sexta-feira, 10 de julho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE






10 DE JULHO DE 2020

6ª. FEIRA DA XIV SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª Leitura - Os 14,2-10

Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus,
porque estavas caído em teu pecado.3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal
e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos,
não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos;
em ti encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio
e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto.  10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem. Palavra do Senhor.

Reflexão – “com a nossa boca anunciamos a glória do Senhor”

O profeta Oséias usa imagens da natureza para nos dar conhecimento da obra que Deus quer fazer em cada um de nós e nos conclama a acolher de verdade a Sua misericórdia que nos promete restauração, vida nova, alimento, fartura. Assim sendo, ele nos fala de orvalho, de lírios, de plantas, de perfume, de ramos, de ciprestes, de trigo, de vinho, para nos fazer distinguir o grande amor que o Senhor cultiva por cada um de nós e como Ele age para nos dar felicidade e alegria. Somos chamados, portanto, a louvar o Senhor por todas essas realidades.  O homem justo deve louvar o Senhor por tudo, porque assim fazendo, estará dando a Ele o que Lhe convêm. É com a nossa boca que anunciamos a glória do Senhor, que O louvamos pelas Suas maravilhas.   “Encontrai palavras e voltai para o Senhor” é este o conselho do profeta. Não nos basta apenas pensar, sentir, reconhecer, mas é preciso também “encontrar palavras” para voltar ao Senhor, para proclamar O Seu poder e a Sua misericórdia na nossa vida.     Para o justo, os caminhos do Senhor são retos, porém, para aqueles (as) que não O reconhecem, eles tornam-se pedra de tropeço e ocasião de queda. As promessas de Deus por meio do profeta Oséias constituem-se um chamado à conversão a todos os homens. Que os nossos lábios aprendam a encontrar palavras para voltar ao Senhor, arrependidos (as), esperando a Sua grande misericórdia. – Você costuma abrir os lábios para externar o que há dentro do seu coração? – Como é que você tem proclamado as maravilhas de Deus na sua vida? – Você costuma confessar a Deus o seu pecado? – Você confia na Sua misericórdia? – Você sente o Amor de Deus?

Salmo - 50,3-4. 8-9. 12-13. 14.17 (R. 17b)

R. Minha boca anunciará vosso louvor!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R.

8Mas vós amais os corações que são sinceros, *
na intimidade me ensinais sabedoria.
9Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei.R.

12Criai em mim um coração que seja puro, *
dai-me de novo um espírito decidido.
13ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R.

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
e confirmai-me com espírito generoso!
17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
e minha boca anunciará vosso louvor!R. 

Reflexão - O salmista reconhece o seu ser pecador, mas principalmente, implora ao Espírito Santo que lhe abra os lábios. Precisamos comunicar aos homens por meio do que é visível -  gestos, palavras, - o poder de Deus que age no nosso coração. Deus precisa do nosso agir, mas também, conta com o nosso falar.



Evangelho - Mt 10,16-23

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. Palavra da Salvação. 

Reflexão – a maior arma para que possamos enfrentar "os lobos" no é o Espírito Santo!”

Jesus nos oferece salvação e nos chama à conversão, mas para isso, temos que enfrentar os lobos, isto é, os desafios da nossa vida, todos os dias, sem descansar. A salvação de Jesus é para hoje!   Somos exortados a viver o nosso dia a dia como ovelhas que escutam o Pastor e põem em prática os seus ensinamentos por onde andarem. Assim como enviou os Seus discípulos, Jesus nos envia em missão e nos dá instruções: “não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer” e “naquele momento vos será indicado o que deveis dizer”! O Espírito Santo é quem faz a Sua obra em nós: prudência, simplicidade, firmeza, convicção e principalmente perseverança! Ser "prudentes como as serpentes e simples como as pombas", significa que não devemos ser alienados (as), passivos (as), confiantes demais nem tampouco arrogantes, cheios de soberba e de sabedoria humana. Na caminhada da nossa vida humana e espiritual iremos encontrar aquelas pessoas que, tentarão de alguma forma, nos fazer desistir de lutar e irão querer nos intimidar. Nós temos a tendência de desanimar diante das situações adversas principalmente, quando se trata das "coisas de Deus". Tudo nos desestimula e ficamos, às vezes, parados (as) sem saber o que fazer ou o que dizer. Porém, o Senhor nos adverte e nos prepara: "mas quem perseverar até o fim esse será salvo" e também:  "mas o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós". O Senhor já nos deu a maior arma para que possamos enfrentar "os lobos" no meio do caminho que perseguimos, o Seu Espírito que é Santo. Buscamos a santidade e o Espírito Santo é quem nos educa e nos ensina, nos prepara e nos conduz para que possamos perseverar até o fim. Vinde, pois, Espírito Santo de Deus! 

- Como você tem enfrentado os "lobos" na caminhada da sua vida? 
- Você é uma pessoa perseverante?  
- Você se acovarda diante das dificuldades e pensa em desistir de lutar? 
- Você tem sido prudente e simples nas suas ações, como Jesus manda?
- Você confia no poder do Espírito para superar a sua fragilidade diante dos tribunais humanos
– Você tem convicção do que fala?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: