo que sejamos pecadores porque quem realiza tudo em nós é o amor zeloso do Senhor dos exércitos. Precisamos nos conscientizar de que  Jesus já veio, o menino já nos foi dado e a Salvação já nos foi concedida. – Você acredita que mesmo sendo pecador (a) pode assumir a verdade de que Jesus veio para libertá-lo (a) e dá a si uma vida nova, para sempre – Você hoje vive nas trevas ou sob a Luz de Jesus?

 

Salmo 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 

 

R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
Ou:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

5Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *
6e se inclina para olhar o céu e a terra?R.

7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho,
8para fazê-lo assentar-se com os nobres, *
assentar-se com os nobres do seu povo.R.

 

Reflexão - O salmista exalta a realeza do Senhor e O proclama bendito, agora e por toda a eternidade. Agora, é o momento que temos para também louvar o Senhor pela Sua grandeza e poder, porque vemos as Suas obras desde o nascer ao pôr do sol. Um dia, esta vida passará e estaremos em outra realidade. Portanto, este é o momento propício, e, enquanto aqui vivemos, somos indigentes e pecadores, mas podemos testemunhar os Seus prodígios entre nós.

 

Evangelho – Lc 1, 26-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38


Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Alegremo-nos!

As palavras dirigidas a Maria pelo anjo Gabriel são hoje, para nós, um convite a que abramos o nosso coração a fim de acolher o mistério da Encarnação de Jesus pelo poder do Espírito Santo. Como Maria, somos também escolhidos e eleitos para conceber Jesus no nosso coração e levá-Lo ao mundo. Por isso, a primeira recomendação que o anjo nos faz é que nos alegremos e saiamos da desolação, da murmuração e da desesperança, porque o Senhor está conosco!   Assim, também, o anjo nos encoraja: “não tenhas medo, encontraste graça diante de Deus”. Podemos então compreender que somos amados por Deus e que o poder do Seu amor nos cobre e realiza em nós a transformação interior que é o sinal da presença do Menino Jesus em nós. Isto, porém, só poderá acontecer a partir do nosso sim e da nossa adesão ao projeto do Senhor. Deus não nos invade e nada faz sem a nossa permissão. O Senhor nos propõe, nos chama e nos atrai, mas o nosso Sim é o que O faz realizar a obra.  O anjo do Senhor vive batendo à nossa porta com a expectativa do nosso sim que é também uma resposta positiva para fazer em nós maravilhas.  A atitude de Maria é um modelo a ser seguido por cada um de nós! Apesar de assustada Maria soube parar para escutar o anjo, soube meditar sobre as palavras dele, soube dialogar para entender melhor a vontade de Deus, soube confiar nas Suas promessas sem questionar e por fim assumiu humildemente a condição de ser Mãe do Salvador da humanidade, sabedora de que o poder vinha do alto e que a ela só competia mesmo dar uma resposta. Que possamos também como Maria, responder ao anjo do Senhor dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. 

 -  Você também tem sido chamado (a) por Deus para uma missão específica? 

– Qual é a sua resposta?

 – Você sabe parar para escutar, meditar, dialogar com Deus, assumindo as Suas promessas e confiando no chamado que Ele lhe faz?

 – Se você fosse Maria qual teria sido a sua atitude diante do anjo Gabriel?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: