sexta-feira, 24 de julho de 2020

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO CELEBRA 50 ANOS EM MISSA NO SENTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA



Encontro de Casais com Cristo celebra 50 anos em Missa no Santuário Nacional de Aparecida
No próximo domingo, 26 de julho, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) vai celebrar seu Jubileu de Ouro com uma Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida. A celebração será presidida pelo bispo da diocese de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC, dom Adair José Guimarães.
Este ano, por causa da pandemia da Covid-19 não terá a tradicional romaria que reúne centenas de casais na Basílica. Além disso, respeitando todos os protocolos de segurança e orientações dos órgãos de saúde, a celebração não terá a presença de fieis. Apenas estarão presentes cinco casais da coordenação nacional do ECC representando todo o movimento.
A celebração da Santa Missa será, às 12h, e terá transmissão pela TV Aparecida e pelo canal do YouTube do Santuário.
A celebração do período Jubilar do ECC, aberto durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019, será encerrado com os Congressos das Regiões em 2021.
História
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e foi desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.
Padre Alfonso Pastore, fundados ECC. Foto: Internet
Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.
O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para outros brasileiros e, finalmente, para todo o País.
O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado em qualquer lugar do País.
Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.
Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.
“O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”, padre Alfonso Pastore, fundador do ECC.

Fonte: CNBB 

Nenhum comentário: