quarta-feira, 29 de julho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


29 DE JULHO DE 2020

4ª. 
FEIRA DIA DE SANTA MARTA
IRMÃ DE LÁZARO
Cor Branco

1ª. Leitura I Jo  4, 7 - 16

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-16

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.
13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.
15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. Palavra do Senhor.


Reflexão – “Deus nos amou primeiro”

Dentro de nós há uma fonte de amor, gerada pelo Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo! O Pai enviou o Filho que nos amou até a morte e o Filho nos enviou o Espírito Santo que é o Amor entre Ele e o Pai. Sempre em uma relação de amor alguém toma a iniciativa primeiro, e isto São João nos explica nesta carta quando afirma que Deus nos amou primeiro, porque manifestou o Seu amor por meio do Seu Filho Jesus Cristo o qual deu a Sua vida por amor a nós. Na Cruz Jesus entregou o Seu Espírito para que continuemos a viver no Amor. Este trecho da carta de São João nos revela ainda, que o amor de Deus permanece sempre conosco e é realizado em  nós quando nos amamos uns aos outros. Deus é feito de Amor!    Quando este amor é vivenciado por nós, ele gera mais amor para ser amado. Por isso, o amor que cultivamos e exercitamos nos nossos relacionamentos familiares e sociais procede desta fonte que existe dentro de nós. Só conseguiremos nos abastecer do amor de Deus, quando nos dedicarmos a conhece-Lo por meio da Sua Palavra e na intimidade com Ele. O amor de Deus em nós nos faz amar ao próximo e a proclamar que Jesus é o Seu Filho amado. – Como tem se manifestado o amor de Deus na sua vida: por meio das pessoas, da sua intimidade com Ele, pela proteção que você sente, pelas coisas que você deseja e que acontecem?
– Você tem experimentado o Amor de Deus na hora da dificuldade?  – Você tem vivido alguma experiência desagradável? – Como está o seu relacionamento com Deus?

Salmo  33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a ou 9a)

R. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

Ou:

Provai e vede quão suave é o Senhor!

2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
seu louvor estará sempre em minha boca.
3Minha alma se gloria no Senhor;*
que ouçam os humildes e se alegrem! R.

4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
exaltemos todos juntos o seu nome!
5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
e de todos os temores me livrou. R.

6Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia. R.

8O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.
9Provai e vede quão suave é o Senhor! *
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.

10Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.
11Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada. R.

Reflexão - “Provai e vede quão suave é o Senhor”, este é o canto do salmista DEUS É AMOR! O amor de Deus em nós naturalmente abre os nossos lábios para o reconhecimento e o louvor. Quem sente o amor de Deus nunca poderá cessar de bendizê-Lo em todo tempo e de louvá-Lo por todos os acontecimentos. O anjo de Deus acampa ao redor dos que O amam e que se mantêm confiantes Nele. Nada faltará àqueles que acolhem o amor de Deus.

Evangelho – Luc 10, 38-42

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' 41O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'Palavra da Salvação.

Reflexão - “Ser como Marta ou Maria?”

Por meio deste Evangelho Jesus revela para nós a atitude das duas irmãs que O receberam em sua casa, para que possamos também avaliar como estamos recebendo Jesus na nossa vida.  Marta, cheia de muitas preocupações para que tudo estivesse perfeito para receber aquela visita ilustre. Maria, completamente desligada das obrigações sociais abandonou-se para que o encontro dela com Jesus fosse perfeito. Para isso ela “sentou-se aos pés do Senhor e escutava a Sua Palavra”. Diante deste cenário nós podemos fazer uma avaliação de como tem sido os nossos encontros com o nosso Salvador. Às vezes, nós até nos ajoelhamos diante de Jesus, mas não conseguimos entregar a Ele as nossas preocupações com o que temos que fazer porque não nos abandonamos e às Suas sugestões e continuamos agitados por muitas coisas. Não conseguimos fazer como Maria que escolheu a melhor parte e esta nunca lhe será tirada. Quantas vezes nós também convidamos Jesus para entrar na nossa vida, queremos conhecê-Lo, desejamos “receber” as Suas graças de cura, de libertação e solução para os nossos problemas! No entanto, nos esquecemos de sentar para escutá-Lo, não abrimos a Sua Palavra para conhecê-Lo melhor e nos agitamos preocupados (as) em fazer alguma coisa para agradá-Lo. Fazemos promessas, jejuamos, rezamos novenas, até O servimos na Igreja ou na comunidade, mas não paramos para fazer a nossa oração pessoal que é a oportunidade de aprender com Ele a palavra chave que nos oferece o remédio para curar as nossas e enfermidades. Somos Marta ou Maria? Que possamos aprender com as duas. Primeiramente, é indispensável que façamos como a Maria que recebeu os ensinamentos de Jesus, usufruiu da Sua intimidade e fortaleceu a sua fé. Esta é a melhor parte, no entanto, não podemos ficar só nisso. A nossa oração, a nossa reflexão com os ensinamentos de Deus nos motivam a agir para viver o amor e resolver as nossas questões. Há muitas pessoas que entendem ser o trabalho uma oração, desde que ele seja para a glória de Deus, e isto também é verdade.  Todavia, quando agimos assim, dentro de nós haverá sempre o silêncio e o vazio  que a ausência da oração pessoal provoca. A ação que agrada a Deus é aquela que advém do nosso diálogo com Ele, pois só assim iremos descobrir qual é a nossa parte na Sua obra. O que fizermos com as nossas mãos, o que providenciamos com o nosso trabalho incessante, poderá passar, mas o que apreendermos com Jesus, será como um tesouro inesgotável que nunca nos será tirado. Marta fazia tudo para agradar a Jesus, no entanto, o que mais Ele desejava era a sua companhia. Deus também gosta de estar conosco e de nos ter aos Seus pés, isto é, diante Dele, recebendo o Seu carinho e a Sua atenção. Façamos, pois, hoje ainda o convite para que Jesus nos visite, porém deixemos de lado todas as preocupações para agradá-Lo e nos postemos quietos à Sua disposição para que Ele faça em nós tudo que é da vontade do Pai, pois somente Ele a conhece. E todas as nossas preocupações serão resolvidas. 

– Você também tem convidado Jesus para ir à sua casa?
 – Qual tem sido a sua conduta ante a visita de Jesus?
 – O que mais você tem feito: rezado novena ou meditado com a Palavra de Deus? 
 -Você é Marta ou Maria no seu dia a dia? 
- Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
  

Nenhum comentário: