sábado, 1 de agosto de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


1 DE AGOSTO DE 2020

SÁBADO DA XVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Jer 26, 11-16.24

Leitura do Livro do Pofeta Jeremias 26,11-16.24

Naqueles dias: 11Os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: 'Este homem foi julgado réu de morte,
porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos'. 12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo:
'O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. 13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos.' 16Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas:
'Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus.' 24Jeremias passou a ter proteção
de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto. Palavra do Senhor

Reflexão – “tratai de emendar a vossa vida

Mesmo tendo sido julgado réu de morte pelos sacerdotes daquele tempo, Jeremias continuava apelando para a consciência do povo, dizendo: “Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós.”  Emendar a vida e as obras! As nossas obras constituem a essência da nossa vida. O nosso viver é resultado do que nós realizamos, das nossas ações e resoluções. Não podemos dizer que vivemos bem se agimos mal e consequentemente aumentamos o poder do mal no mundo. Deus nos fala através das pessoas e quando o Senhor manda alguém para nos exortar e mostrar o nosso erro Ele tem o propósito de nos libertar do mal que insiste em nos atrair para si. Deus deseja a vida e não a morte para os Seus filhos e nunca voltará atrás na decisão de nos salvar. Na Sua grande misericórdia, Ele está sempre disposto a se render e a voltar atrás na pretensão de nos castigar em vista do nosso arrependimento e das nossas boas ações. Desse modo, não podemos rejeitar a correção do Senhor por meio dos Seus profetas, antes pelo contrário, devemos acolhê-los enxergando neles o próprio Deus que deseja ser escutado por nós.   Você tem recebido alguma mensagem de Deus por meio de alguém? – Você tem consciência de que precisa mudar? – Em que você precisa emendar-se? –  Você teria a coragem que Jeremias teve para enfrentar as “autoridades” obedecendo a Deus?


Salmo 68,15-16. 30-31. 33-34 (R. Cf. 14)

R. No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

15Retirai-me deste lodo, pois me afundo!
Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, *
e salvai-me destas águas tão profundas!
16Que as águas turbulentas não me arrastem,
não me devorem violentos turbilhões, *
nem a cova feche a boca sobre mim!R.

30Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
31Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!R.

33Humildes, vede isto e alegrai-vos:
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.R.

Reflexão - O nosso Deus é libertador e o que mais Ele deseja é, justamente, livrar-nos do mal que nos arrasta em águas turbulentas. Por isso, está sempre pronto a nos atender na medida em que o nosso coração se voltar para Ele com humildade. “Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente!  Deus quer atender às suas súplicas, coloque-se diante Dele e apresente as suas necessidades confiando que Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de quem está preso.


Evangelho – Mt 14, 1-12

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: 'É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele.' 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: 'Não te é permitido tê-la como esposa.' 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta.
6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes  7que ele  prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: 'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.'  9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela.
10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “é proibido falar a verdade”

A história de João Batista se adapta à nossa vida nos dias de hoje! Por falar a verdade ele foi preso e depois mandado degolar a fim de satisfazer aos caprichos da amante de Herodes que ofereceu a ela a sua cabeça como um presente! No nosso mundo de hoje, também, os que pregam os ensinamentos da Palavra de Deus, os que em Seu Nome denunciam as práticas abomináveis e as injustiças, também são de alguma forma exterminados. Mudam apenas os estilos e a maneira de se abafar a voz de alguém que tenta falar de Deus nos lugares onde tudo é permitido, nada faz mal e as coisas acontecem na maior naturalidade. E quem mais sofre as consequências dessas atitudes do mundo de hoje que se paganiza a olhos vistos são os jovens que, habitualmente, não possuem alguém que lhes aponte um caminho certo. Os João Batistas de hoje, também não são bem vistos em muitos lugares onde se tem como norma não falar de religião, de Bíblia, de Igreja, de Nossa Senhora, de castidade, de matrimônio santo, de muitos outros assuntos, com o pretexto de se respeitar a diversidade de pensamentos. Por isso, hoje está na moda e é aplaudido por muitos de nós, o divórcio, o casamento entre homossexuais, a liberação da maconha, a maioridade antes do tempo, em nome de uma falsa liberdade cujo nome real é libertinagem. Se alguém, de sã consciência ousar dar algum conselho aos jovens, no meio de muitas pessoas “entendidas”, falando, por exemplo, de castidade, de sexo somente depois do casamento, de namoro santo, de vestir-se sem expor demais o corpo, com certeza, será logo recriminado e considerado alienado e uma pessoa retrógada, antiquada. É assim que os Herodes de hoje conseguem degolar os emissários de Deus.  Os Herodes estão em diversos lugares e também gostam de fazer promessas para agradar a quem eles desejam conquistar. Por isso, precisamos tomar consciência se também não estamos fazendo o papel de Herodes quando prometemos a alguém o que não nos é permitido oferecer e por causa das nossas promessas aos homens esquecemos a promessa que fazemos a Deus de amar-nos uns aos outros e partilhar com eles vida. Como nós podemos prometer tudo o que alguém nos pede, se não possuímos nem mesmo o dom de conservar a nossa vida? Podemos entregar a “cabeça” dos nossos irmãos de muitas maneiras: difamando, fazendo intrigas, levantando falso, matamos o corpo, mas nada podemos fazer com a alma. Deus é o Senhor de todos e age com justiça de acordo com as nossas ações.
– Em nome de Deus você consegue falar de assuntos polêmicos no meio dos entendidos do mundo?
– Você se sente à vontade em lugares onde tudo é permitido ou tem coragem de denunciar o que não é de Deus?
 –  Você já entregou a “cabeça” de alguém em troca dos seus interesses?   
- Do que você será capaz de fazer para conseguir os seus intentos? 
– Você teme mais a Deus ou aos homens? 
– A quem mais você tem agradado: a Deus ou aos homens?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: