domingo, 26 de julho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


26 DE JULHO DE 2020

XVII DOMINGO DO

TEMPO COMUM
Cor Verde
1ª. Leitura

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3,5.7-12

Naqueles dias: Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas e eu to darei'. 7E Salomão disse: Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?' 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente,
como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti. Palavra do Senhor.

Reflexão - “a Sabedoria de Deus é a fonte de todo bem”

A oração de Salomão é a oração que agrada a Deus. Porque pediu a Deus “um coração compreensivo, capaz de governar o povo e de discernir entre o bem e o mal” o Senhor não limitou o seu desejo e deu-lhe  um coração sábio e inteligente como nunca houve igual. Pedindo sabedoria, Salomão pediu a Deus tudo de que precisava e, assim também recebeu tudo por acréscimo.  Por isso, ainda hoje é conhecido como um homem “sábio e inteligente como nunca houve outro igual” Humildemente, Salomão reconheceu a sua incapacidade para governar o povo de Deus e pediu-lhe ajuda para bem realizar a sua missão. Ele poderia ter pedido coisas materiais, ou mesmo muito poder, sucesso e fama, porém, se limitou a pedir o ilimitável.  Assim também para nós, esta será a “oração mais inteligente” que podemos elevar a Deus. A sabedoria é o dom que nos leva a saborear o amor de Deus e a Ele nos entregar para que seja feita a Sua vontade soberana na nossa vida e nas nossas ações. É o dom que nos faz agir conforme a vontade de Deus e confiar em que Ele sempre estará nos orientando, ensinando e nos levando para as boas ações.  O que você tem pedido a Deus nas suas orações? – Você tem dado a receita para que o Senhor aja na sua vida? – A sua oração tem agradado a Deus? – Você já experimentou pedir a Deus um coração sábio?

Salmo 118,57.72.76-77.127-128.129-130 (R.97a)

R. Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

57É esta a parte que escolhi por minha herança:*
observar vossas palavras, ó Senhor!
72A lei de vossa boca, para mim,*
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.

76Vosso amor seja um consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.
77Venha a mim o vosso amor e viverei,*
porque tenho em vossa lei o meu prazer!R.

127Por isso amo os mandamentos que nos destes,*
mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!
128Por isso eu sigo bem direito as vossas leis,*
detesto todos os caminhos da mentira.R.

129Maravilhosos são os vossos testemunhos,*
eis por que meu coração os observa!
130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,*
ela dá sabedoria aos pequeninos.R.

Reflexão - O amor de Deus é para nós vida e conforto e se expressa, em primeiro lugar, por meio da sua Palavra e dos seus ensinamentos para nós. Ao nos revelar a Sua vontade, através da Sua Palavra,  o Senhor nos ilumina com sua Luz e nos dá sabedoria e entendimento para a nossa caminhada. Por isso, o salmista canta que a melhor parte da sua herança é observar as palavras do Senhor.  Seguir direito as leis de Deus nos faz detestar todos os caminhos da mentira e a amar a verdade.

2ª. Leitura – Rm 8, 28-30

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,28-30

Irmãos: 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação,
de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou
a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “não desanimemos diante das “surpresas”

Esta leitura nos leva a refletir sobre a eficácia do amor de Deus na nossa vida. Assim, São Paulo nos revela que todos aqueles (as) que experimentam o amor de Deus encontram sentido para os acontecimentos da sua existência, até mesmo naqueles que não estavam nos seus planos e lhes são desfavoráveis. Tudo contribui para o bem dos que são chamados para a salvação de acordo com o projeto de Deus. O projeto de Deus se consumou em Jesus Cristo e se constituiu na salvação do homem e na conquista da vida eterna para este mesmo homem. Assumir o amor de Deus é acolher a Jesus como Senhor e Salvador e, deste modo, ser predestinado a ser conforme a imagem do Seu Filho, isto é, ser conformado ao modelo  de Cristo. Todos os predestinados também são chamados a ser justos e, depois, glorificados pelo poder do Espírito Santo. Portanto, não desanimemos diante das “surpresas” que nos tiram do sério. Nenhum fato ou acontecimento passa despercebido por Deus e para tudo na vida há uma razão de ser.  Esperemos confiantes na ação de Deus, porque Ele transforma toda a dor em amor e, a vitória, só é conquistada depois de terminada a luta. – Como você tem encarado as “surpresas desagradáveis” da sua vida? – Você confia em que algo de ruim possa redundar em uma coisa boa? – Você já teve alguma experiência com a dor que depois se transformou em amor?

Evangelho – Mt 13, 44-

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,44-52

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens
e compra aquela pérola. 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim.' 52Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.' Palavra da Salvação.

Reflexão – dentro de nós há a riqueza do reino de Deus

Jesus nos conta parábolas que nos levam a descobrir que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu. A ação do reino dos céus acontece dentro do nosso coração na medida em que experimentamos o poder do Espírito Santo e nos entregamos a Ele para uma radical transformação. Por esta razão é que Jesus insiste tanto em nos falar sobre o reino dos céus para que a gente perceba que ele acontece em nós e se manifesta na nossa vida. Com efeito, percebemos que, aos poucos, com o passar da nossa caminhada, as coisas que estavam enraizadas em nós e nos amarravam a vida, vão cedendo lugar à riqueza espiritual, que gera amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades.  A mentalidade do céu vai, aos poucos, nos impregnando.  No entanto, as coisas acontecem devagar, pois a nossa conversão requer um exercício de vida. E no decorrer da nossa existência este tesouro que está dentro de nós será distribuído entre aqueles que estão perto e que precisam conhecer também tudo o que já conhecemos.  

- Faça a sua reflexão: O tesouro e a pérola são o AMOR DE DEUS manifestado em Jesus Cristo. Você já o encontrou?
- E o que está faltando para você se apossar desse tesouro? 
-Você já pensou no que terá que se desfazer para que este tesouro seja seu?  
- Se você já o encontrou, o que tem feito com esse tesouro?  
A que você ainda está se apegando que não consegue sentir totalmente este Amor na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: