quinta-feira, 16 de julho de 2020

PARÓQUIAS INOVAM NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA



Paróquias inovam na festa de Nossa Senhora do Carmo no contexto da pandemia
No Twitter, o Papa Francisco recordou que hoje, 16 de julho, é a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, mãe da Ordem Carmelita. “Nossa Senhora do Carmo, nossa mãe, ajuda-nos a ter mãos inocentes e um coração puro, a não pronunciar uma mentira e a não falar em detrimento de outras pessoas. Assim poderemos subir o monte do Senhor e obter sua bênção, sua justiça, sua salvação”, disse o Santo Padre.
Uma das comunidades da paróquia. Fotos: Felipe Michelon Padilha
Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a comunidade Nossa Senhora do Carmo, do bairro Panazzolo, irá celebrar a festa da padroeira com programação de missas e almoço drive-thru em função do contexto da pandemia. As atividades iniciam nesta quinta-feira, 16 de julho, dia em que a Igreja recorda a memória deste título mariano, e se estendem até domingo,  19 de julho, onde acontece o ponto alto das comemorações à Mãe de Deus com celebração de missa festiva e distribuição de escapulários.
Todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook da Paróquia Santos Apóstolos da qual a comunidade faz parte. Em virtude da situação da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul, a ocupação máxima da igreja do Carmelo será de 20 pessoas em cada momento de oração.
Na última quarta-feira, 15 de julho, o Terço da Esperança e da Solidariedade, organizado pela CNBB, foi rezado pelo bispo da diocese de São Luís de Montes Belos (GO), dom Lindomar Rocha Mota, direto do Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição, em Trindade (GO). As monjas carmelitas rezaram o terço veiculado nas emissoras de inspiração católica do Brasil. A comunidade monástica é composta por 11 irmãs e 2 postulantes.
Entrada de noviça no Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição, em Trindade (GO), em 2015. Foto: arquivo do Carmelo.

Modelo de oração, contemplação e dedicação

Venerada desde o século XIII, o nome de Nossa Senhora do Carmo está ligado à região do Monte Carmelo, alto promontório que se eleva na costa oriental do mar Mediterrâneo, precisamente na altura da Galileia. Em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”.
O Carmelo tem nas suas ladeiras numerosas grutas naturais, preferidas pelos eremitas. O mais célebre destes homens foi o grande profeta Elias que, no século IX a. C., defendeu estrenuamente da contaminação dos cultos idolátricos, a pureza da fé no Deus único e verdadeiro. Inspirando-se precisamente na figura de Elias, nasceu a Ordem contemplativa dos “Carmelitas”, família religiosa que entre os seus membros enumera grandes Santos, como Teresa de Ávila, João da Cruz, Teresa do Menino Jesus e Teresa Benedita da Cruz (no século, Edith Stein).
Os Carmelitas difundiram no povo cristão a devoção à Bem-Aventurada Virgem do Monte Carmelo, indicando-a como modelo de oração, de contemplação e de dedicação a Deus. O Escapulário também ajudou na difusão desta devoção mariana em todo o mundo, sinal de cuidado materno. Carregando sobre o peito, o escapulário nos recorda a misericórdia de Deus para conosco e nos convida a viver segundo a sua Santa Palavra.
Carmelo e vida contemplativa
Segundo o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), em artigo publicado no site da CNBB, “no Carmelo se vive uma vida contemplativa, dedicando a maior parte do tempo à oração. De que modo? Vivendo longe das preocupações do mundo em regime de clausura. Rezando pelo mundo e pelas pessoas que acorrem até aos Carmelos pedindo oração.
Ele contou algumas particularidades da vida consagrada no Carmelo que é dividida no ramo masculino e no ramo feminino. Uma tradição das Irmãs Carmelitas é o apadrinhamento de pessoas das quais se tornam suas Madrinhas de Oração junto à Nossa Senhora do Carmo, intercedendo por elas em suas intenções.
A Ordem dos Carmelo surgiu na Terra Santa, em meados do século XII, sob a herança de Elias no Monte Carmelo. A partir daí, surgiram os mosteiros ao redor do mundo, que foram dedicados à Santíssima Virgem. Desde então, a devoção à Virgem do Carmo se espalhou ao redor do mundo.
Peçamos a intercessão de Nossa Senhora do Carmo por toda a Igreja, para que possamos corresponder, com fidelidade, ao chamado de Jesus e possamos ser filhos dignos dessa Mãe amorosa que é Maria. Em especial, que Ela interceda pela Ordem do Carmo e por aqueles que, até hoje, abraçaram a vida contemplativa e monástica para terem perseverança na vocação e que rezem por todos nós junto de Nossa Senhora.
Por intercessão de Maria Santíssima do Carmo, que possamos vencer essa pandemia da Covid-19 e que os cientistas e médicos possam logo achar a cura e vacina para essa doença. Que Ela dê coragem a todos os médicos e  enfermeiros que, dia a dia, enfrentam as dificuldades para achar a cura e o tratamento dessa doença“, pediu o cardeal.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: