segunda-feira, 1 de junho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



1 DE JUNHO DE 2020

 

2ª FEIRA DA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 


Cor verde

1ª. Leitura – II Pd 1, 2-7

 

Leitura da Segunda Carta de São Pedro 1,2-7

Caríssimos: 2Graça e paz vos sejam concedidas abundantemente,
porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor.
3O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. 4Por meio de tudo isso nos foram dadas
as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo.
5Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, 6ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, 7à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno, a caridade. Palavra do Senhor.

Reflexão – “os degraus que nos levarão até a caridade perfeita

Por meio de Jesus Cristo, Deus nos concedeu a grande graça de sermos chamados a compartilhar da Sua glória. Pelo conhecimento da Sua Palavra nos conscientizamos da Sua preciosa promessa de nos tornar participantes da natureza divina sendo libertados da corrupção e da concupiscência do mundo, que significam a inclinação para gozar os bens terrestres. Diante de tamanha graça precisamos, porém, fazer a nossa parte dedicando todo o esforço para subir os degraus que nos levarão até a caridade perfeita. De degrau a degrau, e a partir da nossa fé, caminhamos buscando a virtude, o conhecimento, o autodomínio, a perseverança, a piedade, o amor fraterno e, finalmente, a caridade que é o Amor de Deus agindo em nós e se espalhando no mundo a partir dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Com efeito, precisamos ter a convicção de que o conhecimento da Palavra de Deus far-nos-á viver em santidade, desde já, tendo como bandeira a paz que nos foi concedida pelo príncipe da Paz, nosso Senhor Jesus Cristo. Não podemos desperdiçar tão preciosa promessa! Abramos os olhos e os ouvidos, pois o tempo é breve! – Você já tem consciência da grande graça que possui em virtude da Palavra que lhe dá conhecimento de todas as preciosas promessas de Deus? – Como você tem aproveitado o tempo presente? – Você tem procurado subir a escada que o (a) ajudará a alcançar a caridade perfeita? – Medite um pouco sobre tudo isso!

 

Sl 90, 1-2. 14-15ab. 15c-16 (R. 2b)

R. Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
e vive à sombra do Senhor onipotente,
2diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, *
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.R.

14'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo *
e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
15aAo invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, *
15ba seu lado eu estarei em suas dores.R.

15cHei de livrá-lo e de glória coroá-lo,
16vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, *
e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'.R.

Reflexão - O salmista também se refere às preciosas promessas do Senhor para quem se abriga no esconderijo do Altíssimo e vive à sombra do poder do Espírito Santo. Ele ressalta o que acontecerá àqueles (as) que ao Senhor se confiam: proteção e livramento! Sempre que invocarmos o nome do Senhor seremos atendidos e na hora da dor seremos confortados. Vida longa e dias plenos significam dias cheios da graça e da paz de Jesus, mesmo em meio às tribulações. Salvação e glória eterna são as preciosas promessas de Deus para nós, portanto, mantenhamos a nossa confiança no Senhor!


Evangelho – Mc 12, 1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,1-12

Naquele tempo: 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes,
mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: 'Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe.
2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha. 3Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. 4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. 6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores,
pensando: 'Eles respeitarão meu filho'.
7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: 'Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa'. 8Então agarraram o filho, o mataram,
e o jogaram fora da vinha.
9Que fará o dono da vinha?
Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros.
10Por acaso, não lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos'?' 12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora. Palavra da Salvação.

Reflexão - “o Filho ainda hoje é rejeitado”

Jesus se valeu da alegoria da vinha para evidenciar aos judeus que Ele fora enviado pelo Pai justamente para dar a eles, povo escolhido, o conhecimento de Deus, do Seu amor e da sua misericórdia, porém eles O rejeitaram. Aconteceu, então, o que a Parábola dizia: “esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. Então agarraram o filho, o mataram e o jogaram fora da vinha.”  Refletindo sobre esta Palavra nós percebemos que ainda hoje o Filho de Deus, Jesus Cristo é rejeitado e muitos O tratam com indiferença, mesmo aqueles que se dizem cristãos. Jesus continua sendo a pedra que os construtores deixaram de lado. Muitas pessoas mesmo as que estão até dentro da Igreja e frequentam os sacramentos fazem pouco caso dos Seus ensinamentos confundindo as pessoas e interpretando a Sua Palavra  de acordo com os interesses próprios e em benefício de cada um. Assim, sendo, pregam e aceitam a teoria do aborto, do homossexualismo,  do “não tem faz mal”, tudo é lícito, tudo é permitido, “o que vale é ser feliz”. No entanto, a Escritura também afirma que a pedra rejeitada tornou-se a pedra angular, isto é, a pedra central, a base da construção. Se Jesus é o Centro da nossa vida, então, também a Sua Palavra deve ser o alicerce para a edificação da nossa santidade. Do contrário nós estaremos agindo igual aos agricultores da vinha e  estamos rejeitando a Salvação de Deus para nós.  Devemos meditar muito sobre isto:

- Será que com as nossas incoerências de vida estamos rejeitando a Jesus? 
– Você tem escutado os mensageiros do Senhor?
– Na sua opinião quem são os agricultores de hoje?
– Qual a nossa responsabilidade na vinha do Senhor? 
– A quem estamos matando? 
– Você também acha que tudo é relativo e normal?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: