sexta-feira, 5 de junho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DO DIA



5 DE JUNHO DE 2020

 

6a. FEIRA DA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

Cor verde


1ª. Leitura – II Tm 3, 10-17

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3,10-17

Caríssimo: 10Tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, 11nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. 12Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. 13Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste.15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda a boa obra. Palavra do Senhor.

Reflexão – “nossa identidade de cristãos”

Ensino, procedimento, projetos, fé, paciência, amor, perseverança, perseguições e sofrimentos são elementos importantes no nosso currículo de cristãos comprometidos com o  reino dos céus.  Por isso, São Paulo nos ensina a distinguir se na nossa identidade de cristãos estão todos estes dados que fazem com que sejamos modelo a ser seguido por aqueles que precisam acolher a salvação de Jesus.  Assim sendo, se nos dizemos cristãos precisamos ser formados para formar outros, necessitamos ter projetos de vida, ter objetivos concretos e para tal, também devemos vivenciar as virtudes que nos ajudam a pôr em prática o plano de Deus para a nossa vida  e para a vida  dos nossos irmãos e irmãs. Ninguém pode ficar fora desse esquema. É condição indispensável para nós cristãos o conhecer a vida e  o sofrimento de Cristo, pois todos passaremos pelas dificuldades e provações inerentes ao Seu seguimento. É crescendo no conhecimento de Jesus através das Escrituras que conseguiremos seguir fielmente os passos de todos aqueles que, como São Paulo, levaram uma vida fervorosa em Cristo Jesus. O seguimento de Cristo implica em perseguições, em sofrimentos, mas também em confiança absoluta no livramento do Senhor. Precisamos perseverar firmes na busca do conhecimento de Deus por meio dos escritos sagrados.  O conhecer as Escrituras é um fator preponderante para o crescimento da nossa fé, pois “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar, para nos educar na justiça”. Os que são de Deus e conhecem as escrituras estão qualificados para toda boa obra, e não serão pegos de surpresa no dia da provação. - Você deseja levar uma vida fervorosa em  Cristo Jesus? – Você já tem provado as consequências disso? – O que você tem aprendido com  a meditação da Palavra de Deus? – Faça uma reflexão: houve crescimento seu na  Meditação da Palavra neste últimos meses? -  Você continua firme no que tem aprendido?

Salmo 118,157, 160. 16l. 165. 166. 168 (R. 165a)

R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!

157Tantos são os que me afligem e perseguem, *
mas eu nunca deixarei vossa Aliança!R.

160Vossa palavra é fundada na verdade, *
os vossos justos julgamentos são eternos.R.

161Os poderosos me perseguem sem motivo;*
meu coração, porém, só teme a vossa lei.R.

165Os que amam vossa lei têm grande paz, *
e não há nada que os faça tropeçar.R.

166Ó Senhor, de vós espero a salvação, *
pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.R.

168Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança;*
os meus caminhos estão todos ante vós.R.

 

Reflexão - Como diz o Salmo, todos aqueles que amam a lei do Senhor têm grande paz. Isto significa que os que vivem de acordo com os ensinamentos do Senhor têm o coração firme e cheio de esperança porque a Sua palavra  é fundada na verdade. Não pode ser temeroso um coração que segue a Lei do Senhor, mesmo que seja ele afligido e perseguido, pois acredita na Aliança de Deus para consigo. A nossa fidelidade para com Deus se manifesta no cumprimento dos Deus preceitos, por isso, precisamos estar confiantes e cheios de esperança, pois nada nos atingirá nem nos fará tropeçar.

 

Evangelho – Mc 12, 35-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37

Naquele tempo: 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?'
E uma grande multidão o escutava com prazer.
Palavra da Salvação.

Reflexão -  “A quem devemos adorar”

Ensinando no templo Jesus revelava aos homens os pensamentos de Deus e apregoava ser o Messias, o enviado do Pai vindo ao mundo para salvar a humanidade. Rebatendo as ideias dos mestres da Lei Jesus afirmava  que depois de ressuscitado se assentaria à direita do Pai e esmagaria os Seus  inimigos colocando-os “debaixo dos Seus pés”. Desta forma, Ele esclarecia o que as Escrituras já preanunciavam. Jesus é o intermediário da Nova Aliança entre Deus e nós, no entanto, para que sejamos fieis a esta Aliança precisamos nos unir a Ele para ter conhecimento do Seu Evangelho. Com efeito, o próprio Jesus   veio anunciar a verdade e esclarecer todas as dúvidas que existiam e existem nos corações dos homens.   Nós sabemos que pela carne Jesus é descendente de Davi e da tribo de Judá. Sabemos também que o próprio rei Davi  movido pelo Espírito Santo, cantou salmos Àquele que viria libertar o povo de Israel. Portanto, é a Jesus que devemos adorar como o Ungido pelo Pai para nos dar o Seu Espírito Santo cheio de força e de poder. Muitas pessoas no mundo ainda não conhecem Jesus, outras já ouviram falar Dele, outras ainda, duvidam de que Ele seja realmente Deus, no entanto, nós, que fomos batizados na Sua Morte e Ressurreição recebemos o Seu Espírito Santo que nos convence da verdade. Não podemos viver na ignorância perdendo o nosso precioso tempo com dúvidas e questionamentos infrutíferos. O mesmo Jesus que está sentado à direita do Pai está aqui, mora dentro do nosso coração e nos está disponível também  a todo momento na Palavra, na Eucaristia para ser o Senhor da nossa vida. Quando tomamos consciência disso nós encontramos muito mais sentido para  lutar e vencer os desafios da nossa história.

 – Você acredita? 
– Jesus é o Senhor da sua vida e da sua família? 
– Você consegue proclamar para todos que Jesus é, o Messias, o Salvador, o Ungido de Deus? 
– Você tem se aprofundado na Palavra de Deus? – O Espírito Santo tem sido fonte de inspiração para você?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: