sexta-feira, 19 de junho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



19 DE JUNHO DE 2020

6ª. FEIRA SOLENIDADE DO

 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

Cor Branco

1ª Leitura - Dt 7,6-11


Leitura do Livro do Deuteronômio 7,6-11

Moisés falou ao povo, dizendo: 6'Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos - na verdade sois o menor de todos - 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia,
fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo,
pondo-os em prática. Palavra do Senhor.

Reflexão – “aliança com a santidade e o amor de Deus”

Deus nos resgatou da escravidão e quer mudar a nossa vida nos fazendo ser parte do Seu povo guardando conosco uma aliança de misericórdia.  “Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus!  Somos consagrados ao Senhor quando nos consideramos escolhidos (as), eleitos (as), preferidos (as), portanto amados.    Fomos separados para um compromisso sagrado e o que é sagrado vem de Deus que é Santo, por isso, quando assumimos o compromisso com o sagrado nós fazemos uma aliança com a santidade e o amor de Deus. A misericórdia de Deus não tem limites, por conseguinte, é importante que nos consideremos povo de Deus, separados para a santidade, mesmo que sejamos os maiores pecadores. Dessa forma, então, teremos mil gerações de santos e de santas que vivem no temor de Deus e terão a sua vida vocacionada para o amor. Quando começamos a encarar a nossa vida na perspectiva de Deus nós começamos também a enxerga-la com outros olhos e descobrimos que, detrás do que é passageiro, existe o que é eterno, que não é visível aos nossos olhos, mas palpável ao nosso coração.  O Senhor nos manda guardar os Seus mandamentos, leis e decretos, pondo em prática o amor que Dele recebemos. Não percamos tempo. Somos um povo consagrado ao Senhor Ele se afeiçoou a nós e nos escolheu.  – Você se considera parte da geração dos que amam a Deus? – Você se avalia uma pessoa consagrada ao Senhor? – Você enxerga o que está por detrás do tempo presente?

Salmo - Sl 102,1-2.3-4.6-7.8 10 (R. 17)


R. O amor do Senhor Deus por quem o teme,
é de sempre e perdura para sempre.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*
e todo o meu ser, seu santo nome!
2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*
não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa,*
e cura toda a tua enfermidade;
4da sepultura ele salva a tua vida*
e te cerca de carinho e compaixão. R.

6O Senhor realiza obras de justiça*
e garante o direito aos oprimidos;
7revelou os seus caminhos a Moisés,*
e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável,*
é paciente, é bondoso e compassivo.
10Não nos trata como exigem nossas faltas,*
nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

 

Reflexão - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, portanto, quem teme a Deus é considerado um sábio, Quem é sábio aprende a respeitar a Deus e a Ele obedecer e bendizer  em todos os tempos e a todo o momento. Não precisamos ter medo do mundo nem das pessoas porque o amor de Deus em nós perdura para sempre. O Seu amor é compassivo, paciente, bondoso, misericordioso, mas também, disciplinador, formador e exortador. O intuito de Deus para conosco é nos consolidar na caminhada para a justiça que é a santidade, desígnio do Senhor para nós. 

 

2ª Leitura - 1Jo 4,7-16


Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-16

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros,
Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco,
é que ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus,
Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele.
Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o amor de Deus se manifesta por meio de nós

“Deus é amor; quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele!”  Deus nos ama e precisa de nós para espalhar o Seu amor no mundo. Por isso, São João, o discípulo amado nos orienta a descobrir se conhecemos a Deus, quando diz: “quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.” E, como vamos saber se amamos uns aos outros? Deus é quem nos ensina a amar e nos deu exemplo do verdadeiro amor quando enviou o Seu Filho Jesus para nos dar uma vida nova. Portanto, se permanecermos no amor de Deus, conseguiremos também amar os nossos irmãos com o amor que vem de Deus. Esse amor far-nos-á também dar a vida em favor dos nossos irmãos. Dar a vida não significa, propriamente, entregar-nos para morrer, mas gastar o nosso tempo, utilizar os nossos dons, partilhar os nossos bens, compartilhar experiências, escutar, aconselhar, enfim, dar do que possuímos em benefício do próximo e por amor a Deus. Deus nos amou primeiro, então Ele é a fonte do verdadeiro amor. O coração de Jesus é cheio do amor do Pai e se expressa na nossa vida e no nosso ser por meio do Espírito Santo que dá testemunho desse amor.  – Qual a diferença entre amar e gostar? – Você tem feito a experiência de amar com o amor de Deus? – Há alguma diferença de quando você ama com o seu amor humano? – Qual é?

 

Evangelho - Mt 11,25-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Palavra da Salvação.

Reflexão – “rendidos ao amor do coração Jesus ”

Neste Evangelho Jesus louva ao Pai por revelar Sua sabedoria   aos simples e pequeninos e não, aos “sábios” e “entendidos “.  Simples e pequeninos aos olhos de Deus são todos aqueles (as) que não complicam as coisas espirituais e se deixam governar pela Sua voz.  Portanto, todos nós somos pequeninos quando reconhecemos as nossas limitações e nos rendemos a Jesus o Filho de Deus que recebeu do Pai a instrução de nos conduzir segundo os Seus desígnios. Jesus e o Pai têm o entendimento perfeito das nossas necessidades e nos convidam a trocar o nosso fardo pesado pelo jugo suave e leve da doutrina do Seu amor.  Muitas vezes, querendo ser fortes e seguros (as) em nós mesmos (as), insistimos em carregar a nossa carga sozinhos (as)  para mostrar que temos força e capacidade. O resultado disso é a depressão ou outras doenças espirituais que terminam atingindo também o nosso físico. Para nos livrar destes males precisamos somente atender ao convite do Filho: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso.” Assim, rendidos ao Seu Amor, nos tornaríamos as criancinhas submissas de quem o Pai se agrada. 

– Você admite e reconhece quando o fardo está pesado? – A quem você recorre? 
– Você tem vergonha de demonstrar sua fraqueza? 
– Como você tem vivido ultimamente? 
– Você está cansado (a)?
– Você aceita o jugo suave de Jesus? 
- Leia mais uma vez o convite de Jesus!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: