sexta-feira, 12 de junho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


12 DE JUNHO DE 2020

6ª. FEIRA  10ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde


1ª Leitura - 1Rs 19,9a.11-16


Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19,9a.11-16

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: 'Que fazes aqui, Elias?' 14Ele respondeu: 'Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus Todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares
e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me'. 15O Senhor disse-lhe: 'Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco.
Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi,  como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar. Palavra do Senhor

Reflexão “Tão simples e tão grande!”

Na nossa vida, somos acostumados a nos impressionar com os lances extraordinários, por isso entendemos que Deus só pode se manifestar de uma forma barulhenta e rumorosa. Todos nós vivemos à procura DELE, no entanto, muitas vezes O confundimos com os murmúrios do tempo, com as coisas aparentes que nos chamam a atenção e  nos esquecemos de que Deus é grande, mas ao mesmo tempo, é simples.  É na brisa suave e mansa do interior do nosso espírito que o nosso Deus se aproxima de nós.  Deus vem a nós, como a aragem leve, na docilidade do Espírito Santo, contudo, nós O esperamos no vento forte, no tremor e no  fogo. Deus se revela no coração de quem tem zelo por Ele, de quem anseia por Seus mistérios, no entanto, sabe parar e esperar com paciência. Na maioria das vezes Deus já está à nossa frente abrindo caminhos e é Ele quem espera por nós. Ele passa sutilmente na nossa vida sem fazer algazarra e nós só O percebemos quando temos o coração cheio de cuidado, de temor e de ardor pela Sua presença. Assim como o Senhor dirigia os passos de Elias e o orientava nas suas andanças, Ele também o faz com cada um de nós, nos direcionando para que possamos tomar o caminho que Ele próprio já abriu para nossa passagem. - Como     Deus tem se manifestado em você? – Você tem conseguido perceber os Seus sinais? – Você sente paz quando pensa em Deus? – O que pode significar para você, vento, terremoto, fogo e brisa?

Salmo - Sl 26,7-8a. 8b-9abc. 13-14 (R. 8b)


R. Senhor, é vossa face que eu procuro!

7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,+
atendei por compaixão!*
8aMeu coração fala convosco confiante.R.

8bé vossa face que eu procuro,+
9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo,*
sois vós o meu auxílio! 
9bNão me esqueçais nem me deixeis abandonado,*
9cmeu Deus e Salvador!R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor!R.

Reflexão - Aqui mesmo na terra dos viventes como fala o Salmo, nós temos a percepção da bondade do Senhor, que nos admoesta, nos abre os olhos, nos direciona e nos dá lições salutares. Procuramos a face do Senhor quando para Ele dirigimos o nosso pensamento e a nossa oração. O Senhor nos dá coragem na medida em que o nosso coração clama por Ele. Por isso, não podemos esmorecer, mas esperar confiantemente a sua manifestação.

 

Evangelho - Mt 5,27-32

 .
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 3lFoi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério. Palavra da Salvação

Reflexão - “A infidelidade gera infelicidade”

Jesus é a própria Palavra de Deus que veio ao mundo para nos ensinar a viver segundo a vontade do Pai e, assim ser feliz!   Na Sua Palavra nós encontramos o mapa para alcançar a santidade. Neste Evangelho Ele nos adverte de que não somos adúlteros somente quando agimos, mas também quando “desejamos”, quando “imaginamos”, quando contemplamos e cultivamos o mal dentro do nosso coração. O mal pode nos escravizar mesmo que não pratiquemos ações más, dependendo da nossa maneira de encarar e de ver as pessoas e as coisas.  O arrancar o olho e a mão, a que Jesus se refere, significam cortar pela raiz os pensamentos, os sentimentos e as ações que nos são agradáveis, mas nos desvirtuam do caminho  de Deus.  Quando julgamos o próximo somente pelas aparências, quando cultivamos no coração sentimentos de ódio e rancor, as manifestações interiores de orgulho e de inveja que ruminamos quando ambicionamos as riquezas do mundo, diante de Deus se constitui também sinais de infidelidade e adultério. Por isso, Jesus, nos manda jogar fora e arrancar, cortar de uma vez por todas o mal que nos leva a pecar.  No casamento, homem e a mulher firmam aliança com Deus que é para sempre e se propõem a cooperar para a construção de um mundo mais justo e feliz.  A infidelidade gera infelicidade, a aliança rompida gera vidas quebradas, amor violado gera traição a Deus, por isso Jesus chama a nossa atenção para que tenhamos consciência do compromisso que assumimos um com o outro e  com Ele. Quando nos traímos estamos traindo também a Deus que nos abençoou.  
– Qual é a visão que você tem das pessoas e dos acontecimentos do mundo?
– Você cultiva sentimentos de inveja e de cobiça? 
- Você tem tentado se afastar das ocasiões de pecado? 
– O que você entende da recomendação de Jesus sobre o matrimônio? 
– Você acha que os tempos mudaram e que isto já era e que hoje tudo é diferente?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: