quarta-feira, 5 de agosto de 2020

NA AUDIÊNCIA GERAL, O PAPA RECORDA AS FERIDAS DA PANDEMIA E CONVIDA A OLHAR PARA JESUS...

 




Com a retomada das audiências depois da pausa de verão, o Pontífice inicia um ciclo de catequese centrado na pandemia. “Devemos manter o nosso olhar fixo firmemente em Jesus”, afirmou Francisco, “e com esta fé abraçar a esperança do Reino de Deus que o próprio Jesus nos traz”.

Mariangela Jaguraba - Vatican News

O Papa Francisco retomou, nesta quarta-feira (05/08), as tradicionais Audiências Gerais, depois de algumas semanas de descanso de verão.

Na catequese deste 5 de agosto, realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico, o Pontífice abordou o tema “Curar o mundo”, reiterando que a pandemia da Covid-19 “continua causando feridas profundas, desmascarando as nossas vulnerabilidades”. “Há muitos mortos, muitos doentes, em todos os continentes”, sublinhou o Papa, e “muitas pessoas e famílias vivem um tempo de incerteza, devido a problemas socioeconômicos, que atingem especialmente os mais pobres”.

Olhar fixo em Jesus

“Por este motivo”, disse Francisco, “devemos manter o nosso olhar fixo firmemente em Jesus e com esta fé abraçar a esperança do Reino de Deus que o próprio Jesus nos traz. Um Reino de cura e salvação que já está presente entre nós. Um Reino de justiça e paz que se manifesta através de obras de caridade, que por sua vez aumentam a esperança e fortalecem a fé”. “Na tradição cristã, fé, esperança caridade são muito mais do que sentimentos ou atitudes. São virtudes infundidas em nós pela graça do Espírito Santo: dons que nos curam e nos fazem curar, dons que nos abrem novos horizontes, até quando navegamos nas difíceis águas do nosso tempo”, frisou o Pontífice, acrescentando:

Um novo encontro com o Evangelho da fé, da esperança e do amor nos convida a assumir um espírito criativo e renovado. Desta forma, poderemos transformar as raízes das nossas enfermidades físicas, espirituais e sociais. Poderemos curar profundamente as estruturas injustas e as práticas destrutivas que nos separam uns dos outros, ameaçando a família humana e o nosso planeta.

Cura física e espiritual

Francisco lembrou que “o ministério de Jesus oferece muitos exemplos de cura”. Quando cura os sofrem de febre, de lepra, de paralisia; quando restitui a vista, a palavra ou a audição, na realidade cura não só um mal físico mas a pessoa inteira. Deste modo, também a restitui à comunidade, libertando-a do seu isolamento”.

“Pensemos na bonita narração da cura do paralítico em Cafarnaum que nós ouvimos no início da audiência. Enquanto Jesus prega na entrada da casa, quatro homens trazem um amigo paralítico a Jesus; e impossibilitados de entrar, descobrem o telhado e descem o leito à sua frente. «Jesus, vendo a sua fé, disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados!”». E depois, como sinal visível, acrescentou: «Levante-se, pega a sua cama e vá para casa!».

Nenhum comentário: